Como atualizar programas que já estão instalados?[RESOLVIDO]

Iniciado por Jhonny Roger, 23 de Outubro de 2008, 12:27

tópico anterior - próximo tópico

Jhonny Roger

Bom pra começar já existe um tópico idêntico a este e sem solução, moderadores antes de jogá-lo para quarentena nos ajude jé existem 2 usuários novos com a mesma dúvida, informo tbm que atualizei meu ubuntu seguindo as dicas do hamacker e que minha versão é a 7.10 ah! vão me perguntar porque não uso a 8.04 LTS eu já informo que meu HD SANSUNG DE 160GB SATA não aceita de forma alguma a versão 8.04 então eu fico de mãos atadas tentei inúmeras vezes atualizar mas sem sucesso, agora segue minha dúvida:

Exemplo 1: suponha que eu queira atualizar o OpenOffice.org 2.3 para 2.4 como procedo? Deixo claro que não domino muito bem o linux sou novo mas me esforço leio, busco mas tem coisas que são feitas por linha de comando e pra quem é novo complica um pouco então se puderem ser bem objetivos nos ajudaria bastante.

Exemplo 2: Passei uma informação errada ao amigo Alarcon e o mesmo se dedicou 3 dias me ajudando por eu ter omitido minha versão do ubuntu mas minha intenção é atualizar o pidgin para a versão mais nova isto se ela aceitar rodar na versão 7.10

Faço dual boot xp/ubuntu 7.10 aguardo uma ajuda de todos que puderem, moderadores, liga dos dinos, Clcampos entre outros que sempre prontamente me ajudam constantemente, desde já agradeço!!!

clcampos

Olha só, dentro de uma versão do Ubuntu normalmente você não tem grandes atualizações de versões de pacotes (por exemplo, não se passa de Firefox 2 para o Firefox 3), e isso é feito na busca de maior estabilidade.

Provavelmente você deverá procurar no próprio site dos softwares (BrOffice por exemplo), ou sites como o getdeb pelos pacotes que deseja atualizar.

Em ambos os casos citados você encontra empacotamentos .deb.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Jhonny Roger

Já fiz isto neste site aqui:http://www.getdeb.net/ mas os programas são voltados pra versão 8.04 LTS já pesquisei em outros fórunx tbm e toda ajuda que eu recebi sempre faltava alguma depedência que fugia até o entendimento quem estava me ajudando por exemplo o pidgin e o OpenOffice.org 2.4 não teve jeito e maneira de atualizar tentei muita coisa que me mandaram o pidgin 2.5.1 até apareceu nos repositórios mas não instalava de jeito nenhum e por isso eu to pedindo ajuda pra achar o que falta digo as dependências se puder verificar começando com o pidgin me ajudaria muito lembro que minha versão é a 7.10.

Agradeço a ajuda

clcampos

É, não tinha atentado para o problema da versão do seu sistema.

Acho que o caminho é compilar algumas coisas. Se for mesmo fazer isso recomendo ler o tópico Instalação de Programas no Ubuntu.

Uma última dúvida, nem usando o AlternateCD você conseguiu usar o 8.04?
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Jhonny Roger

Uma última dúvida, nem usando o AlternateCD você conseguiu usar o 8.04?

Esse procedimento eu não tentei vou tentar

clcampos

Citação de: Jhonny Roger online 23 de Outubro de 2008, 21:30
Esse procedimento eu não tentei vou tentar

Eu acho que ter a distro atualizada é a melhor forma de ter os pacotes também atualizados.

Claro que para uma empresa eu penso que é sempre bom usar versões com mais suporte (versões LTS), e é assim que procuro levar onde trabalho, mas para uso pessoal eu pulo no máximo uma versão, isso se realmente pulo.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Rodrigo Henrique

1º Abra o Consola
Aplicações>Acessórios>Consola
2º Escreva o seguinte comando
sudo apt-get update

niquelnausea

Citação de: Rodrigo Henrique online 24 de Outubro de 2008, 09:49
1º Abra o Consola
Aplicações>Acessórios>Consola
2º Escreva o seguinte comando
sudo apt-get update

Mas isso não iria atualizar até mesmo o sistema do cara? e (aparentemente) ele que somente atualiza os programas.

