Tela deformada ao sair do ubuntu.

Iniciado por rpareja, 18 de Outubro de 2008, 22:45

tópico anterior - próximo tópico

rpareja

Tenho um note HP dv6000 (6110br), com o xp e o ubuntu. Quando eu desligo ou reinicio no ubuntu a tela de encerramento fica completamente deformada, varios riscos coloridos vão "fechando" a tela. Alguem sabe resolver? drivers da placa de video?

A placa é GeForce Go 6150. Ja tentei desativar os efeitos do compiz e tal, mas continua igual.

Obrigado.

Hqxriven

1 - Qual o driver de vídeo que vc usa?? (Procure sempre usar a versão mais recente no seu caso a 177.80)

2 - Ess bug foi corrigido a pouco tempo no ubuntu intrepid (eu sei pq eu tenho o patch) mas não sei se foi corrigido no ubuntu hardy por isso tente usar a versão mais recente do kernel do ubuntu 8.04.

3 - Eu tenho a mesma placa sua, uso kernel 2.6.27 com driver 177.80 e até agora não vi esse bug com esse kernel e esse driver, porém já vi com kernel 2.6.24 com driver 173.
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

rpareja

seguinte, sou iniciante então...como eu descubro o driver que to usando, e onde eu acho o correto (olhei no site da nvidia e não achei)

aproveitando tem outra duvida...no boot  aparecem "dois ubuntus": 2.6.24-21 e 2.6.24-19, pq isso???

valeu

rpareja

alem disso quando fica em proteção de tela não volta mais, da a mesma tela deformada....

alguem ajuda ae

valeu

Hqxriven

Citareguinte, sou iniciante então...como eu descubro o driver que to usando, e onde eu acho o correto (olhei no site da nvidia e não achei)

Digite isso em um terminal:

glxinfo | grep NVIDIA

Terá que dar esse resultado:

server glx vendor string: NVIDIA Corporation
client glx vendor string: NVIDIA Corporation
OpenGL vendor string: NVIDIA Corporation
OpenGL version string: 2.1.2 NVIDIA 177.80 Aqui vc vê a versão do driver

Citaraproveitando tem outra duvida...no boot  aparecem "dois ubuntus": 2.6.24-21 e 2.6.24-19, pq isso???

São apenas dois kernels instalados...

Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

rpareja

fiz isso, o drive é 169.12...

seguinte eu acho que baixei esse 177.80, mas não sei como instalar... tambem não sei se eu baixe certo..

valeu

rpareja

tentei fazer o que tava aqui: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,38572.0.html , porem quando fiz o sudo /etc/init.d/gdm stop, a tela ficou " deformada" e tive que reiniciar

agora quando carrego o ubuntu, antes de entrar no sistema aparece uma mensagem dizendo que a placa de video não foi detectada. Tem opções pra escolher o monitor e a placa ali, mas os que eu testei não deram certo... Alem disso depois de entrar no sistema vi que a wireless não entra mais tbm..

ajuda ae..valeu

Jaypur

vc esta usando o driver proprientrario?? se sim, tente desativalo... e veja oq acontece...

Akuhn

Isso talvez não seja um problema com o driver de vídeo, mas sim uma configuração da resolução do modo texto, pois o framebuffer costuma não funcionar muito bem com certas resoluções.

Principalmente em Notebooks, onde temos algumas resoluções diferenciadas, por se tratarem de telas em geral widescreen.
Resoluções como:
1280x800
1960x940

Não são muito bem aceitas pelo framebuffer.

Para corrigir esse problema deve-se alterar a resolução de tela do framebuffer para 1024x768, vejam bem, isso é a resolução do modo texto puro, não tem nada a ver com a resolução do X (modo gráfico).

Para concertar este problema basta seguir os seguintes passos:
1) Alterar a resolução no /etc/usplash.conf para 1024x768
2) Adicionar vga=791 na linha que carrega o kernel em /etc/boot/menu.lst
3) sudo update-initramfs -u -k `uname -r`

Fontes de pesquisa:
http://osdir.com/ml/linux.ubuntu.region.brazil/2006-11/msg00268.html
https://launchpad.net/distros/ubuntu/+source/usplash/+bug/63558

[ ]'s
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Jaypur

aqui o problema eh o driver, sempre quando o ativei, deu merd@!  :o

ae tirei, nao necessito dele mesmo, pois jogo nem rodo mais no pc, ele anda muito zicado...

vlz!

rpareja

tentei fazer o que o akuhn disse, mas quando fui modificar a resolução no arquivo, dizia que eu não tinha permissão...

acabei conseguindo instalar o drivers pelo envy, e o problema da tela foi resolvido, porem to sem wireless!!

ja tentei recuperar reinstalando os pacotes linux-restricted-generic, mas mesmo aparecendo na parte de drivers, e aparecendo ativado, a wireless não voltou...

não lembro como eu fiz pra ela funcionar !