Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink

Iniciado por alarcon, 05 de Março de 2006, 11:59

tópico anterior - próximo tópico

alarcon

Citação de: ixian online 18 de Junho de 2008, 19:00
Veja se está certo agora:

lsusb

Bus 002 Device 003: ID 045e:00d2 Microsoft Corp.
Bus 002 Device 002: ID 0483:7554 SGS Thomson Microelectronics 56k SoftModem
Bus 002 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 001 Device 001: ID 0000:0000 

lsusb -n

lsusb: invalid option -- n

dmesg | grep slusb

nenhuma resposta

ps -aux | grep slmodemd

Warning: bad ps syntax, perhaps a bogus '-'? See http://procps.sf.net/faq.html
ixian     6648  0.0  0.0   3020   780 pts/0    R+   18:59   0:00 grep slmodemd

lsmod | grep slusb

nenhuma resposta

Quando você instalou o meu pacote notou algum erro no processo de compilação ou tudo transcorreu bem?

Se vc está com o meu pacote instalado abra um terminal e digite estes comandos:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon stop

sudo modprobe ungrab-winmodem

sudo modprobe slusb

sudo /usr/sbin/slmodemd --country=BRAZIL --perm=0666 /dev/slusb0 &

só então tente usar o discador gnome-ppp no menu Aplicações > Internet > GNOME PPP. Lembrando que na aba Modem nas configurações do gnome-ppp em dispositivo deve estar o /dev/ttySL0.

Se com estes comandos acima seu modem funcionar é por que o script de ativação sl-modem-daemon que tem nele e que serve para ativar o modem no boot não funcionar para modems USB e então teremos que criar um script.

ixian

Obtive as seguintes respostas:

Shutting down SmartLink Modem driver normally ... no slmodemd daemon running.
Unloading modem driver from kernel ... slamr.

nada
sudo modprobe slusb
nada

[1] 6419
ixian@ixian-linux:~$ error: mdm setup: cannot stat `/dev/slusb0': No such file or directory
error: cannot setup device `/dev/slusb0'

[1]+  Exit 255                sudo /usr/sbin/slmodemd --country=BRAZIL --perm=0666 /dev/slusb0

Obrigado pela ajuda!

alarcon

Citação de: ixian online 19 de Junho de 2008, 10:16
Obtive as seguintes respostas:

Shutting down SmartLink Modem driver normally ... no slmodemd daemon running.
Unloading modem driver from kernel ... slamr.

nada
sudo modprobe slusb
nada

[1] 6419
ixian@ixian-linux:~$ error: mdm setup: cannot stat `/dev/slusb0': No such file or directory
error: cannot setup device `/dev/slusb0'

[1]+  Exit 255                sudo /usr/sbin/slmodemd --country=BRAZIL --perm=0666 /dev/slusb0

Obrigado pela ajuda!

O que está me parecendo é que o driver não foi compilado como deveria e por isso o comando modprobe (responsável por carregar os módulos do modem ) não está funcionado por que os módulos não foram criados e tudo o mais falha.

Veja para mim se em /lib/modules/KERNEL_EM_USO/ tem uma pasta chamada de extra ou se em /lib/modules/KERNEL_EM_USO/kernel tem uma pasta chamada de extra e procure por slusb.ko e slamr.ko para saber se os módulos haviam sido criados. Não lembro direito se é neste caminho que deveria estar os módulos, portanto como alternativa use o menu Locais > Pesquisar por Arquivos... > e em todo o sistema procure por slusb.ko ok.

Já vi que em teoria seu modem é suportado pelo driver Smartlink.

Vou pedir que vc faça o seguinte, baixe o driver Smartlink mais novo aqui:

http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/slmodem-2.9.11-20080417.tar.gz

coloque ele na sua pasta de usuário dentro da home e pelo nautilus clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha a opção extrair aqui. Será criada uma pasta chamada de slmodem-2.9.11-20080417, depois pelo terminal entre nela digitando:

cd /home/SEU_USUARIO/slmodem-2.9.11-20080417

e lá digite os seguintes comandos:

make

sudo make install

aguarde o processo de compilação e anote possíveis erros mostrados.

