Como descompactar arquivo .rar no Ubuntu? (resolvido)

Iniciado por Paulo R Silva, 17 de Novembro de 2008, 22:29

tópico anterior - próximo tópico

Paulo R Silva

Oi, pessoal! Seguinte: baixei 02 arquivos da Web .rar e não consigo descompactá-los no Ubuntu. Inicialmente, tentei abrir c/ o compactador de arquivos sem êxito. Depois, baixei pelo Synaptic, o "Ark" e tentei descompactá-lo, também., sem êxito... Em decorrência, como tenho trial-boot: WinXP SP3 + Ubuntu 8.04 + BigLinux 4.2 (KDE), tentei descompactá-los no BigLinux (KDE) e obtive êxito. Inclusive, gravei os arquivos no K3b, pois eram arquivos de música p/ violão.
Aí, pergunto: como descompactar esses arquivos no meu Ubuntu? ???
No aguardo e agradecendo,
Paulo R Silva

clcampos

Tente o comando abaixo no terminal (Aplicações > Acessórios > Terminal ou Consola):

Citarsudo apt-get -y install unace rar unrar zip unzip p7zip-full p7zip-rar \
  sharutils  aish  uudeview  mpack  lha  arj  cabextract  file-roller

O comando foi tirado do tutorial Ubuntu Perfeito - versao 8.04

Depois é só descompactar com o botão direito.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Paulo R Silva

Oi, cicampos, funcionou perfeitamente!. Valeu!
Obrigado... :D :D :D

sabato

Olá,

só mais uma contribuição, no terminal não fui capaz de atualizar tudo (não sei se foi erro de digitação). Então via synaptic é só dar uma busca por RAR e instalar os pacotes relacionados no comando do terminal que clcampos enviou.
[ ASUS X83Vb-X1 .:. Ubuntu 8.10 x64 ]

Paulo R Silva

Sabato, realmente, pode ser via Synaptic também., mas não há necessidade de se digitar todo aquele comando. Após, a seleção do texto> copia-se e cola-se ele por inteiro direto no terminal. Não tem como errar!
Valeu! ;)

sabato

Eu tentei isso e instalou mais alguns que eu não havia localizado no synaptics. Muito obrigado!
[ ASUS X83Vb-X1 .:. Ubuntu 8.10 x64 ]