[AJUDA]Ubuntu 8.10 - Internet Claro 3G (Giant D301)

Iniciado por jasonkx, 30 de Outubro de 2008, 13:04

tópico anterior - próximo tópico

jasonkx

Ola galera ubuntonica :P

Eu tenho um modem 3G da claro akele famoooosooo D301 da Giant. Ja tentei de tudo quanto e tutorial que tem na internet ja fiz de tudo e nada do modem funcionar com meu DV6780SE da HP, eu queria mto mudar full linux mais com esse problema ainda nao consegui!

Se alguem souber como conectar com as novas funcionalidades do Ubuntu 8.10 por favor me de um tok!!
Vlws!

lunga

Testei o e226 aki no 8.10 e funcionou sem precisar configurar n ada. Ele informa que vc botou o modem e é soh mandar conectar.
Se sua dúvida foi resolvida, por favor,  edite o título do tópico para indicar isso!

"Na União Soviética, a rosca é que queima você!!!

KErBErUS

Fala pessoal,

jasonkx, estou com o mesmo problema que vc, no meu dv6338se. Lendo os logs ele detecta o modem como um "pen drive", mas nao se conecta. se alguém puder nos ajudar..serei muitissimo grato  ;D

Parabéns a todos que participaram do 8.10. ele está fantástico.

Kerberus

Evaristo

lunga

Se sua dúvida foi resolvida, por favor,  edite o título do tópico para indicar isso!

jasonkx

Depois de apanha mtoooo

conesgui com o tut da galera do slack!

Vlws a todos! e Ubuntu na Véia!

shadowrsm

Citação de: lunga online 31 de Outubro de 2008, 08:48
Testei o e226 aki no 8.10 e funcionou sem precisar configurar n ada. Ele informa que vc botou o modem e é soh mandar conectar.

Olá amigo, eu tenho este mesmo modem e o mesmo automaticamente é reconhecido pelo Ubuntu 8.10, e consigo fazer o mesmo conectar normalmente, só que o meu problema está na questão de navegação, ou seja, quando eu pelo terminal tento dar um simples comando como o PING em qualquer site o mesmo me retorna como HOST desconhecido ou inexistente... teria como resolver isso, sabendo que o modem funciona perfeitamente na questão de conexão?

Outra coisa, quando utilizo o comando ifconfig, vejo que ele se encontra com a conexão ppp0, só que a mesma ao meu ver e pelo comando PING não reconhece, como devo fazer para eu navegar normalmente com este modem?

Grato,
Renato.
"A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas".

lunga

Seguinte...

com esse E226 existe um bug q ele nao atribui automaticamente o DNS para a placa.

No 8.10, conecte ela e olha as informaçoes da conexao. Se estiver com DNS comecando com 10.xx alguma coisa, desconecte e conecte novamente que ele pegara DNS comecando com 250.xxx.. ae vc conseguira navegar.

Nao testei isso no 8.10: mas acho q editando o arquivo resolv.conf e colocando os DNS`s da Claro vai funcionar. Aqui nesta dica, na parte do E226 mostra como fazer isso: http://www.mundolunga.com/2008/10/claro-3g-no-ubuntu-804-modem-sony-d300.html

abs

shadowrsm

Citação de: lunga online 04 de Novembro de 2008, 09:54
Seguinte...

com esse E226 existe um bug q ele nao atribui automaticamente o DNS para a placa.

No 8.10, conecte ela e olha as informaçoes da conexao. Se estiver com DNS comecando com 10.xx alguma coisa, desconecte e conecte novamente que ele pegara DNS comecando com 250.xxx.. ae vc conseguira navegar.

Nao testei isso no 8.10: mas acho q editando o arquivo resolv.conf e colocando os DNS`s da Claro vai funcionar. Aqui nesta dica, na parte do E226 mostra como fazer isso: http://www.mundolunga.com/2008/10/claro-3g-no-ubuntu-804-modem-sony-d300.html

abs

É verdade amigo, sempre percebo que os DNS começam pelo número 10.xxx, então vou testar a dica que você disse, daí eu posto depois o resultado aqui :)

Muito obrigado pela ajuda  ;)

shadowrsm

Bom dia amigos, o negócio é o seguinte: Quando eu instalo este modem da Claro 3G modelo E226, realmente o mesmo é reconhecido pelo sistema e abre-se aquele assistente para Conexão de Banda Móvel, até aí perfeito e funcional  :D

O problema que o mesmo não navega em nenhum site ou até mesmo não funciona nenhum ping, daí o amigo lunga comentou de um BUG neste modem de que o DNS não era pego automaticamente, então fui analisar o link que ele me passou e constatei que no arquivo do diretório /etc/resolv.conf constava dois namerserver e ambos iniciava com 10.xxx, realmente o problema era este mesmo!

Daí a minha solução para determinado problema foi editar manualmente este arquivo na resolv.conf e substitui os dois namerserver para nameserver 200.255.121.39 e nameserver 200.169.117.14, então finalizei gravando o arquivo... resultado, minha conexão estava realmente estabelecida, ou seja, eu estava navegando normalmente  ;D

Só que acontece é o seguinte, quando me reconecto este arquivo resolv.conf volta para as duas namerserver iniciais de 10.xxx, então minha solução foi criar nesta mesma pasta um arquivo chamado dnsclaro.conf e daí quando eu me reconectar eu utilizo o comando sudo cp /etc/dnsclaro.conf /etc/resolv.conf, este método é simples ele copia substituindo o arquivo.

