Impossível salvar arquivo

Iniciado por Carlos Ivan, 29 de Novembro de 2008, 09:41

tópico anterior - próximo tópico

Carlos Ivan

Galera,
estou tentando editar um arquivo e quando vou salvar surge a informação que não tenho permissões necessárias para salvar o arquivo.

Onde e como fazer para criar essas permissões. Sou iniciante e nada entendo sobre tal assunto.
No mundo existem 3 tipos de pessoas: os idiotas, os inteligentes e os sábios.
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.

maul

Se for um arquivo novo, provavelmente vc não tem permissão de escrita no diretório.
Se estiver apenas editando um arquivo, então vc não tem permissão de escrita sobre o arquivo.

Do diretório onde está o arquivo, no terminal digite ls -ltr
e verifique as permissões que vc tem sobre o arquivo. vc deve ter W sobre o arquivo.
se vc realmente não tiver W vc pode alterar a permissao do seu user sobre o arquivo (acredito q nao seja recomendavel) ou editar o arquivo usando o sudo:
sudo [programa q vc usa para editar] [arquivo]
isso vai te pedir a senha de root.

Lembre que se vc nao tem permissao, talvez nao seja para vc editar. Ou seja, edite por sua própria conta e risco.
Maul
www.ubuntuforums.org

Carlos Ivan

No caso seria para mudar a resolução do vídeo.
Vi num tutorial que bastava incluir a linha> Resolution=1024x768 em /boot/grub/menu.lst.
Entro, incluo a linha de comando e quando vou salvar surge a informação que não tenho permissões.
Se possível, gostaria de dar permissão geral para tudo, pois somente eu utilizo o computador.
No mundo existem 3 tipos de pessoas: os idiotas, os inteligentes e os sábios.
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.

ErickSantos

carlos ivan, por ser um arquivo do sistema o melhor e usar o comando sudo independente de quantas pessoas usem o computador

sudo gedit /boot/grub/menu.lst

Alakazan

PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!