Autor Tópico: O ubuntu 8.10 não salva as configurações de rede(RESOLVIDO)  (Lida 27963 vezes)

Offline stanleymulford

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
O ubuntu 8.10 não salva as configurações de rede(RESOLVIDO)
« Online: 06 de Novembro de 2008, 16:04 »
Instalei o Ubuntu 8.10 e fiz todas as configurações de rede (IP Fixo, no meu caso e outras configurações dns e etc...). No momento ele conectou na rede adsl (Velox) e tudo funcionou normalmente. Porém quando reiniciei a máquina tudo tinha se perdido. Estava novamente na configuração dhcp automática. Refiz todo o trabalho e quando reiniciei novamente a máquina, voltou à configuração automática de novo...
Assim fica difícil trabalhar com o Ubuntu 8.10. Tenho o 8.04 instalado na mesma máquina e está funcionando redondo da silva e gostaria de alguma luz para resolver isso. Fiz o download do ubuntu 8.04, fiz o teste de erros e não acusou nenhum erro no CD.
O que poderia ser feito ou será que é um bug?
Agradeço a colaboração
« Última modificação: 18 de Novembro de 2008, 07:35 por stanleymulford »

Offline pedrotf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: O ubuntu 8.10 não salva as configurações de rede
« Resposta #1 Online: 06 de Novembro de 2008, 16:15 »
Instalei o Ubuntu 8.10 e fiz todas as configurações de rede (IP Fixo, no meu caso e outras configurações dns e etc...). No momento ele conectou na rede adsl (Velox) e tudo funcionou normalmente. Porém quando reiniciei a máquina tudo tinha se perdido. Estava novamente na configuração dhcp automática. Refiz todo o trabalho e quando reiniciei novamente a máquina, voltou à configuração automática de novo...
Assim fica difícil trabalhar com o Ubuntu 8.10. Tenho o 8.04 instalado na mesma máquina e está funcionando redondo da silva e gostaria de alguma luz para resolver isso. Fiz o download do ubuntu 8.04, fiz o teste de erros e não acusou nenhum erro no CD.
O que poderia ser feito ou será que é um bug?
Agradeço a colaboração

Já tentou modificar na interface???
Fica /etc/network/interfaces

Offline stanleymulford

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: O ubuntu 8.10 não salva as configurações de rede
« Resposta #2 Online: 06 de Novembro de 2008, 16:20 »
Ainda não porque desinstalei o 8.10 e reinstalei o 8.04.
Vou reinstalar o 8.10 e tentar.
« Última modificação: 06 de Novembro de 2008, 16:24 por stanleymulford »

Offline MPR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: O ubuntu 8.10 não salva as configurações de rede
« Resposta #3 Online: 06 de Novembro de 2008, 16:44 »
Olá, pessoal! Como vão vocês?
Eu também estou com problemas com conexão a internet (velox / adsl) no ubuntu. Tudo funcionava muito bem até que, depois de uma atualização, parou de funcionar...ele não enxerga mais nenhuma conexão. Tentei o comando pppoeconf, que até encontra as interfaces, mas não encontra nenhum concentrador de acessos nelas e não é possivel completar a configuração.
Já mexi nos arquivos "interfaces" e "dsl-provider", seguindo orientações obtidas no forum, mas não resolveu. Vocês poderiam, por favor, me ajudar? Muito obrigado desde já!

Marcelo

Offline stanleymulford

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: O ubuntu 8.10 não salva as configurações de rede
« Resposta #4 Online: 06 de Novembro de 2008, 17:11 »
Eu tentei de todas as formas mas o problema continua o mesmo...acho que vou desinstalar e ficar com o 8.04 mesmo, que não dá problemas....e tá funcionando redondo! Vou esperar o novo LTS para mudar o sistema.
Acho que valeu a tentativa!
Obrigado pelo auxílio!
« Última modificação: 06 de Novembro de 2008, 17:38 por stanleymulford »

Offline Josue Carrecon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 114
    • Ver perfil
Re: O ubuntu 8.10 não salva as configurações de rede
« Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2008, 20:43 »
tm toh com o mesmo problema, e não tem jeito não, parece que o padrão eh para rede sem fio, pra zilhões de conexões com fio e IP fixo tem um bug legal rodando por ai, vamos ter que esperar mais um tiquin.

