Como conversar via SSH?

Iniciado por Legendario, 10 de Novembro de 2008, 12:53

tópico anterior - próximo tópico

Legendario

O negócio é o seguinte:

estou administrando um servidor via SSH. Acontece que este servidor não é dedicado e por isso ele roda o servidor X e pessoas podem estar logadas nele. Queria saber como poderia fazer para me comunicar com o usuário logado na máquina.

Depois de um pouco de pesquisa, achei que talvez o comando talk pudesse resolver o meu problema. Por isso instalei o pacote ytalk e todas as dependências no servidor. Porém, quando eu digito "talk usuario tty7" recebo a mensagem: "no talk daemon on host".

Alguém sabe como resolvo o meu problema? O talk é mesmo a minha solução? Como fazer para utilizá-lo?

Outra coisa, como faço para conseguir ser o único usuário logado no servidor, caso precise executar alguma manutenção em que apenas eu possa estar logado?

Felix

Uma dica importante para os Sys Admin é o envio de mensagem de texto para os terminais remoto ou local de uma sessão GNU/Linux.

Comando para envio de mensagem em uma sessão GNU/Linux remota via SSH.
#echo "Mensagem" > /dev/pts/*
O * indica a numeração do sua sessão remota, para verificar qual a sua numeração no shell, excute o comando:
#who

Comando para envio de mensagem em uma sessão GNU/Linux local.
#echo -e "Mensagem" > /dev/tty*
Vide , significado do * acima.

Comando para envio de mensagem do modo texto para o modo gráfico.
#echo "Mensagem" | wall

achei a dica em http://netsolution.wordpress.com/2008/11/01/mensagem-via-ssh-local-gnulinux/

Legendario

poxa Felix, muito obrigado.

Eu estava precisando mesmo disso e vou testar assim que possível, mas alguém sabe como o usuário do outro lado pode responder?

Felix

Citação de: Legendario online 11 de Novembro de 2008, 22:08
poxa Felix, muito obrigado.

Eu estava precisando mesmo disso e vou testar assim que possível, mas alguém sabe como o usuário do outro lado pode responder?

Ele responde da mesma forma, enviando a mensagem ao terminal que o o outro usuário está conectado.