Depois de compilado digite os comandos:

sudo modprobe -r ungrab-winmodem

sudo modprobe slusb

só então tente usar o discador gnome-ppp no menu Aplicações > Internet > GNOME PPP. Lembrando que na aba Modem nas configurações do gnome-ppp em dispositivo deve estar o /dev/ttySL0

alarcon

alternativamente, ou melhor, antes de fazer os procedimentos indicados acima tente isso:

sudo mknod -m 600 /dev/slusb0 c 243 0

sudo modprobe slusb

só então tente usar o discador gnome-ppp no menu Aplicações > Internet > GNOME PPP. Lembrando que na aba Modem nas configurações do gnome-ppp em dispositivo deve estar o /dev/ttySL0 ok.

Se com estes comandos acima seu modem funcionar é por que o script de ativação sl-modem-daemon que tem nele e que serve para ativar o modem no boot não funcionar para modems USB e então teremos que criar um script.

OBS: o comando destacada em vermelho foi acrescentado ao que vc já tinha feito anteriormente.

ixian

Citação de: alarcon online 19 de Junho de 2008, 10:51
alternativamente, ou melhor, antes de fazer os procedimentos indicados acima tente isso:

sudo mknod -m 600 /dev/slusb0 c 243 0

sudo modprobe slusb

só então tente usar o discador gnome-ppp no menu Aplicações > Internet > GNOME PPP. Lembrando que na aba Modem nas configurações do gnome-ppp em dispositivo deve estar o /dev/ttySL0 ok.

OBS: o comando destacada em vermelho foi acrescentado ao que vc já tinha feito anteriormente.

alarcon,

Desculpe, eu acabei de fazer o outro procedimento que você me falou.

Agora funcionou perfeitamente!!!

Muito obrigado pela ajuda!!!

Até mais

Oswaldo

Saudações!Não sei se já postaram sobre isso antes, pois não li todas as respostas...
Vejo que muitos sofrem no Hardy com a desconexão e posterior bloqueio do modem. Mas não precisa reiniciar o micro, basta fazer o seguinte:
* Digite em um terminal
ps ax | grep slmodem

A saída deve ser parecida com isto:

12406 ?        SL     1:56 /usr/sbin/slmodemd --alsa -c USA modem:1
13701 pts/2    S+     0:00 grep modem

Aí vc pega o n° do processo do slmodemd e dá um sudo kill nele

sudo kill 12406

E depois repete a linha do slmodemd sem a parte do modem:1

sudo  /usr/sbin/slmodemd --alsa -c USA

Não feche o terminal.
Pronto, está destravado o seu modem, e quando travar de novo é só teclar Ctrl + C no mesmo terminal e repetir o último comando.
PS. Instalei o meu modem com o pacote sl-modem-daemon_2.9.10+2.9.9d+e-pre2-5build1_i386.deb
Não usei ungrab-winmodem, e quando atualizo o pacote para a atual do repo, fica caindo a conexão toda hora, quando conecta.
Espero ter ajudado, mas no 6.10 nada disso era necessário, e se continuar esse monte de bugs que estão rolando, infelizmente eu vou pular pro Debian ou pro Slack.
A propósito, Alarcon, qual é a função do ungrab? Pois na máquina de um amigo, o modem é o mesmo, mas só funciona com ungrab e o meu com ungrab não funciona de jeito nenhum, a conexão ficava instável e eu tinha de remover tudo e reinstalar só o pacote deb do daemon...

Abraços

alarcon

Citação de: Oswaldo online 20 de Junho de 2008, 21:45
Saudações!Não sei se já postaram sobre isso antes, pois não li todas as respostas...
Vejo que muitos sofrem no Hardy com a desconexão e posterior bloqueio do modem. Mas não precisa reiniciar o micro, basta fazer o seguinte:
* Digite em um terminal
ps ax | grep slmodem

A saída deve ser parecida com isto:

12406 ?        SL     1:56 /usr/sbin/slmodemd --alsa -c USA modem:1
13701 pts/2    S+     0:00 grep modem

