Ubuntu 8.10 - Configuração de DNS é apagada a cada login

Iniciado por mpenha, 26 de Novembro de 2008, 21:36

tópico anterior - próximo tópico

mpenha

Olá pessoal

Eu tinha o Ubuntu 8.04 instalado no meu notebook Acer Aspire 5920 e atualizei para o 8.10. Resolveu um pequeno problema de drivers que eu tinha com o touchpad, porém estou com um problema quanto às configurações de rede.

Eu atualizei usando a net wireless da faculdade (devido à velocidade), e funfou tudo de boa. Porém, quando cheguei em casa e coloquei na rede, sumiu o ícone do network configuration na barra de tarefas e eu não consigo colocar configurações manuais de rede. Quando tento colocar um IP fixo, acessando o network configuration pelo menu Sistema / Preferências, aparece o seguinte erro: Não foi possível atualizar conexão: nm-ifupdown-connection.c.82 - connection update not supported (read-only).. Já tentei fazer isso logado como root e também não funcionou.

Como funciona também via DHCP, acabei me contentando, porém meu roteador tem um problema pra gravar o endereço do servidor DNS, aí tenho que colocar localmente. Só que a cada vez que reinicio o note ou mesmo a conexão cai e ele reconecta, eu perco essa configuração (que por sinal tem que ser feita no /etc/resolv.conf, visto que quanto tento alterar o DNS na nova ferramenta gráfica aparece o mesmo erro que citei anteriormente). Aí tenho que alterar no resolv.conf e deslogar e logar de novo pra funfar....

Alguem sabe me ajudar??

[]'s

CGaldino

@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

mpenha

Bem, resolve meu problema parcialmente, mas eu ainda não consigo editar a conexão pra conectar, por exemplo, com ip fixo (por questões de portas liberadas pra programas e etc). Continua dando aquele erro que citei na primeira mensagem quando tento colocar a conexão com IP fixo. Alguém sabe me ajudar?

mpenha

Problema RESOLVIDO!

Achei nesse link http://ubuntuforums.org/showthread.php?p=6049183 a resposta. Editei o arquivo /etc/NetworkManager/nm-system-settings.conf e em seguida reiniciei a máquina. A alteração que eu fiz:

#Arquivo original

[main]
plugins=ifupdown,keyfile

[ifupdown]
managed=false

#Eu alterei para

[main]
plugins=ifupdown,keyfile

[ifupdown]
managed=true