Vários usuários usando o mesmo HOME

Iniciado por Colégio Saint John, 16 de Outubro de 2008, 15:41

tópico anterior - próximo tópico

Colégio Saint John

Aqui no colégio temos 1 servidor conectiva 10 com NFS para 32 máquinas.
Os clientes estão atualmente rodando kurumin 7 com KDE.

Criamos um usuário turma** para cada turma do colégio.
Ex.: turma11, turma12, turma112, ...

Meu sonho é que cada aluno tenha seu próprio usuário, ao invés de compartilhar o usuário turma.
Porém, isso iria acabar com o HD do servidor, já que para cada usuário seria criado um home com os arquivos de configuração de cada alunos. Tipo uns 4000.

Já tentei fazer com que 2 usuários usassem a mesma pasta home, mas da erro de acesso.

Existe alguma maneira de se fazer isso?

Ano que vem vou migrar todas as máquinas para o Ubuntu 8.04. Inclusive o servidor. Vou manter o KDE nos clientes, pois achei mais fácil de se controlar o que o cliente pode ver e acessar nele do que no gnome.
Ex.: Menu
       Mesmo Desktop para todos
       Comandos do mouse e teclado parecidos com o Windows. Já que todos os alunos tem um piratinha rodando em casa.

Minha idéia é que o aluno ganhe um usuário com o nome da matrícula dele. E esse usuário seja dele até que saia do colégio.

clcampos

Experimente deixar os dois usuários com o mesmo UID no /etc/fstab.

Assim ao menos localmente sei que funcionaria, pois é como se um usuário fosse apenas uma mascara do primeiro.

Agora é ver como se comparta no NFS.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Polaco

Eu nunca fiz isso, mas acho que seja possível, o problema é que qualquer besteira que um aluno faça no desktop ou qualquer arquivo que um ou outro crie ficará visível para todos.

Pode não ser uma boa idéia...

Você já experimentou usar cotas de disco para os usuários? assim nenhuma conta extrapolaria os limites do servidor, e mesmo ele sendo bem limitado, você poderia limitar aí uma partição de uns 80 Gb ou menos para que fiquem os arquivos de cada usuário.

80 / 32 = 2,5 Gb

Com esse espaço já seria suficiente para cada aluno guardar as configurações de cada sistema, bem como arquivos, trabalhos, etc. e não sobrecarregaria muito o servidor, sem maiores dores de cabeça

Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

linuxerbel

Citação de: Colégio Saint John online 16 de Outubro de 2008, 15:41
Aqui no colégio temos 1 servidor conectiva 10 com NFS para 32 máquinas.
Os clientes estão atualmente rodando kurumin 7 com KDE.

Criamos um usuário turma** para cada turma do colégio.
Ex.: turma11, turma12, turma112, ...

Meu sonho é que cada aluno tenha seu próprio usuário, ao invés de compartilhar o usuário turma.
Porém, isso iria acabar com o HD do servidor, já que para cada usuário seria criado um home com os arquivos de configuração de cada alunos. Tipo uns 4000.

Já tentei fazer com que 2 usuários usassem a mesma pasta home, mas da erro de acesso.

Existe alguma maneira de se fazer isso?

Ano que vem vou migrar todas as máquinas para o Ubuntu 8.04. Inclusive o servidor. Vou manter o KDE nos clientes, pois achei mais fácil de se controlar o que o cliente pode ver e acessar nele do que no gnome.
Ex.: Menu
       Mesmo Desktop para todos
       Comandos do mouse e teclado parecidos com o Windows. Já que todos os alunos tem um piratinha rodando em casa.

Minha idéia é que o aluno ganhe um usuário com o nome da matrícula dele. E esse usuário seja dele até que saia do colégio.

Na minha opnião é melhor usar o quotas de disco, como disse o polaco, varios usuários em um unico perfil é sinal de problemas futuros, segue o link de um tutorail http://www.gdhpress.com.br/servidores/leia/index.php?p=cap6-34

até mais