Aí vc pega o n° do processo do slmodemd e dá um sudo kill nele

sudo kill 12406

E depois repete a linha do slmodemd sem a parte do modem:1

sudo  /usr/sbin/slmodemd --alsa -c USA

Não feche o terminal.
Pronto, está destravado o seu modem, e quando travar de novo é só teclar Ctrl + C no mesmo terminal e repetir o último comando.
PS. Instalei o meu modem com o pacote sl-modem-daemon_2.9.10+2.9.9d+e-pre2-5build1_i386.deb
Não usei ungrab-winmodem, e quando atualizo o pacote para a atual do repo, fica caindo a conexão toda hora, quando conecta.
Espero ter ajudado, mas no 6.10 nada disso era necessário, e se continuar esse monte de bugs que estão rolando, infelizmente eu vou pular pro Debian ou pro Slack.
A propósito, Alarcon, qual é a função do ungrab? Pois na máquina de um amigo, o modem é o mesmo, mas só funciona com ungrab e o meu com ungrab não funciona de jeito nenhum, a conexão ficava instável e eu tinha de remover tudo e reinstalar só o pacote deb do daemon...

Abraços

Rapaz faz tanto tempo que li sobre o ungrab que não lembro mais o que era e nem encontrei informação sobre ele agora no momento, mas foi algo feito para solucionar um problema com alguns modems que alguma informação necessária era interpretada erroneamente e o ungrab foi feito para solucionar isso para alguns tipos de modems.

Isso que você falou acima sobre desbloquear o modem pode ser feito de uma forma mais simples, bastando digitar no terminal isso:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart

o script sl-modem-daemon que vem no pacote sl-modem-daemon_2.9.10+2.9.9d+e-pre2-5build1_i386.deb serve para ativar o modem no boot, para pará-lo e para reiniciar o mesmo quando não foi iniciardo direito, ou seja, /etc/init.d/sl-modem-daemon start, /etc/init.d/sl-modem-daemon stop e /etc/init.d/sl-modem-daemon restart

Antonio Jr.

...so pegando uma carona, Alarcon, pq eu nao consigo colocar strings tipo AT*MM12 naquele pacote v.23 para modem motorola q vc me passou??? pois se coloco assim da erro e o modem nao conecta, agora se coloco um Z depois do AT ele funciona normal mas acredito q as strings nao...obrigado, se acharem mais apropriado crio um topico...

alarcon

Citação de: Antonio Jr. online 22 de Junho de 2008, 18:59
...so pegando uma carona, Alarcon, pq eu nao consigo colocar strings tipo AT*MM12 naquele pacote v.23 para modem motorola q vc me passou??? pois se coloco assim da erro e o modem nao conecta, agora se coloco um Z depois do AT ele funciona normal mas acredito q as strings nao...obrigado, se acharem mais apropriado crio um topico...

se vc abrir um terminal e digitar:

gedit wvdial.conf

irá abrir o arquivo de configuração do discador gnome-pp e nas linhas:

CitarInit = ATZ
Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
Init3 =
Init4 =
Init5 =
Init6 =
Init7 =
Init8 =
Init9 =

são os strings de inicialização. Acho que se você pretende fazer alguma alteração que não seja os valores padrões, então altera do Init2 em diante, creio que o Init principal, o primeiro, deva ser ATZ mesmo. Se quiser pode tentar modificar o Init principal também e por aqui para ver o que acontece.

marinhojeff

Olá, Alarcon, muita satisfação postar p falar com vc e com toda a comunidade, via Ubuntu 8.04, graças ao material que vc disponibilizou, parabéns camarada!
Quem dera se em nossos orgãos federais houvessem pessoas como vc mais preoucupadas em compartilhar e colaborar com os demais do que ver seus próprios interesses.
Meu modem hoje é um V.92 chipset motorola sm56 (que troquei, antes era o conexant que não rodava no windows) e agora funciona após eu ter instalado o pacote modem-arquivos-v23.tar.gz.
Nem li se alguém já tinha postado esta informação, fiz questão de voltar ao fórum e reforçar, além de estar postando em outros sites por onde passar. Valeu!

Antonio Jr.

Citarsão os strings de inicialização. Acho que se você pretende fazer alguma alteração que não seja os valores padrões, então altera do Init2 em diante, creio que o Init principal, o primeiro, deva ser ATZ mesmo. Se quiser pode tentar modificar o Init principal também e por aqui para ver o que acontece.

