Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink

Iniciado por alarcon, 05 de Março de 2006, 11:59

tópico anterior - próximo tópico

walfrido

para a galera q quer compilar o drive na mao para o ubuntu 6.06 como alarcon fez pro 5.10
vale lembrar que alguns pacotes como o build essentials, o gcc e o cpio dentre outros estao disponiveis no proprio cd do ubuntu 6.06. ´e s´o inserir o disco e atualizar o synaptic

abracao para todos

rbrazileiro

Citação de: walfrido online 29 de Junho de 2006, 16:26
para a galera q quer compilar o drive na mao para o ubuntu 6.06 como alarcon fez pro 5.10
vale lembrar que alguns pacotes como o build essentials, o gcc e o cpio dentre outros estao disponiveis no proprio cd do ubuntu 6.06. ´e s´o inserir o disco e atualizar o synaptic

abracao para todos

Walfrido, blz? Eu utilizei a tua dica para instalar o meu modem no Dapper 6.06. Mas antes eu tentei fazer na mao pelo exemplo do alarcon,  não deu certo, quando tentei o seu,  funcionou. Obrigado..

Me tira uma dúvida. O que é o Dummy Mode? Ele é pior ou melhor do que instalar na mão. Existe diferença?

Valeu
Ricardo Brazileiro

"Eu acredito na liberdade"

Servo

Eu tenho osmartlink instalado no meu dapper como sugerido pelos amigos, mas ao atualizar o sistema foi instalada uma nova imagem de kernel (.15.25) que fez com q o me modem parasse de funcionar. Depois disso qualquer tentativa de instalação foi frustrada pq na compilação não encontrava os caminhos para executar os comandos make e make install. Eu reinstalei o sistema e instalei o sl-modem-source e sl-modem daemon, q eu não havia instalado antes. A minha pergunta é: o q será q aconteceu? Será q se eu atualizar novamente o sistema vou ter este mesmo erro?

Obrigado pela atenção!

flaviostz

Olá pessoal!

Já sou usuário do Ubuntu desde de o início do ano. Consegui sem problemas fazer meu modem funcionar na versão 5.04 e 5.10 do Ubuntu seguindo os tutoriais postados aqui.

Agora fiz um upgrade para versão 6.06 e parece que está um pouco diferente das outras versões. Vocês tem um tutorial detalhado para fazer o modem smartlink funcionar com essa versão de ubuntu?

Infelizmente,agora, estou acessando internet usando meu Windows XP ( arrrghhh !!! ).  :-[

T+

flavio

flaviostz

Pessoal, eu vi os posts anteriores e ainda não consegui entender como faço para instalar o modem no ubunut 6.06. Alguma dica? Quem pode me ajudar? O ideal seria um tutorial passo a passo.

Ah! Nos posts eu vi que precisa fazer update de pacotes, mas eu não consigo porque eu preciso do modem para acessar a internet  ;)

Alguma ideia?

flavio

aleksandre

Olá a todos!

Observei uns três posts que relatavam o êxito de conseguir a compilação do driver para o Dapper.
Um desses abençoados poderia por gentileza nos detalhar como conseguiram essa façanha, por favor.

Já eu por aqui só conseguir usar o pacote do Alarcon parcialmente no Breezy, de onde teclo no momento!
Estou usando o segundo pacote, que vem com o ungrabed-winmodem, pois o primeiro não funcionava no meu caso.
No entanto, há qualquer coisa de erra por aqui, pois meu modem só funciona se eu manualmente fizer o que os scripts de inicialização deveriam fazer, ou seja:

No terminal:

modprobe -r slamr
modprobe ungrab-winmodem
modprobe slamr
slmodemd --country=BRAZIL --perm=0666 /dev/slamr0&
ln -sf /dev/ttySL0 /dev/modem

Só funciona assim! Alguém passou pelo mesmo e conseguiu corrigir?

