Substituir arquivos na pasta protegida

Iniciado por Fábio Martinho, 17 de Novembro de 2008, 20:35

tópico anterior - próximo tópico

Fábio Martinho

Olá !
Esse é meu primeiro tópico como membro da comunidade! quero dizer q to gostando mt do ubuntu, to me empolgado com os diferenciais dele! : )

Então...
Instalei o Emesene, um mirror do MSN Messenger.. o problema é que quero substituir alguns sons dele.. colocar os sons padrões do Messenger msm...
Só que pra minha surpresa o "sistema de arquivos' é protegido, qnd fui colar o '.wav' que queria, nao consegui.. e vi que só o usuário root tinha permissão pra isso...

Pesquisei milhões de coisas aqui, alterei o passwd do root, mas nao adiantou mt, ainda nao tenho mt intimidade com o 'Consola'...

Se puderem me dar uma orientação de como substituir esse arquivo de som que está na área de trabalho pro que está na pasta do emesene (dentro de usr/share/), OU ENTÃO se existir alguma forma de logar e acessar normalmente como root, agradeceria infinitamente! :D

[]'s !

0tacon

Se eu entendi bem seu problema, nem precisava alterar senha nenhuma, e nem usar o terminal.
Faz o seguinte: aperte alt+F2 e na janela que aparecer use o comando gksu nautilus e digite a senha do root na janela que aparecer. O nautilus abrirá como super usuário. Navegue até a pasta dos arquivos que você quer substituir e faça a substituição, usando a janela que se abriu com o comando gksu nautilus para colar, deletar e renomear os arquivos. Após isso, clique nos arquivos novos com o botão direito do rato e confira a aba permissões. Veja se o usuário atual e os outros têm permissão ao menos para a leitura desses arquivos. É isso.

Fábio Martinho

Perfeito cara !
Juro pra vc que pesquisei pra caramba por isso, e pra variar a solução é bem fácil ! rs

Como faço agora pra sair do usuário root?
RESOLVIDO!

MUITO OBRIGADO, abraços!