Instalar Programas

Iniciado por Carlos Ivan, 27 de Novembro de 2008, 17:56

tópico anterior - próximo tópico

Carlos Ivan

Galera, tenho visto muitas dicas de como instalar programas no Ubuntu, mas fica a dúvida de onde e como criar as linhas de comando.

Por exemplo: instalar o BrOffice 2.4.1.....quando baixamos vem assim: BrOo_2.4.1_LinuxIntel_install_pt-BR_deb.tar.gz

Então vem as explicações de descompactar usando tar -zxvf nome-do-programa.tar.gz, depois entra na pasta descompactada e assim por diante.

Eu gostaria de saber onde as linhas de comando são digitadas, como vou saber onde está o arquivo descompactado.

na pasta descompactada entrar com o comando cd /caminho/pasta-criada>>>>>esse comando onde será dgitado?

Para quem lida com o Linux é fácil saber onde e como se digita as linhas de comando, mas para mim e outros iniciantes fica difícil.

Acredito que só dar as linhas de comando não é suficiente para o iniciante. É preciso informar onde elas serão digitadas.

Até o momento não consegui entender nada e não consigo instalar o BrOffice 2.4.1.

Se puderem dar um passo-a-passo de onde digitar as linhas de comando, com certeza isso será aproveitado por milhares de iniciantes.

valeu!
No mundo existem 3 tipos de pessoas: os idiotas, os inteligentes e os sábios.
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.

sylvester

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Carlos Ivan

Sylvester, o link que vc enviou foi o último que li antes de postar. Ali não me diz nada.
Acho que vcs não entenderam a dúvida: onde vou digitar as linhas de comando?????? em que local vou digitar. no colégio escrevo no caderno e aqui onde vou escrever tudo aquilo? Tá difícil, o windows é muito melhor.
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.

Ioca100

Se você estiver usando o 8.10, atualiza para o OpenOffice 3, assim:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43056.msg255458.html#msg255458
Não se estresse  com instalação de programa, ainda é um pouco complicado mesmo, as mais fáceis são arquivos .deb ou no adicionar /remover programas ou pelo synaptic, onde é só marcar e mandar aplicar.
Usuário Linux- 449417

Alakazan

No terminal...( consola, linha de comando...)
Menu aplicações>>acessórios>>trminal(ou consola)
Ou senão vá por Alt+F2 e digite "gnome-terminal" sem aspas e dê enter.

E elas são digitadas com o teclado mesmo  :P ;D :D ;)
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Carlos Ivan

Acredito que consegui a primeira parte. Descompactou na TMP e com o seguinte nome:

OOH680_m17_native_packed-1_pt-BR.9310.

Agora qual comando devo digitar para instalar o programa. Digito usando sudo ou su?

Gyrlano

Cara também sou novato em Linux, uso Ubuntu Intrepid Ibex 8.10, já consegui fazer muita coisa nele a partir das dicas da galera aqui... Bem, em relação ao Broffice, consegui instalar somente com o comando "sudo apt-get install broffice.org", você deve abrir o Menu aplicações->Acessórios->Consola, em seguida ele irá te dar o tamanho dos pacotes que serão adicionados e pergunta se você quer ou não instalar, dae você digita "s" e é só aguardar... Comigo deu certinho, espero que dê tudo certo com você, Vlw...