Minha dúvida é a seguinte, tem como eu automatizar este comando, ou seja, assim quando eu conectar eu fazer um script que execute este comando? Bom eu digitei um script tipo copiadns.conf no diretório / somente com a seguinte linha #!bin/sh sudo cp /etc/dnsclaro.conf /etc/resolv.conf e executo o mesmo com ./copiadns.conf só que o problema não sei como resolver isso, ou seja, quando executo isso ele dá como "Permissão negado ou acesso negado" ao executar este script, então o que faço para poder autorizar esta execução de script?

Outra coisa amigos, não tem haver com o assunto, mas vou perguntar, ou seja, eu instalei o gdesklets e gosto muito do relógio na lateral do micro, só que não sei fazer o mesmo ficar sempre visível quando eu inicio o computador, pois o mesmo eu sempre tenho que executar manualmente quando inicio a máquina, tem como deixar ele como um processo inicial ao iniciar a máquina?

Grato á todos,
Renato.

lunga

Seguinte...

Voce tem que sobrescrever o resolv.conf depois de conectar a claro.. e toda vez.
Mas acho que consegui a soluçao para isso: olhe aqui: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,42371.0.html

Quanto ao gdesklets, tem uma opcao no painel dele. Clique sobre o icone do relogio que voce quer ou adicionou e marque, no canto esquerdo "Auto start on login"

abs

shadowrsm

Citação de: lunga online 05 de Novembro de 2008, 08:13
Seguinte...

Voce tem que sobrescrever o resolv.conf depois de conectar a claro.. e toda vez.
Mas acho que consegui a soluçao para isso: olhe aqui: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,42371.0.html

Quanto ao gdesklets, tem uma opcao no painel dele. Clique sobre o icone do relogio que voce quer ou adicionou e marque, no canto esquerdo "Auto start on login"

abs

Olá amigo, realmente o caso da conexão da Claro foi resolvido com a sua dica, agora perante ao problema do gdesklets eu não achei nenhuma outra opção para ele se auto-iniciar, uma pena :(

Mas muitíssimo obrigado pela dica da conexão, agora eu posso me conectar normalmente :)

fabiode34

oi pessoal...
acabo de me registrar no forum  ;D

eu fiz todos os procedimentos acima...
mais eu só consegui me conectar usando o comando "sudo wvdial"... que no caso eu configurei ele...
mais tem um probleminha... ele se conecta mais não navega  :'(
alguém sabe me dizer o que poderia ser?

diggao

Citação de: fabiode34 online 01 de Dezembro de 2008, 09:42
oi pessoal...
acabo de me registrar no forum  ;D

eu fiz todos os procedimentos acima...
mais eu só consegui me conectar usando o comando "sudo wvdial"... que no caso eu configurei ele...
mais tem um probleminha... ele se conecta mais não navega  :'(
alguém sabe me dizer o que poderia ser?

Bem vindo Fabio!!

Seguinte, verifique seu arquivo /etc/ppp/options e procure por uma linha que contenha algo assim:

#ipcp-max-failure <n>

Descomente, ou seja, remova o # e altere o <n> para 30, deve ficar assim:

ipcp-max-failure 30

Salve e feche.

Obs.: para editar é necessário abrir o arquivo como root, para isso, use no terminal o comando

sudo gedit /etc/ppp/options e informe sua senha quando ela for solicitada

Tente conectar para ver se agora funciona.

Outra coisa que pode estar acontecendo é o seu navegador estar em modo offline. Depois de conectar, abra o Firefox, vá até o menu arquivo e verifique se o item "modo offline" está marcado, se estiver, desmarque.

Informe os resultados

Já tentou utilizar o Network Manager?
Os computadores não são dignos de confiança... Espero que os humanos sejam...
http://linuxnanet.com  ||  http://planeta.linuxnanet.com
http://ubuntubrasil.com

fabiode34

diggao... obrigado pela resposta rápida.
aqui está o log do wvdial:
fabio@fabio-desktop:~$ sudo wvdial
[sudo] password for fabio:
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
OK
--> Sending: AT+CGDCONT=1,"IP","bandalarga.claro.com.br"
AT+CGDCONT=1,"IP","bandalarga.claro.com.br"
OK
--> Modem initialized.
--> Sending: ATDT*99***10#
--> Waiting for carrier.
ATDT*99***10#
~[7f]}#@!}!}!} }9}#}%B#}%}(}"}'}"}"}&} } } } }%}&K[13] #;H~
CONNECT
--> Carrier detected.  Waiting for prompt.
~[7f]}#@!}!}"} }9}#}%B#}%}(}"}'}"}"}&} } } } }%}&K[13] #w%~
--> PPP negotiation detected.
--> Starting pppd at Mon Dec  1 08:02:33 2008
--> Pid of pppd: 6246
--> pppd: �ר ��� �ר
--> Using interface ppp0
--> local  IP address 189.92.171.211
--> remote IP address 10.64.64.64
--> primary   DNS address 200.169.117.22
--> secondary DNS address 200.169.119.22

já tentei apn claro.com.br e bandalarga.claro.com.br
só estou estranhando nesse log o remote IP address. no windows ele é mais estranho ainda... ele é assim: 0.0.0.0  :P

detalhe: já fiz o que você disse e continua a mesma coisa