salvando configuração de rede no ubuntu 8.10

Iniciado por residentbrain, 04 de Novembro de 2008, 01:32

tópico anterior - próximo tópico

residentbrain

Olá;
Sou usuário Linux a mais de 3 anos, mas não faço nada de mais, sou admin de uma rádio e no meu PC uso ubuntu, faço tudo q tenho d fazer sem problermas. Mas  assim q instalei a nova verssão (Ubuntu 8.10) toda vez que desligo ou reinicio o PC tenho q configurar a conexão denovo, e isso sempre, ela não fica salva, e o ponto do teclado numérico não funciona.
Como deixo ela salva?

Obs: minha conexão é ip fixo.
Porque se preocupar com o amanhã se ele termina depois de amanhã?

lunga

Sobre o ponto do teclado numerico é um bug da versao mesmo.

sobre a conexao de rede voce esta criando ela manualmente ou no adicionar rede mesmo?
Se sua dúvida foi resolvida, por favor,  edite o título do tópico para indicar isso!

"Na União Soviética, a rosca é que queima você!!!

residentbrain

manualmente
eu clico com o botão direito nos 2 computadores ao lado do relógio+editar conexões, abre uma janela, na janela clico na aba "com fios", clico 2 vezes em Auto eth0, abre outra janela, nela vou direto em "configurações IPv4", adciono IP, DNS, Màscara de Sub-rede e Gateway, clico em ok e estou conectado, mas se desligar o PC ou reiniciar tenho que fazer tudo de novo.

Felix

Edite o arquivo /etc/network/interfaces, o meu está dessa forma:

auto lo
iface lo inet loopback

iface eth0 inet static
address 10.1.1.102
netmask 255.0.0.0
gateway 10.1.1.1

auto eth0

Feito isso sua configuração estará salva quando você reiniciar o micro.

marciovinicius

Não seria isso um bug? ou o residentbrain não estaria esquecendo de algo (de marcar uma opção ou sei lá)?

Não parece fazer muito sentido ter que reconfigurar a rede toda vez que o PC é reinicializado.

Esse lance de editar o tal arquivo é ótimo. Mas se tem uma ferramenta que deveria fazer isso por nós, por que por as mãos no terminal?
<Asus K8U-X><AMD Athlon 64 3000+><1,5Gb>
<NVIDIA GeForce FX 5500 256Mb><HD S-ATA 80Gb><HD S-ATA 250Gb>
Kubuntu 9.04 amd64

residentbrain

Tentei o q vc me mandou, mas diz comando não encontrado.

marciovinicius, verifiquei c tinha algo pra selecionar pra deixar salvo mas num tem nada.

admito q de linha de comando sou 95% leigo

o ubuntu deveria ser um sistema para migrantes do "janelas", mas acaba sendo para usuário avançado com essas coisas bobas.
ou seja deveria ser totalmente automatizado.

chacal0

Residentbrain,

O que vc está passando, de não salvar o as configurações de conexão de rede, várias pessoas também estão, inclusive eu. Há um bug no ubuntu 8.10 que não permite que a conexão de rede seja salva.

Vamos esperar por correções.

Um abraço.

gmsweb

Eu também estou com o mesmo problema, creio.....

Acabei de instalar o Kubuntu 8.10 na minha máquina e não consigo navegar.....

Antes de ver esse tópico a mensagem que aparecia pra mim era que eth0 estava desconectada... aí segui as instruçoes citadas acima e a mensagem que estou recebendo é :

Dispositivo : eth0
estado : unmanaged

meu arquivo /etc/network/interfaces está assim :

auto lo
iface lo inet loopback
iface eth0 inet static
address 192.168.0.50
netmask 255.255.255.0
gateway 192.168.0.1

auto eth0

--------------------------------------------------------------

agora, onde eu configuro o dns !?!?!

almartz

Oi pessoal

na verdade, concordo em partes com o colega acima, mas entendo que o Linux ainda é um sistema operacional que está em franca evolução, muito mais rápida que o 'janelas'.. so que o 'janelas' em nível de interfaces de serviços do sistema, ainda está bem a frente do que os dispositivos oferecidos pelos ambientes gráficos mais conhecidos, como Gnome, Kde e outros.. daeh a impressão que tudo está 'automatizado'.. mas não é bem assim..

Deixem-me exemplificar com o que me aconteceu recentemente:

Finalmente havia conseguido tempo para instalar e configurar o meu Ubuntu 8.04 LTS, que estava rodando perfeitamente bem, conectando-se em vários tipos de redes diariamente - casa, faculdade, diversos escritórios de clientes com redes SMB configuradas de várias maneiras, IP fixo e / ou DHCP, tudo wireless ou cabeada, era só plugar e o Ubuntu reconhecia direto o tipo de rede e saia navegando, maravilha..!  Bem, tudo isso para se ter uma idéia de como este maravilhoso sistema é realmente fantástico e flexivel..!!

Aeh..., surgiu a mensagem do lançamento da versão 8.10..!

Li algumas opniões em fóruns, outras citações aqui e ali.. Show de bola, todo mundo elogiando, embora ainda não estivesse liberada pela Canonical para versão estável de longo tempo de suporte. Acabei instalando e, meio preocupado, porque em time que tá ganhando nao se meche né.. Mas fui em frente, porque confio no trabalho da galera da Canonical.
Minha conexão de 3Mb da GVT é Show..! e em 45 minutos tava tudo renovado.

