Ubuntu 8.10 supera Vista em desempenho!

Iniciado por galactus, 02 de Novembro de 2008, 18:46

tópico anterior - próximo tópico

galactus

CitarPor Tomodachi
01 de Novembro de 2008, 09:55 AM

O Ubuntu 8.10 foi lançado há dois dias e sem muito alarde, após todas as versões beta examinadas. Os desenvolvedores do Ubuntu fizeram um grande trabalho, pois os examinadores do site ChannelWeb ( http://www.crn.com/software/211800390 ) provaram que a nova versão da distribuição mais conhecida do sistema operacional Linux é mais rápida que o Windows Vista. Isso elimina mais razões que qualquer versão anterior do Linux para seguir colado ao Windows.

O Ubuntu 8.10 Desktop Edition “Intrepid Ibex” traz vários recursos juntos à facilidade de uso a um custo zero que não se pode ignorar. Para alguém que não esteja realmente ligado à Microsoft e aplicativos relacionados a seu sistema operacional, o Ubuntu 8.10 pode ser considerado uma opção inteligente frente ao Vista em muitos aspectos.

Durante a evolução inicial, o Ubuntu 8.10 já atingia um melhor desempenho tanto geral quanto na integração Wi-Fi. Para os testes utilizaram ao mesmo tempo um equipamento com o Ubuntu 8.10 e Windows Vista Business instalado (sem dual-boot). O equipamento de testes estava configurado com um processador Core 2 Duo E7200 a 2,53 GHz, placa-mãe ECS G31T-M com chipset gráfico integrado e 2 GB de RAM.

O primeiro teste realizado foi sob o aplicativo Geekbench da Primate Labs. O Windows Vista conseguiu 2.838 pontos que vem a ser o habitual com sistemas de mesmas características. Se comparar o resultado obtido pelo Vista com o do Ubuntu 8.10, há uma diferença notável, pois esse último alcançou 3.367. O Geekbench é um software multiplataforma que analisa e testa o desempenho de elementos do equipamento como cálculo de pontos flutuantes da CPU e rendimento de I/O. Além do resultado do Geekbench, o equipamento de testes mostrou-se mais rápido para abrir ou passar entre aplicativos. O tempo de boot é um pouco melhor que o do Vista, pois dura 6 segundos a menos, ou seja, 50 segundos.

Além disso, deve-se levar em conta o “ecossistema” que rodeia o Ubuntu quanto à softwares, pois acompanha OpenOffice.org, Rhythmbox (aplicativo multimídia com gestão de dispositivos), Firefox 3.0, GIMP entre outros.

Fonte: FórumPCs - http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=246503

Esse teste aí eu posso confirmar, tenho o Vista e o Ubuntu 8.10 instalados em DualBoot no meu PC Principal. O Vista dá o boot mais rápido mesmo, mas o Ubuntu desliga muito mais rápido que o Vista. Sem falar no consumo de memória absurdo do Vista, que segundo a MS serviria para agilizar as cosias. É a primeira vez que tenho um Ubuntu com Kernel padrão inicializando em menos de 30 segundos, 29,8 segundos para ser exato, e isso por ele ter que montar 4 HDs em NTFS. Claro que o processador overclocado ajuda muito. Estou com um E7200 a 3.1Ghz e memórias DDR2 800 rodando a 900MHZ liso e sólido como uma rocha nos dois sistemas. O mais interessante que vi foi que a Rodeon HD3650 me dá melhores imagens de vídeo no Ubuntu que no Vista. Só o som do Vista que continua imbatível, infelizmente.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

kakita

Correndo o risco de parecer besta, digo aqui que ficquei impressionado com o Vista, pela sua performance, aqui no meu laptop ele corre bem rapidinho tirando o boot e o tempo de desligar que o meu arch liga e desliga e o windows ainda nem acbou de inicializar todos os programas iniciais

Mas a correr o sistema é bem melhor do que tinha ouvido dizer, verdade dita eu quase nem uso windows mas quando uso nao fico insatisfeito excepto quando o explorer crasha mas isso é o pão nosso de cada dia no windows.

Uso vista SP1 em dual boot com Archlinux e sou feliz tirando a parte que o meu hardware nao funciona no linux mas isso fica pra outro dia

BlackMoon

Posso confirmar, uso o Ubuntu 8.10 e o Vista.