Offline joao_z

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
    • Ver perfil
Re: O ubuntu 8.10 não salva as configurações de rede
« Resposta #6 Online: 07 de Novembro de 2008, 01:23 »
Estou com o mesmo problema ja tentei editar o /etc/network/interfaces enquanto não reinicio o pc funciona depois de reiniciar nem me inicia o network manger mas se for a shell e fizer ifconfig está tudo bem configurado assim não consigo partilhar os meus ficheiros e impressora!!!!!!!! :(
Zananar

Offline chacal0

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
Re: O ubuntu 8.10 não salva as configurações de rede
« Resposta #7 Online: 07 de Novembro de 2008, 11:39 »
Deixo aqui também meu registro igul ao de vocês. Mionha rede não funciona.

Grande abraço. :)

Offline RicardoF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: O ubuntu 8.10 não salva as configurações de rede
« Resposta #8 Online: 08 de Novembro de 2008, 10:08 »
Senhores.

Não sei se ira ajudar, mais eu instalei do "zero" o 8.10 em um Notebook Compaq NX 9010 com essas configuraçoes :
00:00.0 Host bridge: ATI Technologies Inc RS200/RS200M AGP Bridge [IGP 340M] (rev 02)
00:01.0 PCI bridge: ATI Technologies Inc PCI Bridge [IGP 340M]
00:06.0 Multimedia audio controller: ALi Corporation M5451 PCI AC-Link Controller Audio Device (rev 02)
00:07.0 ISA bridge: ALi Corporation M1533/M1535/M1543 PCI to ISA Bridge [Aladdin IV/V/V+]
00:08.0 Modem: ALi Corporation M5457 AC'97 Modem Controller
00:09.0 Network controller: Broadcom Corporation BCM4306 802.11b/g Wireless LAN Controller (rev 02)
00:0a.0 CardBus bridge: O2 Micro, Inc. OZ601/6912/711E0 CardBus/SmartCardBus Controller
00:0b.0 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 50)
00:0b.1 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 50)
00:0b.2 USB Controller: VIA Technologies, Inc. USB 2.0 (rev 51)
00:0c.0 FireWire (IEEE 1394): Texas Instruments TSB43AB21 IEEE-1394a-2000 Controller (PHY/Link)
00:10.0 IDE interface: ALi Corporation M5229 IDE (rev c4)
00:11.0 Bridge: ALi Corporation M7101 Power Management Controller [PMU]
00:12.0 Ethernet controller: National Semiconductor Corporation DP83815 (MacPhyter) Ethernet Controller
01:05.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc Radeon IGP 330M/340M/350M

E tudo esta funcionando sem bug algum, até mesmo a VirtualBox que roda o XP esta tranquila.

Note que não fiz atualização, gerei o CD e instalei do "zero" mesmo. Gerei novas partiçoẽs e o meu roteador ja estava configurado com ip's fixos para os MAC da placa de rede. Ao instalar o 8.10, foi reconhecido tudo, o 8.10 assumiu os Ip's fixos, deu tudo tranquilo. Até o momento tenho feito as atualizações recomendas e não tenho notado nenhuma perda de função ou performance.

Para surpresa minha, a placa de vídeo no 8.04 não assumia a aceleração, na instalação do 8.10 voltou a funcionar normalmente.

Espero ter ajudado em alguma coisa.

Ricardo Ferreira

Offline flavioml

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: O ubuntu 8.10 não salva as configurações de rede
« Resposta #9 Online: 08 de Novembro de 2008, 11:38 »
No meu caso, trata-se de uma rede wifi no kubuntu 8.10. No knetworkmanager eu salvei os parâmetros da rede.
Mas, a cada boot, tenho que ir ao ícone  do manager na bandeja e clicar na minha rede para conectar.
Não consegui forma de conectar automaticamente.
Espero que alguém tenha uma solução elegante para isso, pois senão o caminho será desativar o manager e colocar um script no rc.local.
Aliás, no knetworkmanager anterior, do kubuntu 8.04, kurumin NG, e no networkmanager do dreamlinux, apesar de haver a opção para conectar automaticamente, jamais consegui fazer a coisa funcionar, tendo que apelar para o script citado.
Flavio ML

Offline stanleymulford

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: O ubuntu 8.10 não salva as configurações de rede (RESOLVIDO)
« Resposta #10 Online: 18 de Novembro de 2008, 07:33 »
Assunto resolvido!
Fiz a configuração pelo /etc/network/interfaces e também no /etc/resolv.conf. Estava faltando configurar o resolv.conf com o nameserver.
Obrigado pela dica pessoal, valeu!