Aeh fui ver as mudanças, todo cheio de expectativas..  Em casa, tudo ok, roteador wireless configurado, apenas me pediu a chave de acesso e foi..!
No outro dia na sede de um cliente, onde me conecto via rede cabeada em modo DHCP, debaixo de um Squid maluco configurado do modo mais paranóico possível que já ví.. navegou legal, identificou a rede local e tudo o mais.

No outro dia, no mesmo cliente, aconteceu o inusitado..  Não consegui mais me conectar de jeito nenhum na web..  na rede interna tudo bem. Nada foi mudado nas configurações locais, permissões, etc..

O Ubuntu simplesmente não me permite editar as configurações de rede, como era no 8.04.. Como nos casos que estão sendo relatados aqui no forum.. Vai lá, troca os IP's e ele simplesmente não fixa, e principalmente, não aparece aquela janelinha de diálogo para confirmação da senha de super usuário para alterar configurações.

Ah, também fiz o que o Felix sugeriu antes.. fui no console e alterei os dados de IP e tals..  ja estava certo..!! 

Aliás, ainda não entendo bem o motivo pelo qual aquela interface muito simples e eficiente que havia no 8.04 foi substituida por esta outra que está funcionando agora.. Talvez isso seja coisa do Gnome.. Daeh isso é outro capítulo.

Bem, decidi que o que nos resta agora é aguardar sermos salvos pela cavalaria e que alguma atualização concerte este problema..!!

Valeu
André Martínez - Ubuntu User: #25882

"Liberdade é pouco, o que desejo ainda não tem nome." Clarice Lispector

residentbrain

Concordo inteiramente com vc, mas voltarei ao 8.04ts, nunkka me deixou na mão.

sou muito perfeccionista, gosto das coisas certas e sem erros e não com 100 erros.

agora que isso foi um furo do pessoal da canonical, isso ninguém pode negar, e ainda dizer q essa é a versão estável. Vamos torcer para que saia a versão que supere a 8.04ts.

marciovinicius

ok, ok...
mas, afinal, onde se configura o DNS?
<Asus K8U-X><AMD Athlon 64 3000+><1,5Gb>
<NVIDIA GeForce FX 5500 256Mb><HD S-ATA 80Gb><HD S-ATA 250Gb>
Kubuntu 9.04 amd64

Felix

residentbrain

descobri outra, o virtualbox dá erro na instalação do "janelas xp".
mesm atualizando para o novo virtualbox ou o antigo, dá o memso erro.

pelomenos comigo e com alguns colegas meu.

gmsweb

Engraçado... também achei que o dns fosse configurado no /etc/resolv.conf mas esse arquivo nem foi criado automaticamente... isso é normal !?!?!

se eu criá-lo o sistema o reconhecerá !?!? ou o arquivo ficará por lá a toa !?!?!

bom, apenas notificando..... criei o arquivo /etc/resolv.conf dei boot na máquina mas nada mudou.....

solução : voltei pro ubuntu 8.04 !!!!! só instalarei o 8.1 quando sair alguma atualização.....

AC

Primeiramente devo dizer que sou aprendiz de iniciante em Linux, mas acompanhando esse tópico para tentar solucionar o mesmo problema com o Ubuntu 8.10, acabei conseguindo manter minha configuração de rede definitivamente, e ao ligar a máquina não preciso mais refazê-la.

Antes de decidir compartilhar essa "solução" aqui, tive o cuidado de desfazer tudo que havia feito e refazer por duas vezes, confirmando que funciona, mas isso não significa que eu não possa estar fazendo alguma bobagem, portanto, espero dos que conhecem bem o Ubuntu que façam das devidas correções.

Iniciei o Configurador de Rede e como toda configuração que eu fazia o sistema esquecia, fazendo retornar a dele, decidi desmarcar a caixa System Setting, que juntamente com a caixa Connect Automatically estão marcadas, mas não testei de outra forma, e não sei dizer se não desmarcando essa caixa o método que encontrei também funcionará.

Na aba IPv4 do Configurador de Rede mudei o Metódo de Automatico para Manual e inseri IP, netmask, gateway e servidores DNS da minha rede.

Feito isso, segui a sugestão para editar o arquivo /etc/network/interfaces a fim de incluir uma nova conexão, e esse arquivo ficou assim:

auto lo
iface lo inet loopback

auto eth0
iface eth0 inet static
address 192.168.0.100
netmask 255.255.255.0
network 192.168.0.0
broadcast 192.168.0.255
gateway 192.168.0.1

A seguir, reiniciei o computador e novamente havia perdido a configuração de rede, mas na janela do Configurador de Rede havia duas conexões, ambas indicadas como never (acredito que signifique não usar nunca) e na conexão que tinha o nome ifupdown eth0 permaneciam todos os dados da minha rede, inclusive os servidores DNS.

Editei novamente o arquivo /etc/network/interfaces e retirei as sete linhas que havia incluido antes e que fizeram aparecer esta segunda conexão no Configurador de Rede.

Reiniciei o computador mais uma vez e constatei que no Configurador de Rede permanecem as duas conexões, mas agora ambas com o nome Auto eth0, no entanto uma está indicada como now, justamente a que contém os parâmetros da minha rede, que agora não perde mais a configuração feita por mim.

Espero que isso ajude a todos que ainda precisam reconfigurar suas redes a cada boot.