Agradeço a quem puder ajudar!

aleksandre

Olá a todos!

Consegui fazer com que meu NetoDragon funcionasse no meu Ubuntu 6.06 LTS Dapper Drake.
Os procedimentos que utilizei foram os seguintes (desculpem minha forma dummy!):

Primeiro baixe os seguintes pacotes em um micro com acesso à internet:

*modem-arquivos-v4.tar.gz (http://prdownloads.sourceforge.net/projeto-messias/modem-arquivos-v4.tar.gz?download)- Pacote criado e mantido pelo meu conterrâneo Alarcon, mas para ser usado no Brezzy. Usaremos alguns arquivos dele!
*libgnutls11_1.0.16-13.1ubuntu1.1_i386.deb (http://debian.linux.org.tw/ubuntu/pool/main/g/gnutls11/libgnutls11_1.0.16-13.1ubuntu1.1_i386.deb) - Dependência exigida para a instalação do discador Gnome-ppp.
*sl-modem-daemon (http://ftp.ubuntu.com/ubuntu/pool/multiverse/s/sl-modem/sl-modem-daemon_2.9.10+2.9.9d+e-pre2-5build1_i386.deb) - Provedor de alguns scripts para carregar os módulos do modem no boot. Esse vai atualizar o que é instalado pelo pacote do Alarcon.

Vá em Aplicações -> Acessórios -> Terminal

Digite no terminal:
$Sudo su
#(sua senha)
#gedit /etc/apt/sources.list

No editor de texto que se abre, marque o início de todas as linhas que lá se encontram com um "#" e cole no final do arquivo a seguinte linha:
deb cdrom:[Ubuntu 6.06 _Dapper Drake_ - Release i386 (20060531)]/ dapper main restricted

Agora coloque o cd do Dapper no driver, feche qualquer janela que possa ter aparecido automaticamente e digite no terminal:

#apt-get update

#apt-get install make gcc build-essential linux-headers-2.6.15-23-386

Vá no pacote do Alarcon (modem-arquivos-v4.tar.gz), clique com o botão direito do mouse no arquivo e escolha extrair aqui; acesse a pasta descompactada e separe os seguintes pacotes: libasound2_1.0.10-2_i386.deb, libasound2-dev_1.0.10-2_i386.deb, softmodems-smartlink.deb e gnome-ppp_0.3.21-1_i386.deb (transfira-os para uma outra pasta qualquer). Coloque os pacotes libgnutls11_1.0.16-13.1ubuntu1.1_i386.deb e sl-modem-daemon_2.9.10+2.9.9d+e-pre2-5build1_i386.deb nessa mesma pasta em que você separou esses pacotes.

Agora digite os seguintes comandos:

#cd /no_da_pasta_separada
#dpkg -i libgnutls11_1.0.16-13.1ubuntu1.1_i386.deb
#dpkg -i gnome-ppp_0.3.21-1_i386.deb libasound2_1.0.10-2_i386.deb libasound2-dev_1.0.10-2_i386.deb softmodems-smartlink.deb

Siga os procedimentos que serão pedidos nas caixas de diálogo que se abrem e depois faça um teste de conexão com o gnome-ppp. Satisfeito com o resultado? Ainda não terminou. Digite:

#dpkg -i sl-modem-daemon_2.9.10+2.9.9d+e-pre2-5build1_i386.deb

Confirme com "Y" às perguntas para que os scripts antigos sejam substituídos;
Reinicie todo o sistema e tente conectar-se novamente.