....bom eu ja tentei modificar o init 1 mas nao da certo, o init 2 eu deixei padrao e so edito dele em diante, mas meu grilo é nao poder usar as strings como elas sao, tipo AT o modem so inicia se nas strings q eu coloco eu inserir ATZ...mas vlw muito pela ajuda cara...

cfsilva30

Olá Amigo!   Tudo bem?   Sou iniciante no linux e instalei em minha maquina o ubuntu 8.04  e agora estou a semanas tentando instalar um modem e não consigo tenho um lucente v90 e um motorola com chipset Smartlink.  vi o  seu tutorial, e gostaria de saber se é possível usalo para instalar o motorola. se não me engano esse é o nome dele (motorola unknown device 3052)

Caso não seja, você pode me ajudar.

Desde já agradeço!

alarcon

Citação de: cfsilva30 online 30 de Junho de 2008, 06:50
Olá Amigo!   Tudo bem?   Sou iniciante no linux e instalei em minha maquina o ubuntu 8.04  e agora estou a semanas tentando instalar um modem e não consigo tenho um lucente v90 e um motorola com chipset Smartlink.  vi o  seu tutorial, e gostaria de saber se é possível usalo para instalar o motorola. se não me engano esse é o nome dele (motorola unknown device 3052)

Desde já agradeço!

Primeiramente retire do seu PC o modem lucent e coloque somente o motorola.

Depois abra o Ubuntu e use o terminal dele que se encontra no menu Aplicações > Acessórios > Consola (ou Terminal) e digite:

lspci -d 1057:3052

se aparecer como resposta algo referente ao seu modem motorola, por exemplo isso: Motorola SM56 Data Fax Modem (Rev04), então é por que o seu motorola é suportado pelo driver smartlink. Agora se nada aparecer, infelizmente, no momento, seu modem motorola não tem suporte.

Sendo o seu modem suportado siga as várias dicas que já falei aqui neste meu tópico e use o pacote que fiz correspondente a sua versão do Ubuntu.

cfsilva30

Citação de: alarcon online 30 de Junho de 2008, 14:05
Citação de: cfsilva30 online 30 de Junho de 2008, 06:50

Desde já agradeço!

Primeiramente retire do seu PC o modem lucent e coloque somente o motorola.

Depois abra o Ubuntu e use o terminal dele que se encontra no menu Aplicações > Acessórios > Consola (ou Terminal) e digite:

se aparecer como resposta algo referente ao seu modem motorola, por exemplo isso: Motorola SM56 Data Fax Modem (Rev04), então é por que o seu motorola é suportado pelo driver smartlink. Agora se nada aparecer, infelizmente, no momento, seu modem motorola não tem suporte.

Sendo o seu modem suportado siga as várias dicas que já falei aqui neste meu tópico e use o pacote que fiz correspondente a sua versão do Ubuntu.

Grato pela resposta ,  acabei de baixar o pacote  v24,    vou tentar e posto para vc !

Nielson

Oi  Alarcon.

Já o agradeço daqui por diante.

Sou iniciante no mundo linux e estou com dificuldade para instalar meu modem na distro Ubuntu 8.04. Tenho um modem Motorola sm56, com id 1057:3052, kernel 2.6.24-16-generic.
Testei o comando:
obtive resposta:
01:00.0 Modem: Motorola SM56 Data Fax Modem (rev 04)
Vi em seu Tutorial que  meu modem é suportado pelo novo pacote. Baixei o modem-arquivos-v23.tar.gz, li os arquivos leia-me e outro PDF, testei o seu novo pacote fazendo todos os comandos para poder instalar meu modem. O probrema é que quando dei o comando:
sudo su
para entrar no modo root ele me respondeu:
sudo: unable to resolve host nielson-desktop
após este testei o comando:
su
onde ele responde:
senha:
mas neste ponto não posso digitar nenhum caractere para auténticar minha senha.
Prossegui com a instalação com os comandos:

