Conectando o Modem Huawei E220 (OI 3G)

Iniciado por gwarah, 31 de Outubro de 2008, 23:50

tópico anterior - próximo tópico

gwarah

Olá Colegas,

Alguém sabe como faço para conectar o modem E220 (OI) pelo Ubuntu 8.04?

Fiz uma tentativa utilizando o wiki:

http://wiki.ubuntu-br.org/TimWeb

e adaptando os parâmetros para a OI mas bloqueou meu serviço. :'(

Liguei para o suporte da OI e eles disseram que o Linux não era suportado por este modem. O suporte da Huawei não sabia com fazer.

O curioso é que nos banners de propaganda do fórum do Ubuntu sai justamente a propaganda do OI 3G.
Dá pra entender a OI  ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ???

Será que no 8.10 isso foi resolvido?

[]s Luís
"Cantar a beleza de ser um eterno aprendiz" (Gonzaguinha)

lunga

Tenho um huawei e226 e funciona normal, tanto no 804 como no 810. E testei o e220 no 804 e funcionou normal.

Publiquei isso nomeu blog. Da uma olhada aki:
http://www.mundolunga.com/2008/10/claro-3g-no-ubuntu-804-modem-sony-d300.html

No 810 é soh plugar q ele detecta e só te pergunta a  operadora :p
Se sua dúvida foi resolvida, por favor,  edite o título do tópico para indicar isso!

"Na União Soviética, a rosca é que queima você!!!

gwarah

Lunga Valeu a Dica, Teu tutorial ficou legal.

O meu Hauwei220 não detectou de primeira. Tive q seguir o procedimento do site

http://wiki.ubuntu-br.org/TimWeb

para detectar.

Só umas sugestões de melhoria: Onde tu fazes a configuração de DNS (a cópia do arquivo resolv.conf)  diz que estes dados são o da claro que pode algum usuário "copy-paste" utilizar isso para outra operadora.

Vou testar depois te dou retorno.

Abs, Gwarah

gwarah

Lunga,

Funcionou quase-perfeito: peguei o teu script e adaptei para a OI. O resov.conf ficou assim:

nameserver 200.223.0.83
nameserver 200.223.0.84

(no meu caso só tive que fazer a cópia a primeira, depois ele assumiu automaticamente)

No gnome-ppp ele não detectou meu modem pelo botão (acho q é pq eu tenho um fax-modem interno também no meu micro). Eu tive que informar manualmente.

O probelma é agora com o complemento do firefox foxmarks que não funciona.  ???

Mas isso são outros 500. Deixa eu ir atrás desse bug.

Valeu rapaz!  ;)

Becker

Ola.
Eu tenho o mesmo modem, só que da TIM.

Uso o programa Vodafone para ter a 3g, versao 1.99 pacote deb.
É tudo automático.

hbarone

tambem segui o guia. estou usando um modem bandluxe com o 3g da oi, mas o gnome-ppp nao consegue detectar o modem
como faço para detectá-lo Como configurar manualmente

gwarah

Citação de: hbarone online 11 de Junho de 2009, 01:20
tambem segui o guia. estou usando um modem bandluxe com o 3g da oi, mas o gnome-ppp nao consegue detectar o modem
como faço para detectá-lo Como configurar manualmente

Barone, só vi tua msg agora. No dispositivo tu informa alguma coisa como /dev/ppp0 (o dispositivo do modem)

boa sorte.

Savio Sabino

Estou usando ubuntu 9.04 no meu kennex.
Ontem recebi o modem Huawei E156C que solicitei com uma promoção da Oi.
Pluguei ele no micro e ele já foi reconhecido e iniciou o assistente de configuração.
No assistente tive que selecionar a rede, haviam várias:
Claro, Vivo, Vivo (Wap), Tim, Oi, Oi (Wap), Velox.
Consegui conectar selecionando a rede Oi. Não fiz nada além disso, após selecionar a rede conclui o assistente, abri o firefox e já tava conectado e navegando.

Porém, alguém sabe me dizer qual é a rede do Oi velox 3g? Pois só consegui conectar na rede Oi, pois esta não exige senha, e a conexão está muito lenta, pior que discado. Estou tentando falar com o suporte mas tá difícil.
Se for outra rede, qual é a senha? Pois as redes Oi (Wap) e Velox exigem senha.

gwarah

Citação de: Savio Sabino online 13 de Agosto de 2009, 11:27
Pluguei ele no micro e ele já foi reconhecido e iniciou o assistente de configuração.
Consegui conectar selecionando a rede Oi. Não fiz nada além disso, após selecionar a rede conclui o assistente, abri o firefox e já tava conectado e navegando.