Comigo funcionou normal, mas se com você ainda aparecer a mensagem de que nenhum modem foi encontrado, não se desespere. Tente:

#/etc/init.d/sl-modem-daemon stop
#modprobe -r slamr
#/etc/init.d/sl-modem-daemon start

E vá em busca de solução por aqui!
Boa sorte!

karioka

O problema é que muita gente consegue mas quando o sistema reicia, já era, tem que carregar os módulos de novo.
Consegui um jeito de carregar esse módulo no boot

Consegui assim:

Procedimentos:
Abra um terminal:
Aplicações > Acessórios > Terminal
Digite: sudo su
Password: ***** sua senha
root@ubuntu:/home/usuario#
# cat /proc/version
# Linux version 2.6.12-10-386 (buildd@terranova) (gcc version 3.4.5 20050809 (prer elease) (Ubuntu 3.4.4-6ubuntu8.1)) #1 Tue Jul 18 22:08:27 UTC 2006
Isso ira mostrar a versão do seu Kernel, no meu caso é: 2.6.12-10-386]
Agora baixe o driver Smart Link equivalente a seu kernel neste link:
http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/Ubuntu
Entre na pasta onde você fez o download do arquivo:
Exemplo:
root@ubuntu:/home/usuario# cd tmp
root@ubuntu:/home/usuario/tmp# cd slamr-2.6.12-10-386
roo@ubuntu:/home/usuario/tmp/slamr-2.6.12-10-386# ./setup
Reicie seu sistema.
Agora a dica:
Abra um terminal:
Aplicações > Acessórios > Terminal
Digite: sudo su
Password: ***** sua senha
root@ubuntu:/home/usuario# gedit /etc/rc2.d/S20sl-modem-daemon
Procure por essas linhas no início:

PATH=/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/sbin:/bin:/usr/sbin:/usr/bin
DAEMON=/usr/sbin/slmodemd
NAME=slmodemd
PIDFILE=/var/run/$NAME.pid
DESC="SmartLink modem daemon"
modprobe="$(cat /proc/sys/kernel/modprobe 2>/dev/null || echo modprobe)"
...

Adicione isso:

modprobe -r slamr
modprobe ungrab-winmodem
modprobe slamr

Vai ficar assim:

#!bin/sh
#
modprobe -r slamr
modprobe ungrab-winmodem
modprobe slamr
PATH=/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/sbin:/bin:/usr/sbin:/usr/bin
DAEMON=/usr/sbin/slmodemd
NAME=slmodemd
PIDFILE=/var/run/$NAME.pid
DESC="SmartLink modem daemon"
modprobe="$(cat /proc/sys/kernel/modprobe 2>/dev/null || echo modprobe)"
...... tem mais coisa aqui pra baixo mas não precisa mexer em nada.

Agora é só configurar o GNOME PPP.

tupa

aleksandre segui as suas dicas e olha so o houve, karioka se puder ajudar fico grato, segue abaixo

1 passo
ubuntu@ubuntu-desktop:~$ sudo su
Password:
root@ubuntu-desktop:/home/ubuntu# gedit /etc/apt/sources.list

(gedit:5164): GnomeUI-WARNING **: While connecting to session manager:
Authentication Rejected, reason : None of the authentication protocols specified  are supported and host-based authentication failed.
root@ubuntu-desktop:/home/ubuntu# apt-get update
Err http://br.archive.ubuntu.com dapper Release.gpg
  Falaha temporária resolvendo 'br.archive.ubuntu.com'
Err http://br.archive.ubuntu.com dapper-updates Release.gpg
  Falaha temporária resolvendo 'br.archive.ubuntu.com'
Err http://security.ubuntu.com dapper-security Release.gpg
  Falaha temporária resolvendo 'security.ubuntu.com'
Falha ao baixar http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/dapper/Release.gpg  Fa laha temporária resolvendo 'br.archive.ubuntu.com'
Falha ao baixar http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/dapper-updates/Release .gpg  Falaha temporária resolvendo 'br.archive.ubuntu.com'
Falha ao baixar http://security.ubuntu.com/ubuntu/dists/dapper-security/Release. gpg  Falaha temporária resolvendo 'security.ubuntu.com'
Lendo Lista de Pacotes... Pronto
W: Alguns arquivos de índice falharam no download, eles foram ignorados ou os an tigos foram usados em seu lugar.
root@ubuntu-desktop:/home/ubuntu#

