Duvida com DGuitar e tuxguitar!(resolvido)

Iniciado por usuario verde, 24 de Outubro de 2008, 21:31

tópico anterior - próximo tópico

usuario verde

Olá pessoal, bem como podem ver sou novo aki, espero que eu não esteja atrapalhando.

Bem vamos lá , eu instalei o ubuntu hoje , mais já tive um contato com ele no curso que fiz de linux para iniciantes.
Sim consegui instala lo embora tivera muito duvida pra configurar a internet , depois de consultar alguns foruns finalmente consegui

e agora minha duvida ;D

não consigo instalar os programas DGuitar e Tuxguitar, a unica coisa que eu sei é que ambos tem que ser em rpm para instala-los . mais não achei nenhuma versão deles na internet que seja em rpm

e agora como eu faço para instala los?

usuario verde

Se alguem conhecer algum programa estilo o guitar pro que funcione no ubuntu eu agradeço

marcospinho

frets on fire não é tão elaborado como o guitar hero mas é livre pode ser que voce goste.
vá em: menu principal, aplicações, adicionar e remover, jogos, frets on fire.
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448

usuario verde

Citação de: marcospinho online 24 de Outubro de 2008, 22:50
frets on fire não é tão elaborado como o guitar hero mas é livre pode ser que voce goste.
vá em: menu principal, aplicações, adicionar e remover, jogos, frets on fire.

Não amigo, é um software para ler partituras e tablaturas

mesmo assim obrigado pela coloboração

marcospinho

voce já conhece o ubuntu studio? tem um catatau de coisas de musica lá, eu tenho a suite completa aqui em casa o arquivo para ler partituras é o DENEMO como eu não gosto de tablatura não quis baixar esse ai.
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448

usuario verde

to usando o tuxguitar, ele é bonzinho mais não é igual ao guitar pro. a qualidade de som dele é horrivel

nesse ponto o linux não supriu minha necessidade

usuario verde

Felix

Citação de: usuario verde online 24 de Outubro de 2008, 21:31
Olá pessoal, bem como podem ver sou novo aki, espero que eu não esteja atrapalhando.

Bem vamos lá , eu instalei o ubuntu hoje , mais já tive um contato com ele no curso que fiz de linux para iniciantes.
Sim consegui instala lo embora tivera muito duvida pra configurar a internet , depois de consultar alguns foruns finalmente consegui

e agora minha duvida ;D

não consigo instalar os programas DGuitar e Tuxguitar, a unica coisa que eu sei é que ambos tem que ser em rpm para instala-los . mais não achei nenhuma versão deles na internet que seja em rpm

Só corrigindo:

Pacotes .rpm são para distribuições baseadas em Red Hat (Red Hat, Fedora, Cent OS, etc..), o Ubuntu é baseado em Dedian, e assim como seu 'pai' usa pacotes .deb

usuario verde

Citação de: Felix online 25 de Outubro de 2008, 20:22
Citação de: usuario verde online 24 de Outubro de 2008, 21:31

e agora minha duvida ;D

Só corrigindo:

Pacotes .rpm são para distribuições baseadas em Red Hat (Red Hat, Fedora, Cent OS, etc..), o Ubuntu é baseado em Dedian, e assim como seu 'pai' usa pacotes .deb

é que me passaram essa informação errada, mais você ta totalmente certo mesmo.

você pode por favor me indicam um site com downloads de arquivo .deb?

Felix

Recomendo sempre fazer uma busca pelo site oficial do programa desejado, normalmente nestes você quase sempre encontrará a última versão estável provavelmente empacotada para várias distribuições. Mas um site que é referência para muitos é o GetDeb, dê uma olhada se encontra o que quer lá.

Precisamos estamos aí

usuario verde

Citação de: Felix online 25 de Outubro de 2008, 21:17
Recomendo sempre fazer uma busca pelo site oficial do programa desejado, normalmente nestes você quase sempre encontrará a última versão estável provavelmente empacotada para várias distribuições. Mas um site que é referência para muitos é o GetDeb, dê uma olhada se encontra o que quer lá.

Precisamos estamos aí
Po cara valeu mesmo, já deu pra perceber que você é gente boa pra caramba.vou pesquisar no site ve se encontro algo que eu use.

abraços

usuario verde

eu instalei o wine aki consegui emular perfeitamente, se alguem se interessar eu passo o tuto que eu usei para habilitar o midi e instlar o guitar pro .

Felix

Citação de: usuario verde online 29 de Outubro de 2008, 15:02
eu instalei o wine aki consegui emular perfeitamente, se alguem se interessar eu passo o tuto que eu usei para habilitar o midi e instlar o guitar pro .

