Pensamento: Ubuntu não é linux. E daí?

Iniciado por Jaypur, 19 de Outubro de 2008, 02:37

tópico anterior - próximo tópico

Nossile

Caminho perigoso esse, Ubuntu é resultado do esforço de toda comunidade criada ao redor do GNU/Linux, e afirmar que o Ubuntu não é Linux significa renegar tudo que foi feito.

Esse tipo de atitude, na minha percepção, vai contra até a filosofia do Ubuntu.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

kakita

Só espero que isso do ubuntu não é linux não traga problemas para outras distros.

Embora muitas pessoas dizerem que o ubuntu só tira e nada dá ao mundo linux, eu acredito que o papel do ubuntu é dos mais importantes, promover o linux, ubuntu é a distro mais popular e se algum dia o linux tiver grande percentagem de utilizadores será devido a distros como ubuntu mandriva suse e fedora e não com distros como o debian arch ou gentoo.

Só espero que quando as empresas de hardware começarem a fazer drivers para Ubuntu não se esqueçam das outras distros, é perferivel fazer um binario que funciona em todas as distros a um pacote .deb que só funciona em 2 ou 3

Ubuntu é linux, isto é a realidade, mas que muitas pessoas ficam com a má ideia de linux devido ao ubuntu tambem é uma realidade.

Linux é um sistema operativo que faz com que o computador funcione, GNU são as aplicações necesarias ao linux e depois vem o software, agora com isso tudo vc monta o sistema que quiser e se tiver algum erro em vez de reclamar, procura alternativas.

Quando um pessoa olha para o ubuntu diz, "isto é igual ao windows só muda o nome", mas estão completamente enganados, o ubuntu nada mais é que o puzzle linux+gnu+aplicaçoes já montado, enquanto o windows é como uma fotografia que vc não pode mudar nada, o linux vc pode montar e desmontar da maneira que quiser.

Linux nunca vai ser um sistema Out of the Box, vc pode criar um mas a ideia de linux é vc contruir o seu proprio puzzle e não usar um sistema já feito pois esse nunca atenderá a suas necessidades, por isso é que só realmente disfruta da liberdade do linux os geeks e entusiastas da informática.

Tota

Eu já tive um entendimento diferente.

o texto original grafado por mim em negrito => Acabei de ler um comentário num blog português, onde um cara dizia algo como "Linux não é Ubuntu apenas.

então, pelo que entendi, o missivista quis dizer que o Ubuntu não é Linux, é mais que o Linux, pela comunidade e pelo suporte.

[],s

maudy

É isso ai Tota.
Quando escrevi esse post, queria ter passado essa idéia. Linux é linux, Ubuntu é outra coisa.
Cada um no seu quadrado! hehe

Abs!

dom diniz

Sinceramente não vejo como tirar o linux do ubuntu e vice-verça.
Agora é verdade que das comunidades que eu já participei nenhuma é mais ativa e receptiva que esta.

E sobre o ubuntu não contribuir com a comunidade, não tenho certeza não.

E os diversos projetos que pessoas da comunidade já lançaram como o aptoncd, não tenho certeza, o envy e outros mais?

Por enquanto pode ser que a canonical não contribua diretamente para o linux, mas a comunidade essa contribui mais e mais cada dia que passa, comunidade que cresce graças ao trabalho do ubuntu e é essa a comunidade que é responsável não só pelo ubuntu mas por todo o linux.
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Bud Spencer

#6
O futuro do Gnu/Linux é incerto, mas o importante é se livrar da Micro$oft
Removido pela Moderação.

velox256

Eu acho que as distribuições de Linux obedecem à Lei de Darwin, se não se adaptar se extingue. O que acontece com o Linux Ubuntu é um fenômeno que aconteceu com outras distros de Linux. O Ubuntu vem do Debian, que é uma base para outras distros, assim como servem (ou serviram)  de base o Mandrake, o Slack e o Red Hat. E agora o Ubuntu está caminhando para ser mais uma "base", com as distros Mint, Resulinux e tal e que, por sua vez, servirão para futuras distros e assim por diante. O Ubuntu serve então, de base para o desenvolvimento de ferramentas que podem ser levadas posteriormente para outras distros. Quem disse que o Ubuntu não contribui com o Linux? Remastersys, Envy e outros programas (exclusivos do sistema ou não) surgem para facilitar a vida dos usuários, se há um grupo que trabalha mais do que outros para o desenvolvimento de ferramentas paras as suas distros preferidas não é culpa do Ubuntu.