2 passo
root@ubuntu-desktop:/home/ubuntu# apt-get -y install make gcc build-essential linux-headers-2.6.15-23-386
Construindo Árvore de Dependências... Pronto
E: O pacote smartlink-ubuntu precisa ser reinstalado, mas não foi possível encontrar um repositório para o mesmo.
root@ubuntu-desktop:/home/ubuntu#

3 passo
root@ubuntu-desktop:/home/ubuntu/erro/teste/teste1# dpkg -i libgnutls11_1.0.16-13.1ubuntu1.1_i386.deb
(Lendo banco de dados ... 70274 arquivos e diretórios atualmente instalados.)
Preparando para substituir libgnutls11 1.0.16-13.1ubuntu1.1 (usando libgnutls11_1.0.16-13.1ubuntu1.1_i386.deb) ...
Descompactando substituto libgnutls11 ...
Instalando libgnutls11 (1.0.16-13.1ubuntu1.1) ...

root@ubuntu-desktop:/home/ubuntu/erro/teste/teste1# dpkg -i gnome-ppp_0.3.21-1_i386.deb libasound2_1.0.10-2_i386.deb libasound2-dev_1.0.10-2_i386.deb softmodems-smartlink.deb
(Lendo banco de dados ... 70274 arquivos e diretórios atualmente instalados.)
Preparando para substituir gnome-ppp 0.3.21-1 (usando gnome-ppp_0.3.21-1_i386.deb) ...
Descompactando substituto gnome-ppp ...
Preparando para substituir libasound2 1.0.10-2 (usando libasound2_1.0.10-2_i386.deb) ...
Descompactando substituto libasound2 ...
Preparando para substituir libasound2-dev 1.0.10-2 (usando libasound2-dev_1.0.10-2_i386.deb) ...
Descompactando substituto libasound2-dev ...
Descompactando softmodems-smartlink (de softmodems-smartlink.deb) ...
dpkg: erro processando softmodems-smartlink.deb (--install):
tentando sobrescrever `/tmp/slmodem-2.9.11-20051101/Makefile', que também está no pacote smartlink-ubuntu
dpkg-deb: subprocesso paste morto por sinal (Pipe quebrado)
Instalando gnome-ppp (0.3.21-1) ...

Instalando libasound2 (1.0.10-2) ...

dpkg: problemas de dependência impedem configuração de libasound2-dev:
libasound2-dev depende de libc6-dev | libc-dev; porém:
  Pacote libc6-dev não está instalado.
  Pacote libc-dev não está instalado.
dpkg: erro processando libasound2-dev (--install):
problemas de dependência - deixando desconfigurado
Erros foram encontrados durante processamento de:
softmodems-smartlink.deb
libasound2-dev
root@ubuntu-desktop:/home/ubuntu/erro/teste/teste1#
root@ubuntu-desktop:/home/ubuntu/erro/teste/teste1# #apt-get -y install sl-modem-daemon_2.9.10+2.9.9d+e-pre2-5build1_i386.deb

eu acho que ñ tenho instalado o make , make install, kernel-headers, qdo entro symantec e busco por estes nomes ñ encontro eles, sera q isso é possivel pessoal pois qdo se instala o sistema no hd ele ñ leva pra dento estes pacotes??? bom espero que vcs me ajudem....sou totalmente leigo em linux mas quero muito usar este ubuntu..

valeu a todos..

aleksandre

Olá, Tupa!

Ao que parece, seu cd não está sendo reconnecido pelo apt!
Eu atualizei as instrunções lá em cima; organizei um pouco!
Por favor tenta novamente e vê se dessa vez vai!
Pra não ter problema com buscas nos repositórios, comenta cada um deles no souce.list e deixa descomentado apenas a linha do cd do Dapper.
Só pra lembrar: essas instrunções aí são para o Ubuntu 6.06 LTS! Não dará certo se você estiver usando o kubuntu.