Você pode fazer o tuto e postar na seção de Dicas aqui do fórum, o que acha?

ursoouindio

Usuário Verde, também sou iniciante em Linux e tenho muito interesse neste tutorial. Agradeço se indicar onde o encontro ou se postar você mesmo!

usuario verde

Citação de: ursoouindio online 30 de Outubro de 2008, 18:07
Usuário Verde, também sou iniciante em Linux e tenho muito interesse neste tutorial. Agradeço se indicar onde o encontro ou se postar você mesmo!

Você sabe emular o arquivo pelo wine? se não souber não tem problema eu te ajudo. se quiser me adcionar no msn fique a vontade, meu msn é havaianasroxa@hotmail.com

Vamos-lá?

Emulando pelo wine

o guitar pro que eu usei baixei no site www.isohunt.com o arquivo chama Guitar Pro 5.2 (with complete RSE packs) emule o arquivo .exe

Abra seu gerenciandor de pacotes(sitema|administração|gerenciado de pacotes synaptic).
Ao abrir o gerenciador de pacotes, sera solicitada a sua senha de root.digite a e clique em ok.

Clique em procurar e digite Wine , clique no botão procura.

Clique no quadrado a esuqerda e selecione a opção marcar para instalação, depois clique em aplicar

Aguarde o termino da instalação

Quando terminar a instalação, clique em fechar.
Senão aparecerem mensagens de erro significa que a instalação foi efetuado com suceso

Agora vamos configurar o Wine.

Clique na guia aplicações |wine|configuração wine

Verifique a opção sistema operacional windows xp está marcada.Você poderá alterar mais tarde.

Clique nas unidades. Em seguida, clique no botão auto detectar para que o wine detecte suas unidades. Feito isso, clique em aplicar e depois em ok.Pronto! Seu wine está instalado.

Instalando o arquivo .exe do guitar pro

Abra o driver em que esta o arquivo de instalação do guitar pro, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo Setup.exe e selecione a opção abrir com outra aplicação.

Na nova janela que aparece, clique na opção usar um comando personalizado...e depois em navegar...

Procure o arquivo wine e clique em abrir.Na janela seguinte , clique novamente em abrir.
Observe a caixa Usar comando personalizado aparece o caminho para onde o wine está instalado no seu disco (/usr/bin/wine)

depois de clicar mais uma vez em abrir , a instalação do GUitar pro começará.Elá é simples apenas próximo próximo e conxluir

depois que iniciar coloque o cd key vindo juntamente com arquivo do programa que você baixou no isohunt ou outro site.

Para iniciar o guitar pro, clique em aplicações|Wine|Programas|Gutar pro 5.

fonte: revista easy linux, tutorial retirado e adaptado dela.mais retirado que adaptado  ;D

Vamos instalar o midi

Receita:
- timidity
- freepats
- msttcorefonts

Modo de Preparo:

Antes de mais nada, vamos instalar um pacote de fontes:

#apt-get install msttcorefonts

Porque? Pode ser que as fontes no GP5 fiquem com caracteres estranhos, tanto na instalação quanto na execução do programa.

Baixe o Guitar Pro 5 (GP5DEMO.exe) no site do Guitar Pro. Instale-o com Next, Next, Finish. Se aparecer um erro na instalação, apenas clique em ignorar.

Para tocar midi no nosso Debian precisamos do Timidity. O Timidity converte o midi para áudio em tempo real. Para instalar:

#apt-get install timidity freepats

Tá, mas e esse freepats aí? Eu explico! Freepats são patches de instrumentos, ou seja, são arquivos que simulam sons de instrumentos que são interpretados pelo Timidity. Legal né?

Agora vamos iniciar o timidity, no console:

$timidity -iA

O paramêtro iA serve para rodar o Timidity como servidor midi default para Alsa, permitindo a execução dos seus midis :)

Abra o Guitar Pro 5 e clique em Opções, configurações MIDI. Em Porta Dispositivo, escolha Timidity. Em MIDI Input (Nota por Nota) faça o mesmo. Clique em OK.

Pronto, se tudo ocorreu bem seu GP5 já deve estar funcionando! Carregue uma tablatura e verifique se o som está saindo :)
Se o som sair "embolado", você pode desmarcar o recurso do Guitar Pro chamado RSE [Realist Sound Engine] (aperte F2 para ativar/desativar este recurso). Lembrando que esse recurso está presente na versão Full. Na versão demo (usada no tutorial) este recurso não está presente.

fonte: tutorial retirado da internet

Eu consegui instalar o midi aki apenas digitando os comando

#apt-get install timidity freepats

e

$timidity -iA

OK?  abraços.