Rodrigo Henrique

Então ele tem que ir pelo Gerenciador de Pacotes Sypnatic
Selecionar o Pacote (ex.: Google Earth = googleearth-packages)

Ai ele instala normalmente!

angelo_br

Você já tentou instalar a versão 8.04, pelo Live CD do zero? Bom, pode ser uma opção esperar mais alguns dias e tentar instalar a 8.10 que está chegando... Se houver algum erro com relação ao suporte ao seu HD, deve estar corrigodo nesta nova versão.... esperamos  ;)

Então Percebi * Ubuntu é o MELHOR
http://entaopercebi.blogspot.com/p/linux.html

Jhonny Roger

Sim já tentei várias vezes sem êxito, cheguei a comprar nas bancas 2 cds pensando que o problema era do cd mas ao abrir um tópico neste fórum pedindo ajuda, o galactus verificou até em sites americanos e achou um caso igual ao meu meu HD é um SANSNUG 160 GB SATA mas não aceita a versão 8.04 LTS de jeito nenhum nem pelo cd nem pela gerenciador de atualizações então eu to travado na versão 7.10, e quanto ao:
sudo apt-get update não adianta no meu caso eu queria atualizar um programa específico ex: pidgin para a versão 2.5.1 mas não deu certo, e o outro era o OpenOffice.org 2.3 para 2.4 mas também não tive sucesso o amigo Alarcon quebrou a cabeça tentando me ajudar mas por um descuido meu não o havia informado minha versão do ubuntu e os procedimentos que foram adotados eram pra o 8.04.
Mas agradeço a todos ainda não vou fechar o tópico vou esperar mais um pouco de repente surge uma luz no fim do túnel.
Ah! eu sou novo no linux e ainda me atrapalho um pouco quando tenho que usar o terminal.

Rodrigo Henrique

Jhonny Roger, peço a sua atenção para esse tópico.

Essa será uma tentativa de resolver seu problema.

Abra o Gerenciador de Pacotes SynaptIc (SISTEMA>ADMINISTRAÇÃO>GERENCIADOR DE PACOTES SYNAPTIC)

Ao abrir vai pedir a senha do administrador, coloque-a e aperte ENTER.

Vai carregar os pacotes instalados!

Tem uma opção lá em cima de MARCAR TODAS AS ATUALIZAÇÕES

Marque e confirme!

Após isso se der erro novamente posta aqui que nós vamos dar um jeito!

Até mais!

clcampos

Citação de: Rodrigo Henrique online 25 de Outubro de 2008, 11:58
Jhonny Roger, peço a sua atenção para esse tópico.

Essa será uma tentativa de resolver seu problema.

Abra o Gerenciador de Pacotes SynaptIc (SISTEMA>ADMINISTRAÇÃO>GERENCIADOR DE PACOTES SYNAPTIC)

Ao abrir vai pedir a senha do administrador, coloque-a e aperte ENTER.

Vai carregar os pacotes instalados!

Tem uma opção lá em cima de MARCAR TODAS AS ATUALIZAÇÕES

Marque e confirme!

Após isso se der erro novamente posta aqui que nós vamos dar um jeito!

Até mais!

Rodrigo acho que você ainda não entendeu o problema.

Ele não quer atualizar o sistema. Ele quer atualizar pacotes na versão 7.10, mas que não estão disponíveis nos repositórios dessa versão, e sim somente nas próximas, como o OpenOffice 2.4, pidgin e se não me engano Firefox 3.

Se é assim ele não vai mesmo conseguir atualizar via apt-get usando os repositórios oficiais, então ou faz na mão (compilar, ou achar os pacotes para a versão do sistema dele e usar o dpkg), ou então acha algum repositório de terceiros (o que acho perigoso) para conseguir fazer usando o apt-get.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Jhonny Roger

A todos que estão acompanhando a minha dúvida o Clcampos está correto mas o firefox 3.0 eu já instalei só falta os outros 2 supracitados pelo amigo.
ainda vou esperar uma ajuda pra poder fechar o tópico.

Vlw pela força!!!

Jhonny Roger

A dica a seguir foi me dada pelo amigo wildner os créditos por este tópico estar resolvido é dele, segue abaixo a dica que resolveu o tópico:

Vou resumir ao máximo, então leia com calma e siga cuidadosamente os procedimentos:

1. Baixar arquivo:
Vc já deve ter baixado o arquivo conforme link que te passei e o nome do arquivo deve ser conforme abaixo, confira:
BrOo_3.0.0_20080930_LinuxIntel_install_pt-BR_deb.tar.gz
Se estiver correto siga em frente.

2. Remoção do Office 2.3:
Abra o terminal conforme endereço Aplicações\Acessorios\Terminal e digite: (iremos remover todo e qualquer arquivo do office que está instalado em sua máquina não se preocupe pois se vc não conseguir instalar o novo office, vc entra no Synaptic e instala ele automaticamente de novo, vá em frente.

2.1. Remova primeiro o OpenOffice, digite no terminal o comando:
$ sudo apt-get remove openoffice*        "o sistema irá pedir a sua senha e vá aceitando a remoção conforme o sistema te pedir.

3.Instalação
Exemplo:  Quando o Ubuntu é instado na hora da configuração ele te pediu um nome de usuário, o sistema cria em \home\este nome de usuario:
exemplo: Se vc disse que o usuario se chamaria Jhonny então vc terá uma pasta com este nome de usuario conforme abaixo:
\home\Jhonny     "esta pasta é a sua pasta e é onde o terminal abre automáticamente.
Então se vc abrir o terminal e digitar ls "comando que lista os arquivos" os arquivos listados serão da pasta Jhonny, entendeu? Pois o terminal abre sempre a pasta do usuario que neste caso é Jhonny ou o nome de usuario que vc configurou.

3.1 Desempacotar
o arquivo BrOo_3.0.0_20080930_LinuxIntel_install_pt-BR_deb.tar.gz deve estar na sua pasta de usuário, digite ls e confira se está na sua pasta.  Se estiver ok se não ache ele e copie para ela, isso pode ser pelo modo grafico sem problemas não precisa usar o terminal, depois volte para o terminal digite ls e confira se a copia está na pasta.

3.2 o Desempacotamente propriamente dito:
no terminal digite:
sudo tar -zxvf BrOo_3.0.0_20080930_LinuxIntel_install_pt-BR_deb.tar.gz  " Tecle enter"

Desempacotar é o mesmo que dezipar o arquivo acima está "zipado" só que não temos o Zip aqui estão o termo usado é ao agrupar ou compactar um arquivo é o mesmo que empacotar e depois desempacotamos ok.
Os arquivos desempacotados estão em uma pasta chamada:
OOO300_m9_native_packed-1_pt-BR.9358
Para entrar nela usamos o seguite comando no terminal:
lembre que vc não precisa digitar o nome todo da pasta é só escrever as iniciais e teclar tab que o sistema autocompletara.
cd ./OOO300_m9_native_packed-1_pt-BR.9358  "o cd ./ é o que usamos para entrar em pastas"
Depois tecle ls e veja que existe uma pasta chamada DEBS entre nela:
cd ./DEBS

tecle ls dentro da pasta DEBS e verá que terá um monte de arquivos .deb então digite:
$ sudo dpkg -i --force all *.deb  "o seu novo office será instalado, confirme senha e Aceite a instalação"

Feche o terminal e no navegador de arquivos abra as pastas
/home/nomedosueusuario/OOO300_m9_native_packed-1_pt-BR.9358/DEBS/desktop-integration
É a pasta onde estão os arquivos DEBS lembra.
Localize o arquivo: broffice.org3.0-debian-menus_3.0-9354_all.deb,  de dois cliques e mande reinstalar o pacote.(pronto)