Ubuntu amaldiçoado por causa de cedilhas em teclado padrão EUA

Iniciado por Todaro, 21 de Outubro de 2008, 16:24

tópico anterior - próximo tópico

Todaro

Caros,

Tenho um amigo que resolveu testar o Ubuntu 8.04. O problema é que ele tem um teclado Microsoft Wireless Comfort Keyboard padrão EUA.

Ele nunca conseguiu fazer a cedilha funcionar, nem conseguiu ajuda aqui no fórum quando abriu o seguinte tópico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,35485.0.html

Segundo ele, mesmo quando trocou o teclado sem fio da Microsoft por outro com fio também padrão EUA, a cedilha não funcionou.

Por isso, está amaldiçoando o Ubuntu dizendo que a culpa da cedilha que não funciona é do Ubuntu, e não dos teclados.

Tenho tido uma longa discussão com ele sobre a questão. Meu argumento parte do princípio de que ele seguramente não é o único usuário brasileiro do Ubuntu com teclado padrão EUA e que, pela ausência de tópicos aqui no fórum pedindo ajuda para digitar cedilhas nesse tipo de teclado no Ubuntu, não deve ser problema fazê-lo.

Por isso, venho perguntar: é verdade que teclados padrão EUA são tão problemáticos assim no Ubuntu ou é meu amigo que desistiu fácil demais? Considerando o que lhe foi sugerido no tópico do link acima, que mais se poderia sugerir-lhe para resolver seu problema?

Grato de antemão pelos palpites.

Tota

Desculpe minha intromissão, mas eu acredito que o problema nem é do teclado nem é do Ubunutu.

O problema é falta de pesquisa.

Um google para => Linux+remapear teclado deve retornar 2.150 respostas.

( ex.: google => linux+natural keyboard        257.000 resultados )

O mapeamento de teclado no GNU/Linux usa o padrão Standard iso/ASCII, logo se um teclado se comporta de modo estranho por não se adequar ao padrão existe a saída de se criar atalhos de teclado. ( Dica=> pacote xmodmap )

Na Net é possivel se encontrar atalhos para os mais variados tipos de teclado.
Cada fabricante de notebook põe suas teclas de atalho em posições variadas, e a maioria roda sem problemas.

[],s

Darcamo

Não precisa remapear teclas.
Basta escolher o layout
"inglês internacional com deadkeys".

Não estou no ubuntu agora, então o nome do layout poder ser um pouco diferente.

Depois de escolher esse layout será possível escrever o cedilha com aspas simples seguido da letra c, como é de se esperar.
O mesmo vale para acentos.

Nota: percebi se o idioma do ubuntu não estiver em português existe a possibilidade de aspas simples seguido da letra c resultar em um c acentuado ao invés do cedilha. Nesse caso sim seria necessário remapear.

Você também pode tentar Alt (direito) + vírgula.

Todaro

Darcamo,

Segundo meu amigo, o "inglês internacional com deadkeys" no Ubuntu em português dele não funcionou. Então talvez seja o caso do remapeamento mesmo. Se eu tivesse um teclado EUA, tentaria eu mesmo fazer isso para provar-lhe que solução existe, basta estar disposto a buscá-la.


clcampos

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Polaco

A dica do clcampos é tudo o que precisa ser feito, apenas modifique o modelo de teclado onde está como Acer para o modelo desejado da Microsoft que tudo se resolve.

Usei bastenta tempo um Toshiba com teclado americano, e os acentos funcionavam sem problemas, desde que claro, configurado nas opções corretamente com as "teclas mortas" ativadas.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Darcamo

Não é esse "EUA Internacional alternativo" que uso aqui.
Uso o Layout (disposição) "EUA" com variante "Internacional (com teclas acentuáveis)" ou "International (with deadkeys)".

Franco Almeida

Caros amigos do fórum,

Recentemente instalei o Ubuntu 8.10 em notbook Compaq Presario V2000 e resolvi o problema da acentuação configurando o teclado em Sistema > Preferências > Teclado para EUA Internacional (com teclas acentuáveis). Ficaram funcionando todos os acentos e ç. Posteriormente verifique que o ç (conseguido digitando-se ' seguido de c) havia se transformado em um c com acento agudo em cima. Pesquisando aqui no fórum a solução do problema esta observação do Ducarno me chamou a atenção: "percebi se o idioma do ubuntu não estiver em português existe a possibilidade de aspas simples seguido da letra c resultar em um c acentuado ao invés do cedilha."
Foi aí que verifiquei que após ter configurado o teclado, como descrito acima, eu havia habilitado o suporte a caracteres complexos em Sistema > Administração > Suporte a Idiomas, então desabilitei este suporte e como todos podem ver neste texto, tudo voltou ao normal.

Obs.: foi necessário reiniciar o sistema.

Obrigado Ducarmo e demais participantes deste tópico.

[ ]s,

Franco
Disposto a aprender, disposto a compartilhar

leandro.mat

Oi pessoal, tem dois dias que estou implementando várias sugestões para ter no notebook Compaq Presario V2000 com Ubuntu em Inglês o "ç" como resultado de ( ' + c ).

Quase todas as sugestões funcionam em quase todos os aplicativos do meu micro, ex OpenOffice, Terminal, Firefox, porém no "Kile" que é um editor de tex e também no "amsn" nenhuma susgestão teve efeito.

Alguém poderia me explicar como fazer o remapeamento de teclado, para que ( ' + C  ) produza o ç  ?

Obrigado,





coliveira1977

Dell Latitude d 610 - çççççççççççççççç àá èé ìí òó ùú ã ẽ ĩ õ ũ çççççççççççççç - Funcionando normamente, fiquei um mês sem o cedilha por preguiça, bastou procurar por dell - latitude nos mapas padrões + us dead keys e pimba.
Aqui funciona tudo com ALT direito + vírgula (ALTDIR + ,).

vinicius_aleao

No notebook da minha namorada, o cedilha pega com Alt+, (segurar "Alt" e pressionar a vírgula).

elymar

Gostaria de agradecer esta discussão. Eu estava com problema de acentuação com o meu teclado padrão EUA e as dicas do Darcamo e do Almeida combinadas resolveram o meu problema.

mvzereks

Também quero agradecer pelo tópico. A dica do CLCAMPOS é a solução para os teclados de notebooks padrão EUA. Valeu mesmo!!! Grande abraço.
Ubuntu 8.10
Asus M2N+Athlon64X2-5600+4GB800+HD500GB+GF7300GS

Darcamo

Alguém sabe como fazer com que os acentos e o cedilha funcionem nos terminais virtuais (modo texto)?
Talvez escolhendo o layout no arquivo /etc/X11/xorg.conf possa até resolver, mas como o xorg agora tenta não usar mais esse arquivo onde seria então a configuração? Eu preferiria deixar o arquivo xorg.conf limpo como está.