nielson@nielson-desktop:~/cd modem-arquivos-v23
nielson@nielson-desktop:~/modem-arquivos-v23$ chmod +x install-modem_Gnome
nielson@nielson-desktop:~/modem-arquivos-v23$ ./install-modem_Gnome
Usando ponto de montagem de CD-ROM /cdrom/
Desmontando CD-ROM
Aguardando por disco...
Por favor, insira um Disco no leitor e pressione enter
Montando CD-ROM...
Identificando.. [6c2e1c01c6884ef40fd349693334a953-2]
Procurando por arquivos de índice no disco..
Found 2 package indexes, 0 source indexes, 0 translation indexes and 1 signatures
Esse disco é chamado:
'Ubuntu 8.04 _Hardy Heron_ - Release i386 (20080423)'
Copiando lista de pacotes...gpgv: Assinatura feita Ter 22 Abr 2008 22:03:24 BRT usando DSA chave ID FBB75451
gpgv: Assinatura correta de "Ubuntu CD Image Automatic Signing Key <cdimage@ubuntu.com>"
E: Não foi possível abrir arquivo /var/lib/apt/lists/Ubuntu%208.04%20%5fHardy%20Heron%5f%20-%20Release%20i386%20(20080423)_dists_hardy_Release - open (13 Permissão negada)
E: Não foi possível abrir arquivo /var/lib/apt/lists/Ubuntu%208.04%20%5fHardy%20Heron%5f%20-%20Release%20i386%20(20080423)_dists_hardy_Release.gpg - open (13 Permissão negada)
./modem_homolog.h:53: erro: expected specifier-qualifier-list before 'u8'
./modem_homolog.h:103: erro: expected ':', ',', ';', '}' or '__attribute__' before 'id'
In file included from ./modem.h:51,

O livecd estava com o CD de instalação do ubuntu 8.04, e apareceram caixas de dialogo semelhantes ao do guia de instalação PDF. Após isto ele começou a ler muitos arquivos onde aqui coloquei apenas o começo mas fique sabendo que todos têm palavras dizendo AVISO, ERRO.
                   from modem_main.c:70:
./modem_dp.h:82: erro: expected declaration specifiers or '...' before 'u8'
./modem_dp.h:83: erro: expected declaration specifiers or '...' before 'u8'
In file included from modem_main.c:70:
./modem.h:138: erro: expected specifier-qualifier-list before 'u16'
./modem.h:174: erro: expected declaration specifiers or '...' before 'u8'
./modem.h:175: erro: expected declaration specifiers or '...' before 'u8'
./modem.h:191: erro: expected specifier-qualifier-list before 'u16'
./modem.h:219: erro: expected specifier-qualifier-list before 'u8'
./modem.h:263: erro: field 'termios' has incomplete type
./modem.h:319: erro: expected specifier-qualifier-list before 'u8'
./modem.h:340: erro: expected specifier-qualifier-list before 'u32'
./modem.h:342: erro: expected declaration specifiers or '...' before 'u8'
./modem.h:343: erro: expected declaration specifiers or '...' before 'u8'
./modem.h:354: erro: expected specifier-qualifier-list before 'u8'
./modem.h:371: erro: expected specifier-qualifier-list before 'u8'
./modem.h:436: erro: expected declaration specifiers or '...' before 'u8'
./modem.h:437: erro: expected declaration specifiers or '...' before 'u8'
./modem.h:439: erro: expected declaration specifiers or '...' before 'u8'
./modem.h:440: erro: expected declaration specifiers or '...' before 'u8'
./modem.h:442: erro: expected declaration specifiers or '...' before 'u8'
./modem.h:443: erro: expected declaration specifiers or '...' before 'u8'
modem_main.c:98: erro: expected '=', ',', ';', 'asm' or '__attribute__' before 'modem_perm'
modem_main.c:106: erro: expected specifier-qualifier-list before 'snd_pcm_t'
modem_main.c:134: erro: expected '=', ',', ';', 'asm' or '__attribute__' before '*' token
modem_main.c: Na função 'alsa_mixer_setup':
modem_main.c:141: erro: 'snd_mixer_elem_t' undeclared (first use in this function)
modem_main.c:141: erro: (Each undeclared identifier is reported only once
modem_main.c:141: erro: for each function it appears in.)
modem_main.c:141: erro: 'elem' undeclared (first use in this function)
modem_main.c:144: aviso: implicit declaration of function 'strchr'