Live CD ou CD de instalação ?

Iniciado por knightofgod, 05 de Março de 2006, 11:18

tópico anterior - próximo tópico

knightofgod

Tenho uma pequena dúvida na próxima versão do ubuntu pelo que li, você terá a opção de instalar através do live CD então minha pergunta é, qual a vantagem de pegar um CD só com o o instalador ao invés do live CD, que me permite rodar o ubuntu pelo CD e ainda instala-lo ?

euripedes

A vantagem de um live cd instalável eh que vc soh precisaria de um cd p/ testar e instalar o ubuntu ao invés de 2 um p/ testar e um outro apenas para fazer a instalação mas se vc vai com certeza instalar nao vejo vantagem em ter um livecd a nao ser emprestar pros amigos se convencerem de que o linux eh o melhor...

knightofgod

Sim, mas se o live CD vai funcionar como sistema e me permitir ainda a instalação, acho muito mais vantagem pois vou poder instalar e levar ele pra funcionar em qualquer lugar, por acaso existe algo de diferente do Live CD em relação ao CD de instalação?

euripedes

acredito que não, nunca fiz um comparativo, mas o de instalação vc nao precisa esperar o boot, que em alguns casos eh pra la de demorado, do livecd vc entra no instalador direto sem maiores problemas...

Kwezer

Citação de: "knightofgod"Tenho uma pequena dúvida na próxima versão do ubuntu pelo que li, você terá a opção de instalar através do live CD então minha pergunta é, qual a vantagem de pegar um CD só com o o instalador ao invés do live CD, que me permite rodar o ubuntu pelo CD e ainda instala-lo ?

Eu prefiro o cd de instalação normal, se eu for instalar pelo live cd é um porre.
Imagina, cada vez que precisar reinstalar o Ubuntu na minha máquina vou ser obrigado a colocar o Live CD, esperar todo o sistema subir e ai sim começar a fazer a instalação, eu não quero saber disso, quero por o cd e instalar.
O Live CD só serve pra você mostrar o Ubuntu, normamente para uma pessoa que nunca veio a usar o Ubuntu ou que usa outra distro, ai se o cara gostar do sistema tu pega e instala.
Não precisa ficar colocando o Live CD toda hora pra instalar o sistema, tu já sabe como é... :roll:
A idéia do instalador pelo Live CD é muito boa, mais acho que não substitui o cd de instalação normal.

knightofgod

É que estou acostumado com o live CD do kurumin, não sabia que o do ubuntu era tão lerdo, com o kuruma em 15 min no maximo está tudo instalado !!!

euripedes

É verdade mas vc agora me levantou uma dúvida... pq a cópia dos arquivos no ubuntu eh mais tõ mais lenta???? em compensação eu acho o ubuntu instalado mais rápido que o kurumin...

knightofgod

Não faço idéia o como disse o único live CD que utilizaei foi o do Kurumin que mesmo para carregar o sistema não demora tanto será que a nova versão vira mais veloz?

Lex Luthor

A vantagem que eu acho do liveCD com instalação é:
1) Você precisa só de um CD para mostrar e para instalar, muita facilidade
2) Pelo menos no Kurumim, o tempo que você "perde" esperando o sistema subir (poxa, tá até parece que é muito...) você ganha configurando a rede e outras coisas, como desktop, língua, etc.... no kurumin depois que ele acaba de isntalar ele copia todas as configurações atuais para a instalação, e quando vc boota tá tudo igualzinho, inclusive rede.
3) O computador não fica inutilizado enquanto faz a cópia de arquivos, você pode mexer no sistema, navegar pela internet e fazer qualquer coisa durante a instalação...
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -