Alguem pode me dar uma força?? Lg netodragon ubuntu 8.10

Iniciado por MateusBozo, 14 de Novembro de 2008, 14:55

tópico anterior - próximo tópico

MateusBozo

Sei que todos devem estão cheios de topicos como esse mais alguem pode me ajudar

virei adepto do linux recentemente. e coloquei aki em  casa o ubuntu 8.10.
o primiero problema q estou encarando e a insalação do meu modem "VEinho" um lg netodragon v92
achei 500 post so bre isso no google e aki no forum. mais nenhum sobre a instalação no 8.10

parece que tem algum problema com o novo karnel seila.....

Bom c alguem souber e conseguir por aki para eu instalar da maneira mais faciul possivel.
por favor so um noob em linux ainda.... hehehehehe

MateusBozo

MateusBozo

alarcon

Entenda, não existe má vontade por parte dos usuários deste fórum em lhe ajudar, apenas que o modem LG NetoDragon (se for realmente ele, isso teria de checar pelas ID do modem) usa driver Smartlink para ser ativado no linux, entretanto este driver ainda não tem versão que funcione, em princípio, no Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex 32bits por conta do mesmo vir com um kernel recente (2.6.27.x) ainda não suportado pelo driver smartlink mais recente presente aqui: http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/

Ou você muda para a versão anterior do Ubuntu (Ubuntu 8.04 Hardy Heron 32bits) para ativar seu modem ou vai ter de ter paciência e torcer para que os desenvolvedores do driver smartlink criem uma versão para este novo kernel.

Alternativamente você pode tentar, para o Ubuntu 8.10, isso aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.msg249986.html#msg249986

ou isso aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.msg250365.html#msg250365

Mas já adianto que dois usuários que tem modem suportado pelo driver smartlink que não esse seu modelo, mas outro, também não conseguiram fazer o mesmo funcionar no Ubuntu 8.10.

Esses links são para um pacote de instalação que faço para modems que usam driver smartlink. O primeiro link contém um pacote feito com o último driver Smartlink encontrado no site dos desenvolvedores. Já o segundo link é de um driver smartlink de versão um pouco inferior ao anterior com umas modificações feitas pelo colega de fórum Hqxriven que garante que pelo menos para o seu modem motorola sm56 ele funcionou no Ubuntu 8.10.

Caso for tentar usar você baixa o pacote compactado chamado de modem-arquivos-v26.tar.gz ou o outro pelo windows e coloca na sua pasta de usuário no Ubuntu clica com o botão direito do mouse sobre ele e escolhe a opção extrair aqui. Vai ser criada uma pasta com o mesmo nome do arquivo compactado, exceto a extensão .tar.gz, entre nela e leia os arquivos Leia-me.txt (resumido) e guia_instalação.pdf (completo com ilustrações) que explicam como usar este pacote.

Se quiser usar o Ubuntu 8.04 Hardy Heron 32bits, para pegar o meu pacote correspondente a ele veja este link:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.0.html

MateusBozo

muito obrigado alarcon estarei testando e postando futoramente meu susseso ou fracasso.

MateusBozo

achei um topico no viva ao linux que resolveu meu problema muito abrigado vlws

cris.tom

MateusBozo, coloca o link aí pra gente...pois eu ainda naum consegui instalar o meu motorolo no 8.10 e estou procurando pracaramba...vlw!  :)
Linux, uma questão de filosofia!

MateusBozo

===Editado====
me precipitei não funcionou. hrhrhrhr  ::)

intão alacorn tentei fazer pele seu pacote. deu erro.

ta au cuando usei o caminho /dev/modem pelo gnome-ppp
no detectar modem: nenhum modem detectado.

--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot open /dev/modem: No such file or directory

da erro na hora que eu clico.

depois tentei usar o /dev/ttysl0 (ou algo parecido não lembro o nome)
no detecar modem. nenhum modem detectado.

ele ate tenta conectar depois fala inspossivel comunicar com modem.

ta ai o erro de log

--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot set information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
--> Sending: ATQ0
--> Re-Sending: ATZ
--> Modem not responding..

outra coisa eu notei olhando no console que ele instala as budega do cd maius tem hora q da uns erro.
seila do que e da erro tbn num slmodem_backup não foi encontrado driver.... acho que é isso. e mais alguns antes.

vo tentar com o segundo link daki a poko eu posto mais.

quando entro con este comando o linus me retorna isso
$ lspci | grep -i Modem

Modem: ALi Corporation SmartPCI561 56K Modem

no everest ele apenas fala. Lg Netodragon.

estou com meu Pc aberto e olhando para minha placa.
Esta LG - LM-I56N

alarcon

Primeiro, para saber se seu modem é compatível com o driver Smartlink, forneça-me o resultado destes dois comandos:

lspci

e

lspci -n

dados no terminal do Ubuntu (menu Aplicações > Acessórios > Consola ou Terminal)

Se realmente for um modem suportado e você ainda estiver tentando usar o Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex 32bits, use um dos pacotes que ja falei anteriormente e no caso da dar erro, cole aqui o resultado dos seguintes comandos dados no terminal:

dmesg | grep slamr  (este comando só após reiniciar o PC)

ps -aux | grep slmodemd

lsmod | grep slamr

lsmod | grep ungrab

Tente outra vez a conexão, mas antes de usar o discador GNOME PPP que está no menu Aplicações > Internet > GNOME PPP, abra o terminal e digite:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart

Durante o processo de instalação do meu pacote e compilação do driver Smartlink anote qualquer erro que possa aparecer.

Outra coisa leia atentamente o arquivo em pdf presente no meu pacote chamado de guia_instalação.pdf, principalmente na parte que fala de solucionando problemas para ver se não estão fazendo algum procedimento errado também.

Muito provavelmente a falha é por que o driver Smartlink presente no meu pacote não compila para o kernel presente no Ubuntu 8.10 32bits, então a única solução é esperar que apareça um novo driver Smartlink ou para os que não suportam esperar, usar o Ubuntu anterior.

MateusBozo

opa vo tentar sim, acabei de ler tava fora uns dias.
ja posto os resultados.

MateusBozo

opa alacorn resolvi facilitar a minha vida e estou usando o ubuntu 8.04.1 e usei i seu pacote e gostaria de informar que estou digitando essa msg utilizando o ubuntu. ^^ estou conectado.

realmente meu modem e smartlink.

porem gostaria de saber pq depois de um serto tempo meu ubuntu trava literalmente.

para de responder nem dechando ele volta tenho que resetar no dedo.

==Editado===
(estou a mais tempo conectado aguora en ão travou. não to entendendo.)

finalmente a liberdade do burrindows está vindo.
se ele foçe compatives com os jogos mais atuais eu ja teria alrgado o burrindows a tempos.

semcomentario minha discad aparece speedy ta muito rapido.

mais um eprgunta na seção de strings na configuração do modem eu escolhi padrão tem algum melhor? ou decha padao mesmo ?

MateusBozo

gostaria de cometar que eu fui atualizar o ubuntu 8.04.1
dei um apt-get update de apt-get upgrade

não sabia mais ele atualizou meu kernel pro 2.6.22 pensei que era so com outros cds para mudar.

bom acho que como era previsto o modem parou de funcionar.

estava cuase reinstalando o ubuntu quando por curiosidade resolvi tentar instalar o pacote do modem pro ubuntu 8.10 por cima mesmo.
o modem-arquivos_v26-mod.tar.gz que o nosso amigo Hqxriven fez.

e pra minha surpre funcionou eu apenas tive q ir em configuraçoes e dar um detectar modem e ele ja se ajustou para a pasta do modem e eu consegui conectar normalmente.

vai ai a dica pra galera^^

alarcon

Citação de: MateusBozo online 26 de Novembro de 2008, 14:36
gostaria de cometar que eu fui atualizar o ubuntu 8.04.1
dei um apt-get update de apt-get upgrade

não sabia mais ele atualizou meu kernel pro 2.6.22 pensei que era so com outros cds para mudar.