Já os problemas de ter que levantar os módulos depois de cada reboot foi resolvido simplismente com a atualização do sl-modem-daemon, conforme explicado acima!

Boa sorte a todos!

tupa

olha só amigo tentei novamente e tive o mesmo problema, o q devo fazer ??

root@ubuntu-desktop:/home/ubuntu/erro/teste/teste1# dpkg -i libgnutls11_1.0.16-13.1ubuntu1.1_i386.deb
(Lendo banco de dados ... 70286 arquivos e diretórios atualmente instalados.)
Preparando para substituir libgnutls11 1.0.16-13.1ubuntu1.1 (usando libgnutls11_1.0.16-13.1ubuntu1.1_i386.deb) ...
Descompactando substituto libgnutls11 ...
Instalando libgnutls11 (1.0.16-13.1ubuntu1.1) ...

root@ubuntu-desktop:/home/ubuntu/erro/teste/teste1# dpkg -i gnome-ppp_0.3.21-1_i386.deb libasound2_1.0.10-2_i386.deb libasound2-dev_1.0.10-2_i386.deb softmodems-smartlink.deb
(Lendo banco de dados ... 70286 arquivos e diretórios atualmente instalados.)
Preparando para substituir gnome-ppp 0.3.21-1 (usando gnome-ppp_0.3.21-1_i386.deb) ...
Descompactando substituto gnome-ppp ...
Preparando para substituir libasound2 1.0.10-2 (usando libasound2_1.0.10-2_i386.deb) ...
Descompactando substituto libasound2 ...
Preparando para substituir libasound2-dev 1.0.10-2 (usando libasound2-dev_1.0.10-2_i386.deb) ...
Descompactando substituto libasound2-dev ...
Descompactando softmodems-smartlink (de softmodems-smartlink.deb) ...
dpkg: erro processando softmodems-smartlink.deb (--install):
tentando sobrescrever `/etc/default/sl-modem-daemon', que também está no pacote sl-modem-daemon
dpkg-deb: subprocesso paste morto por sinal (Pipe quebrado)
Instalando gnome-ppp (0.3.21-1) ...

Instalando libasound2 (1.0.10-2) ...

dpkg: problemas de dependência impedem configuração de libasound2-dev:
libasound2-dev depende de libc6-dev | libc-dev; porém:
  Pacote libc6-dev não está instalado.
  Pacote libc-dev não está instalado.
dpkg: erro processando libasound2-dev (--install):
problemas de dependência - deixando desconfigurado
Erros foram encontrados durante processamento de:
softmodems-smartlink.deb
libasound2-dev

tupa

aleksandre descupa ai pela pertubação, mas como eu disse sou leigo em linux mas tenho muita vontade de aprender, vc disse que conseguiu fazer o modem funcionar certo, meu ñ tem como vc colocar um passo a passo com linguagem bem simples pq talves eu ñ esteja entendendo a linguagem tecnica do processo...sendo assim talves eu consiga......outra duvida q tenho os pacotes make, gcc kernel-headers e os outros que é preciso para que tudo funcione eu tento localizar eles pelo symantic mas ñ os encontro, sera que eles estão instalados??? na instalação do sistema estes pacotes ñ vão automaticamente??

obrigado pela atenção

aleksandre

É o seguinte, Tupa!

Esse pacotes aí estão no cd do Dapper, mas não foram instalados com a instalação do sistema. Então se faz necessáio fazer o sistema do apt reconhecer o cd novamente como um repositório de pacotes. É por isso que eu adiciono a linha com o endereço do cd no sources.lis. O que pode estar ocorrendo no seu caso é do seu cd ser de uma versão do Dappe diferente da minha e por isso não está sendo reconhecido pelo seu apt da forma como eu coloquei.

