Bug chato do mouse no Gnome/Ubuntu

Iniciado por rodrigo.miguel, 20 de Novembro de 2008, 18:59

tópico anterior - próximo tópico

rodrigo.miguel

Não sei se acontece com mais alguém. Pelo menos acontece comigo, tanto no meu Notebook quanto no meu PC.

As vezes (muitas vezes), durante minhas atividades normais diante do PC/Note, ao tentar utilizar o botão direito do mouse, seja para que for, ele acaba "disparando" sozinho alguma função do menu.

Por exemplo: se tento clicar em um link no Firefox para abrir em outra aba, ele dispara, sozinho, a função "Adicionar link aos favoritos". Ou, se clico com o botão direito na Área de Trabalho para acessar alguma função do menu, ele cria uma pasta, sem que esta fosse minha intenção. E por ai vai...

Não sei se me fiz entender.

Isto não é de hoje. E já está me irritando. Não lembro desde quando acontece. Mas acontece no 8.04 e no 8.10, com certeza. Já estou pensando em utilizar o KDE...

Acontece com mais alguém aqui?
Isso é um bug do Gnome ou do ubuntu?
Alguma solução?

>:(
...

Junior_Sampa

Isso acontece comigo especialmente no Firefox... Observo este comportamento desde o 7.04 se não me engano mas nunca me irritou ao ponto de correr atrás de solução...

Agora que você tocou no assunto fiquei curioso...

Abrs.
Junior

Felix

Só uma dica: Para abrir link em nova aba no Firefox, clique com a 'rodinha' do mouse, ou também chamado de botão central (em caso de mouses mais antigos, que não tenham tal botão, clique simultaneamente com os dois botões).

rodrigo.miguel

Já tentei as opções de Aceleração, Sensibilidade, e nada...

Uso bastante as funções do botão direito. Por isso me incomoda tanto...

larenz

Também tenho o mesmo problema. Por muito tempo achei que fosse um defeito no mouse, mas mesmo depois de trocar de mouse o problema continuou. Já tentei todas as configurações e nada. Acontece principalmente no firefox quando clico com o botão direito. O problema acontece desde a versão 7.04. Atualmente uso a versão 8.04.1.

Será que há um solução?

Saudações a todos

pedrotf

Vocês estão utilizando compiz??

Eu usava compiz e tinha esse problema. Depois que desinstalei o compiz e o problema acabou.

Felix

Eu uso normalmente o compiz sem apresentar este problema

larenz

Acabei de desabilitar o compiz. Aparentemente o mouse está funcionando melhor no firefox. Vou testar mais um pouco para ver se efetivamente o problema está no compiz.

Será alguma configuração do compiz ou um bug?

rodrigo.miguel

Nada a ver com o Compiz. Pois aqui esta desabilitado.

A não ser que o Compiz interfira no funcionamento do mouse mesmo estando desabilitado...

Acho que não...

eliasjsj

Eu tive o mesmo problema com o Ubuntu aqui em casa (tanto o 8.04 quanto o 8.10). No meu caso, foi o mouse PS2 óptico que tava dando o erro. Troquei por um mouse óptico USB e o problema sumiu.
Você já tentou isso?

james_br

Já testou o mouse no Windows? Ocorre a mesma coisa?
Tentou usar outro mouse no Ubuntu ? Aconteceu igual ?
Porque pode ser o mouse mesmo......estranho esse problema aí.....

Qualquer coisa da uma procurada no fórum......se num achar nada, tenta no inglês:
http://ubuntuforums.org/
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

rodrigo.miguel

Citação de: james_br online 08 de Dezembro de 2008, 13:00
Já testou o mouse no Windows? Ocorre a mesma coisa?
Tentou usar outro mouse no Ubuntu ? Aconteceu igual ?
Porque pode ser o mouse mesmo......estranho esse problema aí.....

Qualquer coisa da uma procurada no fórum......se num achar nada, tenta no inglês:
http://ubuntuforums.org/

1- É o mesmo que uso no Windows.
2 - Acontece no meu Note e no meu PC com mouses diferentes.
3 - O problema não é no meu mouse! (em nenhum deles!)

tranquilow

Caro Colega ..  como contornei o bug :
Ainda estou testando , mas  a  sugestão encontrada no link abaixo parece ter resolvido o meu problema :
http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20090215.php

Batas alterar a linha :

GtkMenu        ::horizontal-padding   = 0
para =1

GtkMenu        ::horizontal-padding   = 1

o arquivo está disponível em dois locais , no diretório do tema
ou no seu home, no meu caso eu apenas alterei o arquivo disponível em meu home  e funcionou ...

em /usr/share/themes/Human(ou nome do tema em uso)/gtk-2.0/gtkrc
ou
/home/(homeuser)/.themes/(nomedotemaemusu)/gtkrc

Citação de: rodrigo.miguel online 20 de Novembro de 2008, 18:59
Não sei se acontece com mais alguém. Pelo menos acontece comigo, tanto no meu Notebook quanto no meu PC.

Por exemplo: se tento clicar em um link no Firefox para abrir em outra aba, ele dispara, sozinho, a função "Adicionar link aos favoritos". Ou, se clico com o botão direito na Área de Trabalho para acessar alguma função do menu, ele cria uma pasta, sem que esta fosse minha intenção. E por ai vai...

rodrigo.miguel

Nossa.

Não recebi a notificação da última postagem deste tópico.

Vou testar e ver o resultado. Valeu!

Cliche

Citação de: rodrigo.miguel online 20 de Novembro de 2008, 18:59

As vezes (muitas vezes), durante minhas atividades normais diante do PC/Note, ao tentar utilizar o botão direito do mouse, seja para que for, ele acaba "disparando" sozinho alguma função do menu.

Não sei se me fiz entender.

Isto não é de hoje. E já está me irritando. Não lembro desde quando acontece. Mas acontece no 8.04 e no 8.10, com certeza. Já estou pensando em utilizar o KDE...

Acontece com mais alguém aqui?
Isso é um bug do Gnome ou do ubuntu?
Alguma solução?

>:(
...

Eu estou com esse mesmo problema aqui. O pior que ele ta chegando até desconfigurar algumas coisas aqui, como a resolução do aplicativos (mas o menu principal está normal), isso afeta os aplicativos e os icones do Desktop.

Mas vamos respeitar...que coisinha chata hein? Sou iniciante e isso desestimula muito. Ainda bem que so brasileiro e não desisto nunca! ^^