Configurando Conexão Wireless

Iniciado por Thais, 03 de Dezembro de 2008, 00:03

tópico anterior - próximo tópico

Thais

Olá,
Um amigo me empresou o CD para instalar o Ubuntu 7.10 depois de me ajudar e perder a paciencia com os zilhões de problemas que eu tenho com o computador, já que eu não tenho dinheiro para ficar chamando técnicos. Ele disse que pelo menos os meus problemas com vírus vão terminar, e os outros problemas vou poder resolver sozinha sem grandes incomodações. Só que o problema é que eu usei o Wuindows durante toda a minha vida (atualmente usando a versão XP) e temo não me adaptar a este novo sistema operacional. Mas enfim, acho que isso é uma questão para eu resolver com meu psicólogo.

Sempre que eu formato o meu computador a primeira coisa que eu faço é configurar a internet e torná-la funcional. Fui testar no Live e ver se eu conseguia ao menos reconhecer a rede sem fio aqui de minha casa. Mas não consegui. No windows, depois da placa wireless estar configurada, o sistema reconhece sozinho as redes ao alcance. Este meu amigo que me emprestoo o CD de instalação me disse que o Ubuntu reconhece automaticamente os drivers instalados no computador. Com o Live pelo menos, ele reconheceu a existência da placa, mas eu nem tenho idéia de onde ir para poder ajustar as configurações para o reconhecimento das redes e por fim a conexão.

Eu queria testar a navegação de internet via Ubuntu através do Live antes de instalar de vez do sistema no computador e banir o Windows.

Eu fui atrás de alguns tutoriais, mas devo confessar que estou apavorada. Os tutoriais disponibilizam um monde de códigos que eu não faço a mínima idéia de onde inserir, falam de termos que eu nem faço idéia sobre seus significados. Enfim, estou completamente perdida.

Então se alguma alma caridosa e com o espirito didatido estiver disposta a me ajudar.

PS: Desculpem se eu estou fazendo algo errado aqui no forum, mas é que eu já estou bastante nervosa com isso. Eu gostei muito desse sistema, ele parece ser leve e eficiente, porém, está sendo bem complicado para eu conseguir pelo menos me localizar.

rjbgbo

Thais, ontem respondi algo semelhante - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43658.msg258996.html#msg258996
Então de acordo c/ os links desse tópico, abre o terminal/consola e digite:
lspci
Depois clique em ENTER.
E post aqui o resultado que tu obteve no terminal/consola
P/ vermos qual sua pl. de rede.

OBS: Se possível tente baixar a última versão do Ubuntu, a 8.10 ou a última versão de longa duração, a 8.04 - http://www.ubuntu.com/getubuntu/download

também aproveito p/ te recomendar as apostilas abaixo, muito úteis p/ iniciantes.
Curso de Ubuntu Oficial da Canonical, em português
Apostila do Cursos em Softwares Livres Júnior Madrigal atualizada para o 8.04!
Apostila Ubuntu por Ygor Abreu - Ajuda para Melhorar
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Thais

oh, Obrigada pela resposta, eu vou pegar essas apostilas.
Bom, agora o que você me pediu.

ubuntu@ubuntu:-$ lspci
00:00.0 Memory controller: nVidia Corporation CK804 Memory Controller (rev a3)
00:01.0 ISA bridge: nVidia Corporation CK804 Bridge (rev a3)
00:01.1 SMBus: nVidia Corporation CK804 SMBus (rev a2)
00:02.0 USB Controller: nVidia Corporation CK804 USB Controller (rev a2)
00:02.1 USB Controller: nVidia Corporation CK804 USB Controller (rev a3)
00:04.0 Multimedia audio controller: nVidia Corporation CK804 AC'97 Audio Controller (rev a2)
00:06.0 IDE interface: nVidia Corporation CK804 IDE (rev f2)
00:07.0 IDE interface: nVidia Corporation CK804 Serial ATA Controller (rev f3)
00:09.0 PCI bridge: nVidia Corporation CK804 PCI Bridge (rev a2)
00:0a.0 Bridge: nVidia Corporation CK804 Ethernet Controller (rev a3)
00:0b.0 PCI bridge: nVidia Corporation CK804 PCIE Bridge (rev a3)
00:0c.0 PCI bridge: nVidia Corporation CK804 PCIE Bridge (rev a3)
00:0d.0 PCI bridge: nVidia Corporation CK804 PCIE Bridge (rev a3)
00:0e.0 PCI bridge: nVidia Corporation CK804 PCIE Bridge (rev a3)
00:18.0 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] HyperTransport Technology Configuration
00:18.1 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] Address Map
00:18.2 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] DRAM Controller
00:18.3 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] Miscellaneous Control
01:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation NV44 [GeForce 6200 LE] (rev a1)
05:08.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co. Ltd. RTL-8185 IEEE 802.11a/b/g Wireless LAN Controller (rev 20)

Uia... tô até tonta depois de digitar tanto código.....

rjbgbo

Thais, vê-se na última linha sua placa de rede:

05:08.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co. Ltd. RTL-8185 IEEE 802.11a/b/g Wireless LAN Controller (rev 20)

Fazendo uma busca no fórum e no Google achei umas soluções, mas a que me chamou mais atenção p/ vc que é iniciante, foi essa - http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=29043.0
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Thais

Obrigada pelos tutoriais.... Mas infelizmente não poderei fazer do jeito que queria, pelo Live.
Acho que é problema do meu Pendrive, mas o Ubuntu!Live não está o reconhecendo, de modo que não tenho como transferir ao meu computador o arquivo necessário para a configuração da placa =/
Eu queria testar a internet antes de particionar o HD com a instalação do Ubuntu.
Enfim, eu vou correr atrás de outro pendrive e tentar seguir os tutoriais que você me passou. Logo passo aqui para relatar o progresso da operação.
Gracias.