Vamos então tentar diferente. Vá em Sistema -> Administração -> Gerenciador de Pacotes Synaptic;
Digite sua senha de usuário. Agora, no synaptic, vá em Editar -> Adicionar CDROM... Insira o seu cd Dapper e dê ok.
Pedindo outro cd, diga não. Pronto! Agora o seu sistema deverá ter reconhecido seu cd. Agora, ainda no synaptic, vá em Configurações -> Repositórios -> e em Média de Instalação, desmarque tudo, menos a linha do CD disk with Ubuntu 6.06 LTS (Binary); clique em fechar.
Vá em Recarregar e deixe o synaptic ler os pacotes do cd. A partir de agora você pode instalar os pacotes make, etc pelo synaptic ou pela linha de comando como descrito no meu post anterior. Aconselho a fechar o synaptic e seguir o meu roteiro anterior a partir do:
#apt-get -i install make gcc build-essential linux-headers-2.6.15-23-386

Espero que agora dê resultado!

tupa

amigo, aleksandre seguinte, formatei e instalei novamente o sistema e apos instalado segui os procedimentos, foi tranquilo até o penultimo item, mesmo assim tentei conectar o modem deu sinal de vida e tentou fazer a conexão mas em seguida caiu, segue abaixo o erro q deu no ultimo item dos procedinentosm acho que foi no caracter  ( -i ), teve também uma critica a respeito do pacote slmodem-daemon, bom é isso , espero que vc possa me ajudar mais uma vez

valeu

root@milton-desktop:/home/milton/Modem1/tentativa1# apt-get -i install sl-modem-daemon_2.9.10+2.9.9d+e-pre2-5build1_i386.deb
E: Opção de linha de comando 'i' [de -i] é desconnhecida.
root@milton-desktop:/home/milton/Modem1/tentativa1# apt-get install sl-modem-daemon_2.9.10+2.9.9d+e-pre2-5build1_i386.deb
E: Impossível achar pacote sl-modem-daemon_2.9.10+2.9.9d+e-pre2-5build1_i386.deb
root@milton-desktop:/home/milton/Modem1/tentativa1# apt-get -i install sl-modem- daemon_2.9.10+2.9.9d+e-pre2-5build1_i386.deb
root@milton-desktop:/home/milton/Modem1/tentativa1# apt-get -i install sl-modem- daemon_2.9.10+2.9.9d+e-pre2-5build1_i386.deb
root@milton-desktop:/home/milton/Modem1/tentativa1# apt-get  install sl-modem-da emon_2.9.10+2.9.9d+e-pre2-5build1_i386.deb
E: Impossível achar pacote sl-modem-daemon_2.9.10+2.9.9d+e-pre2-5build1_i386.deb
root@milton-desktop:/home/milton/Modem1/tentativa1# /etc/init.d/sl-modem-daemon stop
Shutting down SmartLink Modem driver normally.
Unloading modem driver from kernel ... slamr. ungrab_winmodem.
root@milton-desktop:/home/milton/Modem1/tentativa1# modprobe -r slamr
root@milton-desktop:/home/milton/Modem1/tentativa1# /etc/init.d/sl-modem-daemon start
ungrab-winmodem driver loaded, to gaurantee modem access by slamr
slamr driver loaded
Starting SmartLink slmodemd support for: slamr0.
Creating /dev/modem symlink, pointing to: /dev/ttySL0.
lrwxrwxrwx 1 root root 11 2006-07-28 04:41 /dev/modem -> /dev/ttySL0
lrwxrwxrwx 1 root root 10 2006-07-28 04:41 /dev/ttySL0 -> /dev/pts/1
root@milton-desktop:/home/milton/Modem1/tentativa1#

aleksandre

Tupa,

Rapaz, me perdôe! Eu errei ao corrigi meu tuto aí em cima! Eu usei apt-get -i quando o correto é dpkg -i... Depois que você reconhece o cd do Dapper, você usa apt-get install pacotes, e os demais comandos vai o dpkg -i pacote...foi realmente um erro lamentável. Mas agora está tudo certo (desfiz a besteira que tinha feito!). Infellizmente você vai ter que refazer tudo novamente! Mas como pode ver está no caminho certo, embora, eu tenha te desviado um pouco!
Paciência e boa sorte!
Ateh!

