./configure da erro- nao consigo instalar alguns programas

Iniciado por J-Mendes, 23 de Novembro de 2008, 13:48

tópico anterior - próximo tópico

J-Mendes

ola pessoal
é a primeira vez que aqui venho e logo pra xatear
Começei no Unbuntu há meses e já me safo nalgumas coisas, estou  quase independente do WIN, mas a impressora não funciona (lexmark z600,ta tudo instalado ela reconhece  os drivers, mas...),bom aparte isso k já desisti depois pesquisar tanto na net e tanta hora a tentar,  xeguei á conclusão: desistir!
O problema agora é k não consigo instalar programas xxxx.tar.gz , depois de descompactados e fazendo no directorio ./configure no fim aparece-me:
checking QTDIR... configure: error: *** QTDIR must be defined, or --with-qtdir option given
Não sei o k fazer pois a seguir no make diz-me k não há nenhum makefile e eu fico a olhar praquilo!!! javascript:void(0);
Tenho ubuntu 4-08, ké k se passa?  Há ajuda nisto?
  Obrigado

CGaldino

Tente instalar via synaptic o pacote build-essentials é um começo!!

ABS.
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Gladder

A maioria dos programas no Ubuntu estão nos repositórios, ou então, podem ser instalados por pacotes .deb. Arquivos .tar.gz é o jeito mais difícil de instalar programas no Ubuntu, e deve ser a última alternativa. Eu também dificilmente consigo instalar algo .tar.gz. O que você quer instalar?

Se for necessário mesmo compilar (instalar arquivos .tar.gz), dá pra procurar no Google pelo seu erro ou esperar alguém com mais experiência.

Até mais. ;)

J-Mendes

Citação de: Gladder online 23 de Novembro de 2008, 16:08
A maioria dos programas no Ubuntu estão nos repositórios, ou então, podem ser instalados por pacotes .deb. Arquivos .tar.gz é o jeito mais difícil de instalar programas no Ubuntu, e deve ser a última alternativa. Eu também dificilmente consigo instalar algo .tar.gz. O que você quer instalar?

Se for necessário mesmo compilar (instalar arquivos .tar.gz), dá pra procurar no Google pelo seu erro ou esperar alguém com mais experiência.

Até mais. ;)

Foi o utube, mas já arranjei alternativa --  youtube -dl http//.......... pelo terminal, funciona 100%

mas há mais k não consigo instalar na mesma situação, mas com outros erros, estou a aprender muito na net, mas realmente estes programas são danados, é preciso ler  os readme dos programas descompactados  e os " chek for... no" no ./configure    e instalar o k falta só k ás vezes ne na net se encontra!!!
  Um obrigadão na mesma!

Gladder

Eu não entendi o que você falou. Você quer baixar vídeos do Youtube?

Tota

Citação de: J-Mendes online 23 de Novembro de 2008, 13:48
ola pessoal
...., mas a impressora não funciona (lexmark z600,ta tudo instalado ela reconhece  os drivers, mas...),bom aparte isso k já desisti depois pesquisar tanto na net e tanta hora a tentar,  xeguei á conclusão: desistir!
....

Bem, o caso aqui me parece que esta a tentar o driver versão 1.01, para o Ubuntu 8.04 tens que usar o driver z600 v. 1.02.

Procure aqui mesmo no forum por z600 que vai encontrar.

[],s

J-Mendes

Citação de: Gladder online 25 de Novembro de 2008, 20:17
Eu não entendi o que você falou. Você quer baixar vídeos do Youtube?

é o programa era pra isso, mas arranjei essa maneira de resolver o assunto, mas havia outros   ex. sou radiamador e utilizo no win programas para operar radio via placa de som , só que tambem não consigo aqui embora os haja..... e até mesmo jogos , até agora tudo o que é tar.gz ou parecido  nada. Só .bin ou .deb. os outros programas estão muito dependentes doutras aplicações acho eu, e nem sempre se consegue tudo.
Mas vou tentando, claro, sinceramente agora tou 80%  linux , 20% win com tendencia a subir e não mais pelas razões já apontadas.
Espero em breve ser eu também a ajudar o pesoal do linux!!

J-Mendes

Citação de: Tota online 25 de Novembro de 2008, 23:28
Citação de: J-Mendes online 23 de Novembro de 2008, 13:48
ola pessoal
...., mas a impressora não funciona (lexmark z600,ta tudo instalado ela reconhece  os drivers, mas...),bom aparte isso k já desisti depois pesquisar tanto na net e tanta hora a tentar,  xeguei á conclusão: desistir!
....

Bem, o caso aqui me parece que esta a tentar o driver versão 1.01, para o Ubuntu 8.04 tens que usar o driver z600 v. 1.02.

Procure aqui mesmo no forum por z600 que vai encontrar.

----- Vou já tentar!!

[],s