Ubúntu ou Ubuntú?

Iniciado por adilson bts, 24 de Novembro de 2008, 23:10

tópico anterior - próximo tópico

adilson bts

pessoal, em primeiro lugar desculpe a ignorancia e a curiosidade... o correto é colocar a silaba forte no primeiro, no segundo ou no terceiro U?? ou seja o correto é ""Úbuntu, Ubúntu, ou Ubuntú, qual a pronuncia correta?
note aspire 4710, dualcore 1,73, mobile intel grafic media acelerator 950, 2gb ram, Ultimate edition 2.6- Ubuntu 10.04

vinicius_aleao

Na segunda sílaba ("Ubúntu"). Dê uma olhada num vídeo de Mandela dentro da sua pasta "Examples", que fica na sua Pasta Pessoal e você o ouvirá pronunciando a palavra. Claro, isso se você não tiver apagado a pasta "Examples".  ;D

RicardoSEP

Rapaz eu tinha essa dúvida também. Um amigo meu sempre falava Ubuntú e eu Ubúntu. Eu falava que eu estava certo e ele falava que ele estava certo até que um dia eu vi acho que nos guias da página do Ubuntu no Brasil que o correto é mesmo Ubúntu.

Bud Spencer

É Ubúntu
Mas por favor fale errado mesmo!

Eu falo Ubuntú e vai ser assim pra sempre!
No Brasil ele vai ser conhecido como UBUNTÚ
Removido pela Moderação.

felipeborges

Eu falava Ubuntú até ir num encontro de software livre e perceber que eu falava diferente de todo mundo.

O mesmo para Debian, sempre pronuncia-va DeBIAN, com mais tonicidade em BIAN. Agora falo Débian.

Gentoo, e digo como se escreve, mais já ouvi dizerem: "Guentoo".

Outra que tem diversidades é Red Hat, eu falo "Red Ret", mais a quem diga ao pé da letra: "Red Rat". Essa eu gostaria de ver opiniões.

;D ;D ;D ;D ;D
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Ioca100

Por isso há quem escreva Ubuntu, com "o" no final.
Usuário Linux- 449417

Bud Spencer

Citação de: felipeborges online 25 de Novembro de 2008, 12:57
Eu falava Ubuntú até ir num encontro de software livre e perceber que eu falava diferente de todo mundo.

O mesmo para Debian, sempre pronuncia-va DeBIAN, com mais tonicidade em BIAN. Agora falo Débian.

Gentoo, e digo como se escreve, mais já ouvi dizerem: "Guentoo".

Outra que tem diversidades é Red Hat, eu falo "Red Ret", mais a quem diga ao pé da letra: "Red Rat". Essa eu gostaria de ver opiniões.

;D ;D ;D ;D ;D

Sempre falei Débian!
E Gentoo se pronuncia Djentú
Removido pela Moderação.

adilson bts

valeu pessoal, acho que mesmo sabendo falar certo vou continuar a falar Ubuntú, pois achei mais bonitinho.... quanto aos outros eu sempre falei  Débian, Red Rat, Fedóra, Gentú e ai por diante.... mas é bom saber como falar direitinho... brigadão!!
note aspire 4710, dualcore 1,73, mobile intel grafic media acelerator 950, 2gb ram, Ultimate edition 2.6- Ubuntu 10.04

Alakazan

Nossa... u falo Ubuntú
Gentú
Débian
Isléquiuer (Slackware)
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

0tacon

Citação de: Bud Spencer online 25 de Novembro de 2008, 11:05
É Ubúntu
Mas por favor fale errado mesmo!

Eu falo Ubuntú e vai ser assim pra sempre!
No Brasil ele vai ser conhecido como UBUNTÚ

É verdade. É uma paroxítona terminada em U. Deveria ter acento: Ubúntu

Alakazan

MAs é errado falar U-BUN-TÚ?
Se eu encontrar com um de vocês na rua e falar Ubuntú me perdoem...

vinicius_aleao

Citação de: Alakazan online 25 de Novembro de 2008, 20:29
MAs é errado falar U-BUN-TÚ?
Se eu encontrar com um de vocês na rua e falar Ubuntú me perdoem...

Não, não é errado. Não existe nenhuma obrigatoriedade em se falar de uma ou de outra maneira. Os usos é que vão decidir o que vai prevalecer. Também não tem que ter acento nenhum porque é uma palavra de origem estrangeira, além de ser nome próprio. A cachaça "Pitú", por exemplo, tem acento, o que está em desacordo com as normas ortográficas vigentes, mas como é nome próprio...

Quando eu respondi que o nome é "Ubúntu" no primeiro post, quis dizer que é assim, ao que parece, que a maioria pronuncia, sendo este um motivo mais forte do que ser assim (aproximadamente) que se pronuncia na África do Sul. Tanto é que, se no Brasil o uso "Ubuntú" se consagrar, então está feito, e não há nada de errado nisso.

Flatac

Olá

E o Fedora?  É Fedóra ou Fédora?

Eu falava Fedóra, mas já ouvi falarem Fédora.

O que vocês acham?

felipeborges

Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Alakazan

Eu falo Fedorá.
Brincadeira, falo Fedóra.
E Gentoo?