bom acho que como era previsto o modem parou de funcionar.

estava cuase reinstalando o ubuntu quando por curiosidade resolvi tentar instalar o pacote do modem pro ubuntu 8.10 por cima mesmo.
o modem-arquivos_v26-mod.tar.gz que o nosso amigo Hqxriven fez.

e pra minha surpre funcionou eu apenas tive q ir em configuraçoes e dar um detectar modem e ele ja se ajustou para a pasta do modem e eu consegui conectar normalmente.

vai ai a dica pra galera^^

Daria para você explicar melhor por que não entendi nada. Até por que o Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex não usa kernel 2.6.22 e sim kernel 2.6.27.x ok.

Outro detalhe é que o pacote modem-arquivos-v26-mod.tar.gz foi feito por mim e não pelo colega Hqxriven, entretanto foi ele, o colega Hqxriven, quem fez uma modificação no driver Smartlink usado neste pacote aí. Gostaria de deixar isso bem claro.

MateusBozo

eu fui tentar resolver o problema com o meu linux, q depois de um certo tempo conectado, não fixo mais aleatorio(o tempo), ele trava do nada. tenho que resetar a maquina no "dedo"

Eu levei minha hd na casa de um chegado que tem speedy e procedi com o comandos la o apt-get update e o apt-get upgrade. fiz todos o 300mb+- de arquivos e forão instalados.

quando voltei pra casa não mais conectava com modem discada notei quew o kernel foi atualizado pro 2.6.24-21  por ai, deve ser a ultima Atualização disponivel pro Ubuntu 8.04.1 Hardy Heron 32bits que é o que eu estou usando. por curiosidade eu instalei o pacote MOD que foi feto por você e funcionou. porem ele ainda trava depois de um certo tempo aleatorio. somente quando estou conectado.

alarcon

Citação de: MateusBozo online 26 de Novembro de 2008, 19:31
eu fui tentar resolver o problema com o meu linux, q depois de um certo tempo conectado, não fixo mais aleatorio(o tempo), ele trava do nada. tenho que resetar a maquina no "dedo"

Eu levei minha hd na casa de um chegado que tem speedy e procedi com o comandos la o apt-get update e o apt-get upgrade. fiz todos o 300mb+- de arquivos e forão instalados.

quando voltei pra casa não mais conectava com modem discada notei quew o kernel foi atualizado pro 2.6.24-21  por ai, deve ser a ultima Atualização disponivel pro Ubuntu 8.04.1 Hardy Heron 32bits que é o que eu estou usando. por curiosidade eu instalei o pacote MOD que foi feto por você e funcionou. porem ele ainda trava depois de um certo tempo aleatorio. somente quando estou conectado.

Já falei isso aqui no fórum e acho que por mais de uma vez, não é para usar os pacotes modem-arquivos-v26.tar.gz ou modem-arquivos-v26-mod.tar.gz por que eles foram feitos EXCLUSIVAMENTE para o Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex 32bits. Para cada versão do Ubuntu tem um pacote feito com o nome modem-arquivos-v?.tar.gz (onde o ? = uma numeração para cada Ubuntu) e para saber qual usar em cada versão do Ubuntu basta ir neste link:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.0.html

que irá lhe direcionar para a versão adequada.

O que você fez não foi atualizar do Ubuntu 8.04 para o Ubuntu 8.10 e sim apenas uma atualização do próprio Ubuntu 8.04, agora entendi, mas nos meus pacotes tem um arquivo pdf chamado de guia_instalação.pdf que explica tudo e portanto é de fundamental importância que as pessoas leiam ele para saber não só como instalar o pacote, mas também para resolver os problemas mais comuns encontrados e um deles é exatamente esse da mudança de kernel. Lá eu alerto que quando mudar de versão de kernel é necessário rodar o script de instalação do pacote usado outra vez, mas sem usar todas as opções que aparecem marcadas numa janela que se apresenta para você, apenas as relativas a compilação do driver Smartlink e até indico lá no pdf quais são as opções, portanto basta ler.