Porém, alguém sabe me dizer qual é a rede do Oi velox 3g? Pois só consegui conectar na rede Oi, pois esta não exige senha, e a conexão está muito lenta, pior que discado. Estou tentando falar com o suporte mas tá difícil.

Sabino, não tente o suporte da Oi. Eles só suportam ambiente windows. Pelo menos até uns meses atrás. Se estão agora suportando linux também, ponto pra OI.

Fiz exatamente os procedimentos q vc falou e a minha conexão no ubuntu está mais rápida que no windows ( e olhe que compartilho minha conexão com o micro de meus filhos em rede local).

O que pode ter acontecido foi q vc pegou um dia de alto tráfego telefônico na tua área. Me parece q o tráfego de celular é compartilhado ocm o tráfego 3g embora as operadoras neguem isso.

Enfim, tenta fazer várias tentativas de navegações, compara com o windows no mesmo horário, para ver se o problema é de teu micro ou da operadora.

abs,

lukard

Citação de: Savio Sabino online 13 de Agosto de 2009, 11:27

Brother, estou com o mesmo problema. Conectei no Oi e ficou muito lento. O detalhe que nas opções de rede mostrou  como gprs.oi.com.br o que me faz pensar que conectou como GPRS e nao como 3G.
Eu testei na loja da Oi e só não compre porque estava muito lento mesmo (velocidade de discada). Você(s) sabe(m) me dizer se este comportamento é comum? Será que foi apenas um dia de congetionamento?

Obrigado por todos.

Savio Sabino

Continuando...
Depois de 24 horas do desbloqueio, o modem começou a ficar mais rápido. Sem eu ter feito nada a respeito.
Ficou (e ainda fica) oscilando entre 100 e 450 kbps na cidade de Guarujá-SP(baixada santista).
Como contratei 1mb estou insatisfeito.
Sei que não deve sempre ficar a 1mb ou mais. Mas para mim, o mínimo que se pode esperar é que se tenha 80% da velocidade contratada por pelo menos em 60% do tempo utilizado.
Picos de velocidade existem com qualquer tecnologia, mas não vou ser otário de ficar aceitando qualquer desculpa pq no contrato fala que garante só 10%, quero ter um mínimo de qualidade.
Até agora não vi chegar nem na metade do que contratei em nenhum momento.
Escolhi a Oi porque ela tem promoções e um tipo de contrato muito vantajoso para ambos as partes. Porém possui um atendimento muito ruim.
Para se ter uma idéia só consegui concretizar a compra depois de uma terceira tentativa. Seus departamentos não tem integração nenhuma (sem falar que parece que vivem em guerra) e o cliente é que tem que correr atrás da bola. E por fim, quando é pra vender, o telefone só toca duas vezes e alguém já atende, mas pra dar suporte eu tenho que esperar mais de dez minutos para ser empurrado para outro atendente, ou ter que ligar em outro número ou a linha simplesmente ser desligada. Quando ligo em outro número, mandam eu ligar de volta no número anterior... Sou um otário mesmo... Tem que ter muita paciência e dinheiro para conseguir alguma coisa com as empresa de telecomunicações do nosso Brasil.
Tá difícil de ser atendido ou receber qualquer informação confiável nessa operadora.

Becker

Sou Usuário da TIM.
Na verdade a banda larga 3g, existe apenas em poucos locais das cidades.
Consulte a área de cobertura da sua operadora, o que normalmente fica anunciado na página (site).
Para mim na maiori das vezes que me conecto ,fica um pouco melhor que uma linha discada.

Cleroln

Tenho um problema q talvez seja semelhante ^^

Uma vez instalei o ubuntu em um mininote acer e foi so conectar o meu modem e226 tim q ele fez tudo sozinho e sai vasculhando na net.

Agora resolvi por no meu note is1462 da toshiba ficando com xp e ubuntu; e nada acontece, diz q esta desconectado nao entendi ja que o software é o mesmo....

se alguem tiver soluções...
Note STI 1462

faiad.caio

Ainda não consegui me conectar. Aparece a seguinte mensagem pelo GNOME-ppp

--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
OK
--> Sending: AT+CGDCONT=1,"IP","gprs.oi.com.br"
AT+CGDCONT=1,"IP","gprs.oi.com.br"
ERROR
--> Bad init string.