Offline ederlinux_amazonas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: O ubuntu 8.10 não salva as configurações de rede(RESOLVIDO)
« Resposta #11 Online: 19 de Novembro de 2008, 10:28 »
para instalar a rede wireless e não sumir mais e so seguir o tutorial nesse site. linux 8.10

/media/ARQUIVOS/eder-linux-wireless/compat-wireless-2008-11-17

Offline ederlinux_amazonas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: O ubuntu 8.10 não salva as configurações de rede(RESOLVIDO)
« Resposta #12 Online: 19 de Novembro de 2008, 10:34 »
agora com esse tutorial as configurações de rede vão ser salvas

http://madberry.org/2008/11/how-to-get-atheros-ar242x-to-work-on-810-intrepid-ibex/

Offline darkbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
    • Mastigado - Para quem precisa entender os códigos de forma forçada
Re: O ubuntu 8.10 não salva as configurações de rede(RESOLVIDO)
« Resposta #13 Online: 03 de Janeiro de 2009, 00:12 »
Um jeito bem mais fácil de fazer com o que o Ubuntu 8.10 memorize as configurações de rede é:

1 - Adicionar uma nova conexão de rede sem apagar a "Auto eth0";

2 - Marcar as opções "Conectar automaticamente" e "Configuração do Sistema" nesta nova conexão e colocar o ip fixo, máscara de sub rede, dns, gateway que você deseja;

3 - Desmarcar as opções  "Conectar automaticamente" e "Configuração do Sistema" da conexão "Auto eth0";

4 - Reiniciar o sistema para conferir se as configurações estão mesmo seguras. (O comando "sudo /etc/init.d/networking restart" não funcionou como eu gostaria, então reiniciem o pc mesmo, como sempre fazíamos no Windows, lembram?).

Pelo que percebi o Ubuntu 8.10 não grava as alterações na configurações de rede corretamente em modo gráfico, a não ser que você reinicie o pc. Ao invés de alterar os valores da conexão na caixa "Network Configuration", crie uma nova conexão e exclua a que você acha que tem a configuração errada, porém aconselho não excluir a conexão "Auto eth0", pois às vezes ele traz ela de volta. Siga o passo a passo que estará resolvido.

Espero ter ajudado. :D
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2009, 00:25 por darkbr »

Offline Bertoli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: O ubuntu 8.10 não salva as configurações de rede(RESOLVIDO)
« Resposta #14 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 17:24 »
Um jeito bem mais fácil de fazer com o que o Ubuntu 8.10 memorize as configurações de rede é:

1 - Adicionar uma nova conexão de rede sem apagar a "Auto eth0";

2 - Marcar as opções "Conectar automaticamente" e "Configuração do Sistema" nesta nova conexão e colocar o ip fixo, máscara de sub rede, dns, gateway que você deseja;

3 - Desmarcar as opções  "Conectar automaticamente" e "Configuração do Sistema" da conexão "Auto eth0";

4 - Reiniciar o sistema para conferir se as configurações estão mesmo seguras. (O comando "sudo /etc/init.d/networking restart" não funcionou como eu gostaria, então reiniciem o pc mesmo, como sempre fazíamos no Windows, lembram?).

Pelo que percebi o Ubuntu 8.10 não grava as alterações na configurações de rede corretamente em modo gráfico, a não ser que você reinicie o pc. Ao invés de alterar os valores da conexão na caixa "Network Configuration", crie uma nova conexão e exclua a que você acha que tem a configuração errada, porém aconselho não excluir a conexão "Auto eth0", pois às vezes ele traz ela de volta. Siga o passo a passo que estará resolvido.

Espero ter ajudado. :D

Deu certo isto para mim... Só não desmarquei a opção "Conectar automaticamente".
Notei também que nas configurações de rede (Sistema>>Preferências>>Network Configuration) haviam duas conexões eth0 e uma eth1.  Excluí a eth0 que estava sobrando (a que eu não tinha configurado). Ficaram então a eth0 que configurei e a eth1 que não estou utilizando. Obrigado pela dica.