Formatar hd ou partição

Iniciado por plscorrea, 20 de Novembro de 2008, 19:47

tópico anterior - próximo tópico

plscorrea

Olá amigos boa noite, entrei para o mundo linux a menos de 24 hs.
baixei a versão 8.10, gravei o CD, tentei instalar em um VM wmware worstation para praticar não rolou, no meio da instalação onde informo meu nome senha e nome da máquina não habilita o teclado para entrada das informações.
Tenho um hd com três particções C,D,E a todas são NTFS, contudo a D está com o windows XP baleado, tento instalar o ubuntu neste partição creio que o problema ocorre porque o windows está baleado.
Não consigo formatar a partição pois o windows fez atualizações automáticas quando coloco o CD do Windows XP me aparece o aviso que o meu widows é mais autal que a versão do CD.
Existe algum programa que eu posso utilizar para formatar esta partição para linux?
Obrigado pela ajuda.
P.S. andei lendo alguma coisa no forum estou tentado a instalação pelo wubi.

Alakazan

Sim.
Gparted.
Use de um live CD.
Use por sua conta e risco.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

rjbgbo

Olá plscorrea p/ todo iniciante costumo recomendar:
Curso de Ubuntu Oficial da Canonical, em português
Apostila do Cursos em Softwares Livres Júnior Madrigal atualizada para o 8.04!
Apostila Ubuntu por Ygor Abreu - Ajuda para Melhorar

Pelo que vc escreveu das suas 3 partições, tem como vc liberar pelo menos uma, p/ instalar o Ubuntu, na devida formatação padrão dele uma ext3.
Nas leituras vc vai ver que vai precisar também de uma partição SWAP, de acordo c/ sua mem. RAM
E sobre o programa o jovem Alakazan, já respondeu.

Além do WUBI ser uma alternativa, também.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

plscorrea

Agradeço a atenção e ajuda estou lendo a bibliografia recomendada.
Agora estou com outro problema.
instalei o xubuntu em uma maquina virtual, no entato aqui na empresa trabalhamos com o isaserver e temos que conectar na interner via proxy, por acaso você sabe como habilito a conexão via proxy no ubuntu?

rjbgbo

Citação de: plscorrea online 03 de Dezembro de 2008, 13:19
Agradeço a atenção e ajuda estou lendo a bibliografia recomendada.
Agora estou com outro problema.
instalei o xubuntu em uma maquina virtual, no entato aqui na empresa trabalhamos com o isaserver e temos que conectar na interner via proxy, por acaso você sabe como habilito a conexão via proxy no ubuntu?

Ñ tenho conhecimento técnico sobre o proxy e isa server, mas dei uma checada no Google e achei vários itens relacionados ao Ubuntu, tente algo por aí.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469