Atualização inteligente no Synaptic [Resolvido]

Iniciado por cadubts, 28 de Outubro de 2008, 15:46

tópico anterior - próximo tópico

cadubts

Referente a atualização pelo Synaptic queria saber se optar pela "atualização inteligente" a versão do Ubuntu será atualizada também ou somente os pacotes instalados e atualizações de segurança. Por exemplo: tenho instalado a versão 8.04.1, se escolher a atualização inteligente quando for lançada a versão 8.10 o meu Ubuntu passará para 8.10 atualizando pelo Synaptic?

Acontece que já li em uns tópicos em outros sites dizendo que a atualização inteligente do Synaptic é o mesmo que sudo apt-get dist-upgrade. É que não vou querer atualizar a versão do sistema, somente os programas e atualizações de segurança. Vi muitos tópicos com problemas de conflito quando se atualiza a versão do sistema.

No tópico http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,41318.0.html o autor foi orientado a na configuração de "canais de software" deixa ativo apenas as atualizações de segurança e também a manter a versão instalada (no caso dele a 7.10) não atualizando para a 8.04, porém não deixando de fazer as atualizações normais da versão instalada.

Além de evitar conflitos, quero manter a versão 8.04.1 também por ser LTS.

cadubts

Talvez ninguém tenha respondido minha dúvida porque não devo ter me expressado bem.
Queria saber se o comando sudo apt-get dist-upgrade atualiza a versão da distribuição ou somente pacotes instalados e atualizações de segurança?!?!?! ???
Devo deixar a "Atualização Inteligente" ou "Atualização Padrão" no Synaptic?
A "Atualização Inteligente" do Synaptic é a mesma coisa que sudo apt-get dist-upgrade?
O comando sudo apt-get dist-upgrade pode causar conflitos no Sistema?

Desculpe-me pessoal mas já consultei vários sites, inclusive neste fórum e no tutorial do Synaptic e não consegui entender conclusivamente, pois existem opniões diversas e até opostas.

Quero enfatizar que a minha principal dúvida é se a "Atualização Inteligente" do Synaptic vai mudar a versão da Distribuição, por exemplo do Ubuntu 8.04.1 para 8.10.

cadubts

Pessoal, falha minha: devia ter pesquisado mais!

A atualização inteligente só atualiza para outra versão se eu autorizar, caso contrario só faz as atualizações de segurança: escolhi na aba "Atualizações" em "Canais de Software" em "Atualizações do Ubuntu" selecionei "Principais Atualizações de Segurança" e "Atualizações Recomendadas". Pra atualizar pra uma nova versão deve-se seguir os seguintes passos:

1. Estando no Ubuntu, vá em: Sistema > Administração > Canais de software

2. Clique na aba "Atualizações" e em "Atualizações de lançamento" escolha "Versões normais" e feche a janela

3. Agora vá em Sistema > Administração > Gerenciador de atualizações

4. Clique no botão "Verificar" para verificar novas atualizações

5. Se aparecer alguma pendência de atualização de programas e bibliotecas, atualize as mesmas e após clique em "Verificar" novamente.

6. Uma mensagem aparecerá no topo dizendo que há uma nova versão do Ubuntu

7. Clique no botão "Atualizar"

8. Siga os passos para fazer a atualização para a versão atual

Assim, se eu não clicar no botão "Atualizar" a versão continua a mesma. Como sou novo no Ubuntu, quero ficar apenas com a versão 8.04.1 que é LTS, então escolhi "versões de longo tempo de suporte" no item 2.

Um abraço a todos.