Ubuntu não arranca depois de actualização automatica ( resolvido )

Iniciado por barretas, 28 de Novembro de 2008, 10:23

tópico anterior - próximo tópico

barretas

Olá pessoal
Sou ainda novo no linux, embora já o use à alguns meses, sempre trabalhou impecavelmente, para mim muito melhor que o windows, mas hoje depois de fazer a atualização automatica, o sistema deixou de arrancar. Tentei arrancar na opção de recover, que me deixou esta mensagem

ALERT! /dev/disk/by-uuid/3A53650B62691066 does not existe. Dropping to a shell!
              BusyBox v1.1.3 (Debian 1:1.1.3-5ubuntu12) Built-in shell (ash)
              Enter 'help' for a list of built-in commands

Estou na pior... tenho a minha coleção de cd's e dvd's no sistema, e não consigo aceder nem pelo windows ( tenho em dual boot )
Se alguém souber de uma maneira, nem que seja de poder recuperar, se não o sistema ( voltar atras 1 dia ou mais ) pelo menos de recuperar os meus ficheiros armazenados, para puder fazer uma nova instalação do ubuntu.
Agradeço mesmo muito a vossa ajuda
Obrigado
Jose barros

clcampos

Faltou primeiro dizer qual é a versão do seu Ubuntu, e qual configuração do seu PC.

A sim, provavelmente será necessário o uso do LiveCD para acertar seu sistema.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

barretas

Obrigado, clcampos.. de facto esqueci-me desse pequeno promenor... desculpa
O neu sistema é o seguinte

Pentium 4 a 3ghz
memoria 3 gb
disco's
2 de 250 gbs
1 de 500 gbs
board asus PSP800-MX
som e video integrados

Recursos parece que tenho o sufeciente, até porque estava a trabalhar mesmo muito bem, muito melhor que o windows, por isso ter passado os meus back ups para o ubuntu.. é a última versão 8.10
Já agora, clcampos, se não for pedir muito, e como já referi, sou ainda muito " verde " neste sistema, se puderes dar umas dicas de como posso recuperar pelo menos os meus backups já me dava por muito contente ...
Tenho o CdLive do ubuntu.

antoniodosantosor

Para recuperar seus arquivos, existe um recurso: instale o ubuntu em outra partição, sem usar todo o espaço disponível e após instalado, entre em locais > computador; no navegador de arquivos acesse a partição e nesta o arquivo HOME, onde estará seus documentos; transfira as pastas do arquivo que você quer recuperar da instalação anterior para a nova. Tenho dois HD's e consegui fazer isto

barretas

Olá, Antonio, mas aí reside outro problema ( julgo eu )..  é que eu instalei o ubuntu na opção como aplicativo do windows, ( por burrice, agora vejo isso ), e como tal não foi criado nenhuma partição em disco para a instalação do ubuntu, e pelo que consegui constatar, só criou um pasta com o nome ubuntu, e dentro dessa pasta, (entre outras) um ficheiro que tem o nome " disks" e que tem o tamanho de uma "partição" 50 gbs certos, o tamanho que atribui na altura da instalação.
Só que não consigo entrar nesse ficheiro nem com o cdlive... Pode ser que eu esteja a fazer de modo errado... se puderem ajudar...  :'( 
Vou tentar instalar noutro disco, agora com partição em disco e ver a tua sugestão
Obrigado pela dica

clcampos

Poxa barretas eu acreditava (ou torcia) para que na atualização você deve ter instalado um novo kernel, e assim o arquivo /boot/grub/menu.lst teria sido refeito com problemas, o que seria passível de recuperação.

Se fosse isso seria tranquilo recuperar, porém eu nunca usei essa opção de instalar o Ubuntu de dentro do windows, então vou ficar te devendo, pois não tenho idéia de como acertar.

Porém como é um arquivo criado pela instalação do Ubuntu talvez ele consiga abri-lo. Tente usar o LiveCD para iniciar o PC, monte seu HD onde esta o Ubuntu e tente dar uns dois cliques nele (usando o nautilus).

Entenda que é um chute, mas vale a pena tentar, de qualquer forma tenho certeza que se os dados estão no arquivo você poderá recuperá-los.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

barretas

SAUDAÇÕES AMIGOS...  :D

Assunto resolvido. E aqui fica o meu muito obrigado pelas dicas que me deram... tudo ajudou um pouco.
Resolvi assim: ( se calhar até nem estou a dar novidade nenhuma, mas fica pelo menos a esperiencia )
Ao abrir o menu de arranque do ubuntu, selecionei o "esc" para aceder à consola de recuperação. Aí encontrei duas outras versões de kernel, anteriores . Escolhi uma delas e 'VOI LÁ' recuperou o sistema.
Bem, ficou o susto. Agora já recuperei os meus ficheiros, vou reinstala-lo como deve ser, fazendo a partição e tudo o resto.
Deixo também esta observação: A instalação a partir do windows é boa e fácil para quem não tem esperiencia no linux, e é uma opção para conhece-lo, podendo muito fácilmente desinstala-lo também a partir do ADD/REMOVE do windows sem complicações nem alterações no sistema. No entanto aconselho que não façam a mesma burrice que eu fiz ( descobri à minha custa ) ...  :P  Quando comecei a remover os meus ficheiros, é que reparei que já tinha ocupado todos os 50 Gbs que tinha para o ubuntu, julgo que por isso a actualização falhou.
Mais uma vez deixo o meu MUITO OBRIGADO aos amigos, e as minhas desculpas de lhes ter tirado tempo, por uma falha minha tão infantil   :-[
Jose Barros.