Repetindo o Tutorial com as devidas correções:

Primeiro baixe os seguintes pacotes em um micro com acesso à internet:

*modem-arquivos-v4.tar.gz (http://prdownloads.sourceforge.net/projeto-messias/modem-arquivos-v4.tar.gz?download)- Pacote criado e mantido pelo meu conterrâneo Alarcon, mas para ser usado no Brezzy. Usaremos alguns arquivos dele!
*libgnutls11_1.0.16-13.1ubuntu1.1_i386.deb (http://debian.linux.org.tw/ubuntu/pool/main/g/gnutls11/libgnutls11_1.0.16-13.1ubuntu1.1_i386.deb) - Dependência exigida para a instalação do discador Gnome-ppp.
*sl-modem-daemon (http://ftp.ubuntu.com/ubuntu/pool/multiverse/s/sl-modem/sl-modem-daemon_2.9.10+2.9.9d+e-pre2-5build1_i386.deb) - Provedor de alguns scripts para carregar os módulos do modem no boot. Esse vai atualizar o que é instalado pelo pacote do Alarcon.

Vá em aplicações -> Acessórios -> Terminal

Digite no terminal:
#Sudo su
#(sua senha)
#gedit /etc/apt/sources.list

No editor de texto que se abre, marque o início de todas as linhas que lá se encontram com um "#" e cole no final do arquivo a seguinte linha:
deb cdrom:[Ubuntu 6.06 _Dapper Drake_ - Release i386 (20060531)]/ dapper main restricted

Agora coloque o cd do Dapper no driver, feche qualquer janela que possa ter aparecido automaticamente e digite no terminal:

#apt-get update

#apt-get install make gcc build-essential linux-headers-2.6.15-23-386

Vá no pacote do alarcon (modem-arquivos-v4.tar.gz), clique com o botão direito do mouse no arquivo e escolha extrair aqui; acesse a pasta descompactada e separe os seguintes pacotes: libasound2_1.0.10-2_i386.deb, libasound2-dev_1.0.10-2_i386.deb, softmodems-smartlink.deb e gnome-ppp_0.3.21-1_i386.deb (transfira-os para uma outra pasta qualquer). Coloque os pacotes libgnutls11_1.0.16-13.1ubuntu1.1_i386.deb e sl-modem-daemon_2.9.10+2.9.9d+e-pre2-5build1_i386.deb nessa mesma pasta em que você separou esses pacotes.

Agora digite os seguintes comandos:

#cd /no_da_pasta_separada
#dpkg -i libgnutls11_1.0.16-13.1ubuntu1.1_i386.deb
#dpkg -i gnome-ppp_0.3.21-1_i386.deb libasound2_1.0.10-2_i386.deb libasound2-dev_1.0.10-2_i386.deb softmodems-smartlink.deb

Siga os procedimentos que serão pedidos nas caixas de diálogo que se abrem e depois faça um teste de conexão com o gnome-ppp. Satisfeito com o resultado? Ainda não terminou. Digite:

#dpkg -i sl-modem-daemon_2.9.10+2.9.9d+e-pre2-5build1_i386.deb

Confirme com "Y" às perguntas para que os scripts antigos sejam substituídos;
Reinicie todo o sistema e tente conectar-se novamente.

Comigo funcionou normal, mas se com você ainda aparecer a mensagem de que nenhum modem foi encontrado, não se desespere. Tente:

#/etc/init.d/sl-modem-daemon stop
#modprobe -r slamr
#/etc/init.d/sl-modem-daemon start

E vá em busca de solução por aqui!
Boa sorte!