reproduzir DVD (RESOLVIDO)

Iniciado por Carlos Ivan, 29 de Novembro de 2008, 16:34

tópico anterior - próximo tópico

Carlos Ivan

O Totem funcionava aos trancos pois raramente conseguia mudar as opções de áudio do menu de DVDs, ficando em ingles qdo tinha áudio em portugues.
Instalei alguns codecs que detonaram de vez o que mal funcionava.
Instalei o Keffeine e aí que esse nem abre os DVDs e no Totem desapareceu a opção de usar o mouse para selecionar as configurações do DVD. Como devo proceder para deixar o Keffeine e o Totem prontos para qualquer DVD?
No mundo existem 3 tipos de pessoas: os idiotas, os inteligentes e os sábios.
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.

rjbgbo

Carlos, um bom hábito é sempre procurar no fórum, se habitue a isso, pois temos vários tópicos que cobrem um bocado de situações já vividas por usuários.
Sobre a questão de multimidia, tá aqui o Guia oficial do fórum - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,41675.0.html
também se quiser veja links como esse por exemplo - http://hamacker.wordpress.com/script-ubuntu-perfeito/ - facil/ encontrado no Google que é replleto de informações sobre o Ubuntu.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Carlos Ivan

Eu já tinha visto o primeiro link que vc mencionou e não vi como ele poderia reverter ou resolver meu problema.
O segundo link não entendi nada.
Como reverto ou removo os codecs instalados?
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.

alarcon

Você poderia dizer qual é a versão do Ubuntu que usa, pois dependendo dela alguns pacotes nas dicas sobre multimídia não existem mais ou mudaram de nome.

para o totem poder ver o menu é aconselhável usar o totem-xine (habilita menu de DVDs no totem)
e por aí vai. O melhor para ver menus de DVDs na minha opinião seria o VLC que pode se instalar assim:

sudo apt-get -y install vlc vlc-plugin-esd mozilla-plugin-vlc  (isso para o caso do Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon)

por isso que inicialmente eu perguntei sobre qual é a versão do seu Ubuntu, pois em algumas versões alguns pacotes deixaram de existir ou passarm a existir outros além dos indicados e etc.

Eu particularmente não gosto muito do [Todas as versões] Guia Multimédia, java, flash e outras dicas!  cujo link é: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,41675.0.html

Gosto mais do Multimídia no Ubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon) cujo link é: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25857.msg147389.html#msg147389

Agora faço a ressalva que é opinião pessoal, pois acho a didática deste último link melhor, além de que da forma como os comandos são indicados nele e suas explicações sobre para que serve cada pacote, permitem uma visualização melhor para que a pessoa faça uma análise do que quer ou não instalar dos comandos apresentados. Já o do primeiro link os comandos são mostrados pelo recurso de inserir código o que dificulta mais a visualização do que está lá e aí acaba-se instalando coisas do qual não se deseja.

Aqui usei o Multimídia no Ubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon), com algumas adaptações, no meu Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex e tudo funciona perfeitamente.

Outro link muito bom, mas que também você muito provavelmente terá de fazer pequenas adaptações, dependendo da versão do Ubuntu que usar, é esse: http://hamacker.wordpress.com/2007/11/07/ubuntu-paradise-um-ubuntu-perfeito-com-tudo-que-necessito/

Carlos Ivan

Alarcon, eu uso o Ubuntu 8.10

Mandei atualizar e o som do Totem voltou. O Kaffeine nem encontra o DVD. No Totem o áudio não consigo mudar para portugues, ficando em ingles com legendas. O menu do DVD não atende ao comando do mouse. Enfim, nada funciona.

alarcon

Citação de: Carlos Ivan online 29 de Novembro de 2008, 22:41
Alarcon, eu uso o Ubuntu 8.10

Mandei atualizar e o som do Totem voltou. O Kaffeine nem encontra o DVD. No Totem o áudio não consigo mudar para portugues, ficando em ingles com legendas. O menu do DVD não atende ao comando do mouse. Enfim, nada funciona.

Usa o VLC que funciona, eu uso ele aqui no Ubuntu 8.10, comando:

sudo apt-get -y install vlc vlc-plugin-esd mozilla-plugin-vlc vlc-plugin-pulse vlc-plugin-arts

Você tem também já istalado:

w32codecs (Codecs da Microsoft)
libdvdcss2 (Permite reprodução de DVDs encriptados)

Carlos Ivan

Alarcon,

Instalei o VLC e tá funcionando que é uma beleza.
Quanto aos codecs, não sei se tenho instalados, tentei encontrar e não consegui.
Anteriormente não consegui instalar nenhum dos dois.
Quanto ao Kaffeine e o Totem posso desinstalar sem problemas?
Iniciante é assim mesmo, faz perguntas demais.
Valeu companheiro!

Carlos Ivan

Encontrei os codecs e já instalei. Está tudo resolvido.
Valeu!

cesargcomp

Não esquece de marcar o tópico como [Resolvido]

Valeu!!! Aproveite o Linux!!!!
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Carlos Ivan

Achei que estava tudo resolvido mas não está.

O VLC quando peço para abrir o CD com MP3, começa a reproduzir como se fossem todas as músicas ao mesmo tempo, uma confusão de músicas com um barulho enorme.

Não sei o que está acontecendo com o VLC, no Amarok funciona normal.

alarcon

Citação de: Carlos Ivan online 02 de Dezembro de 2008, 12:17
Achei que estava tudo resolvido mas não está.

O VLC quando peço para abrir o CD com MP3, começa a reproduzir como se fossem todas as músicas ao mesmo tempo, uma confusão de músicas com um barulho enorme.

Não sei o que está acontecendo com o VLC, no Amarok funciona normal.

O VLC é um ótimo player de vídeo, já a parte de música eu confesso que nunca usei ele para isso, prefiro o Exaile para o Gnome e o Amarok para o KDE, agora pode ser apenas questão de configuração nas suas preferências que tem uma infinidade de configurações (tanto no modo simplificado, como no avançado).

Com relação a remover o totem, pergunta que você fez anteriormente, eu recomendaria não remover por que alguns formatos de vídeo tipo o rmvb (algo assim) acho que só toca no totem como os devidos codecs instalados e no VLC não. Já o Kaffeine você pode remover até por que ele é próprio para o ambiente KDE.

Ainda com relação ao totem, instala o pacote totem-xine (comando sudo apt-get install totem-xine no terminal) também para uma maior compatibilidade com relação a menu de DVDs no seu totem.

Carlos Ivan

Farei assim como vc falou, acredito que seja melhor.
Valeu!