Tenho um PC com 2gb de RAM e o desempenho do Vista é excelente, com um boot muito veloz, mas o Ubuntu desliga mais rápido e é mais rápido no uso.

Alakazan

Que o Linux é mais rápido que o Win nem precisava flar...
Eu tenho aqui um notebook novo, papapa pipipi não sei direito o hardware, mas é itautec e tem um mês... ele roda vista.
Meu Pentium 4 velho de guerra roda ubuntu 8.04 incomparavelmente mais rápido que o notebook.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

0tacon

CitarUbuntu 8.10 supera Vista em desempenho
Cão morde Homem! Isso não é notícia.

CitarVista supera Ubuntu 8.10 em desempenho
Neste caso seria Homem morde Cão. Isso sim seria notícia.

cholletao

Citação de: BlackMoon online 02 de Novembro de 2008, 20:30
Posso confirmar, uso o Ubuntu 8.10 e o Vista.

Tenho um PC com 2gb de RAM e o desempenho do Vista é excelente, com um boot muito veloz, mas o Ubuntu desliga mais rápido e é mais rápido no uso.

também não vamos exagerar. é bom para quem tem um computador realmente potente, mas fica muito longe de excelente. fora as falhas que ocorrem de vez em quando tentamos usar vários programas ou programas que "crash" e tem que reiniciá-los.
Ubuntu user # 17886

Linux Registered user # 455957

BlackMoon

Não acho que 'excelente' pra um pc com 2gb um exagero. Mas agora que tu me lembrou dos crashes, as vezes têm uns mesmo. Pelo menos nada de BSoD.

kakita

Citação de: BlackMoon online 02 de Novembro de 2008, 23:55
Não acho que 'excelente' pra um pc com 2gb um exagero. Mas agora que tu me lembrou dos crashes, as vezes têm uns mesmo. Pelo menos nada de BSoD.

Eu tenho 4 gb de ram, e tambem acho o Vista bem veloz tirando o tempo de desligar e ligar que isso o meu arch domina e no resto tambem mas arch é virado para o desempenho, BSOD tambem não tenho mas crashes do expleror.exe entre outros é claro que quem usa windows tem.

A real diferença no desempenho do Vista vs Linux é que não tem diferença no desempenho a partir de umn certo ponto, o linux é tão rapido no meu dualcore 2.5ghz + 4 gb ram como no meu pentium 4 1 gb ram enquanto se vc intalar o visto no meu pentium 4 1 gb ram ele explode :P

O hardware está tão avançado graças ao Vista, para usar linux um pentium 4 e um gb ram é suficiente, apenas a placa gráfica é que tem de ser boa para as frescuras do Compiz e alguns jogos mas issso é normal

Acho que o Linux ainda não consegue tirar 100% do potencial das novas tecnologias como dual core e ddr2, eu pelo menos não sinto diferença.

Alguem sofre dos mesmos sintomas ou tem uma opinião diferente?

genaro

Citação de: kakita online 03 de Novembro de 2008, 21:10
Citação de: BlackMoon online 02 de Novembro de 2008, 23:55

Eu tenho 4 gb de ram, e tambem acho o Vista bem veloz tirando o tempo de desligar e ligar que isso o meu arch domina e no resto tambem mas arch é virado para o desempenho, BSOD tambem não tenho mas crashes do expleror.exe entre outros é claro que quem usa windows tem.

A real diferença no desempenho do Vista vs Linux é que não tem diferença no desempenho a partir de umn certo ponto, o linux é tão rapido no meu dualcore 2.5ghz + 4 gb ram como no meu pentium 4 1 gb ram enquanto se vc intalar o visto no meu pentium 4 1 gb ram ele explode :P

O hardware está tão avançado graças ao Vista, para usar linux um pentium 4 e um gb ram é suficiente, apenas a placa gráfica é que tem de ser boa para as frescuras do Compiz e alguns jogos mas issso é normal

Acho que o Linux ainda não consegue tirar 100% do potencial das novas tecnologias como dual core e ddr2, eu pelo menos não sinto diferença.

Alguem sofre dos mesmos sintomas ou tem uma opinião diferente?

Discordo. Usando um sistema x86-64 com um kernel compilado com as especificações certinhas pra multinúcleo e mexendo na latência, qualquer linux voa, até mesmo o ubuntu. Com certeza chega num nivel de desempenho e otimização que deixa a comer poeira qualquer vista 64 bits.