Já fazem muito disponibilizando o código-fonte, assim os interessados podem desenvolvê-las ao seu bel-prazer e necessidades, imagine um grupo de programadores que não recebem pelo que fazem disponibilizarem uma ferramenta para determinada função, mas tenham optado por fazê-la para o Ubuntu mas disponibilizam o código-fonte para que possam fazer o mesmo para outras distros, vão esculhambar os caras? Ter 3 vezes o trabalho para desenvolver a mesma ferramenta para, digamos, 3 distros diferentes e passarem a receber 3 vezes mais reclamações de erros, incompatibilidade e tal?

Eu concordo que Linux não é só Ubuntu, mas se as outras distros tivessem há tempos atrás o tesão de fazer as coisas como PARECE haver no Ubuntu, a história do Linux hj estaria bem diferente.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Jaypur

Citação de: Tota online 19 de Outubro de 2008, 08:48
Eu já tive um entendimento diferente.

o texto original grafado por mim em negrito => Acabei de ler um comentário num blog português, onde um cara dizia algo como "Linux não é Ubuntu apenas.

então, pelo que entendi, o missivista quis dizer que o Ubuntu não é Linux, é mais que o Linux, pela comunidade e pelo suporte.

[],s


também havia entendido isso, uma especie de novo caminho a ser trilhado...

Luciano Gardim

Citação de: kakita online 19 de Outubro de 2008, 07:48
Embora muitas pessoas dizerem que o ubuntu só tira e nada dá ao mundo linux...

Dá sim. Dá muitos usuários.

Assim como eu, que conheci o Linux através do Ubuntu.
Um dia eu faço um blog... um dia.

0tacon

 Quando se fala de contribuição da Canonical, todos se esquecem do Launchpad. O Launchpad existe há pouco tempo e já é um "sourceforge com personalidade". Aposto que muitos daqueles que criticam a Canonical por ser "sanguesuga" utilizam-se de alguma forma do Launchpad, que hospeda inúmeros projetos, do AWN ao MySQL.


sylvester

Sinceramente não concordo com o texto do Maudy - Ubuntu É LINUX!
O meu primeiro envolvimento com uma comunidade Linux foi com o openSUSE no susePT, e sempre fui ajudado e vi outros a serem ajudados lá. E olhem que foi lá que pus as minhas primeiras duvidas de novato.
Já usei outras distros e pus algumas duvidas nos foruns deles e sempre fui ajudado.
O facto é que a comunidade Ubuntu é maior, mas isso não faz dela melhor ou pior.
O que importa menos é a distro - escolham uma que vos agrade e sejam felizes sem criticar as outras.
Sinceramente acho este tipo de tópicos inuteis e desnecessários.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

maudy

Sylvester e amigos,
O intuito do texto era justamente mostrar que o Ubuntu não é linux, assim como as outras distros também não podem ser chamados de linux apenas.
Linux é muito mais que isso e vejo muita gente achando que linux É Ubuntu. Virou meio que sinônimo e não é verdade.

Se você acha que o que menos importa é a distro, eu discordo. A distro é o canal de entrada de um mundo open-source que muita gente não entendia e que agora compreende assuntos que achavam coisas de escovadores de bytes.

Eu citei que o diferencial no Ubuntu é a documentação, as comunidades e os meios eletrônicos de se achar as soluções pessoais.

Se existir outra distro com o mesmo diferencial, me diga.

Abraços!

Alakazan

Tem um bando de gente que vem me perguntar qual é a diferença entre Linux e Ubuntu, minha resposta é clara:
Linux não Ubuntu, mas Ubuntu é linux.
Se não entendem o melhor é dizer:
O Linux é o tipo do sistema, ubuntu é um dos sistemas e é linux.
Ou então
Doce não é necessariamente bolo, mas bolo é doce (troque doce por linux e bolo por ubuntu)
talvez sirva um:
O linux é o filo, a classe é ubuntu (espécie = ubuntu, kubuntu, xubuntu...)
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Jaypur

Citação de: Alakazan online 19 de Outubro de 2008, 16:15
Tem um bando de gente que vem me perguntar qual é a diferença entre Linux e Ubuntu, minha resposta é clara:
Linux não Ubuntu, mas Ubuntu é linux.
Se não entendem o melhor é dizer:
O Linux é o tipo do sistema, ubuntu é um dos sistemas e é linux.
Ou então
Doce não é necessariamente bolo, mas bolo é doce (troque doce por linux e bolo por ubuntu)
talvez sirva um:
O linux é o filo, a classe é ubuntu (espécie = ubuntu, kubuntu, xubuntu...)

hahaha bela explicação, gostei  :D