O grande (DES)caso da Radeon ATI no Ubuntu 7.10/8.04

Iniciado por MalGaniz, 14 de Outubro de 2008, 01:12

tópico anterior - próximo tópico

MalGaniz

Olá pessoal,

Estamos aqui reunidos mais uma vez para discutir o caso (ou descaso) das placas de vídeo OffBoard com o logo ATI Radeon. Como sabem, é quase uma odisséia instalar corretamente este driver sem que haja um errinho se quer, alguns conseguem e criam tutoriais, artigos, etc, mas os que seguem a risca, como eu, não obtêm sucesso algum, vamos aos fatos:

Instalação do Ubuntu 7.10 LTS (LiveCD)

Uma instalação padrão, um HD limpo que foi formatado pelo próprio Ubuntu, etc, nada de novidade, tudo ocorre com sucesso! Inclusive o assistente de importação de "perfil" que busca no seu rwindows Xuxa Park as configurações de conta que fica a critério do usoário, ou seja, se você escolher apenas sua conta o Ubuntu vai pegar, por exemplo, as pastas (vazias), papel de parede e o histórico favorito de internet.

Outra surpresa é a aceleração 3D com COMPIZ/BERYL e tudo!!! Estou falando de Desktop3D com o LiveCD rodando! Foi uma grande surpresa, pois, se é uma luta para instalar aceleração 3D no Ubuntu instalado, como pode ser que o glxgears funcione com Live CD? Vai entender...

Bem, o caso é que a aceleração 3D funciona durante a instalação do Ubuntu 7.10.

Iniciando o Sistema

Ao início do sistema, notei que tudo ocorreu conforme solicitado, portanto, é hora de botar a mão na massa e configurar mp3, video (3D), wine, joystick (ps2), mame e todas aquelas coisas que costumamos configurar a cada instalação. Só que notei uma diferença no visual, coisas estranhas aconteciam quando eu minimizava as janelas, era o Desktop 3D que estava funcionando! Fui verificar com o comando glxgears e outro baki: as engrenagens estavam rodando perfeitamente! Isso significa que o ubuntu instalou a minha aceleração 3D tal qual fez com o driver de rede e som.
Ainda não acreditando, fui rodar um jogo e para minha surpresa, o jogo rodou muito bem! Warcraft 3 e Diablo 2 rodaram magnificamente bem!!! Mas WoW não, pois necessita de OpenGL, isto não foi instalado junto. O caso é que o Ubuntu instalou um driver genérico (o VESA) para a aceleração 3D funcionar, porém, nem tudo é perfeito, jogos com OpenGL simplesmente rodam miserávelmente, eu só não entendo porque.

Não há configuração como nvidia-settings, mesmo instalando o fglrx-panel, ele não abre alegando que falta extenções FIREGL, e nenhum tutorial ajudou em busca disto até hoje.

Alguém pode explicar o que está havendo com a ATI? Um Genérico que funciona e um "original" que não funciona? sim, pois, usei o ENVY para instalar os drivers da ATI e a aceleração 3D simplesmente parou de funcionar, minha Radeon 9250 256MB só roda com este tal de VESA. Segui tutoriais do viva o linux, Guia do Hardware, tutoriais gringos, etc, mas nada funciona.

Para encerrar, por enquanto, gostaria apenas de saber QUEM CONSEGUIU instalar placas ATI no UBuntu 7.10+ e COMO conseguiu. Não quero um passo-a-passo, já tentei muitos, mas se funcionar blz, só quero uma luz, não posso ser tão burro assim! Revirei o Xorg em busca de erros e editei todos aqueles itens como driver, também fui ver se meu driver não está descrito como "restrito" tal qual estava a Nvidia.

Agradeço desde já a atenção de vocês.

PS: Como instala esse FIREGL? Talvez isto resolva meus problemas, o painel ATI não funciona por completo segundo ele por falta destas extenções.

PS2: Mudei a resolução do Gnome de 1024x768 para 1152x864 e a interface ficou parecida com a do KDE e do Window$, ficou com a parte direita da tela meio que sobrando e a esquerda quase cortando, não entendi o porque disto, mas se eu tivesse algo para configurar a resolução da tela manualmente a interface ficaria como eu quero, ou seja, um pouco maior e parecida com o KDE e o Window$. Alguma idéia?

Polaco

Não sei se ajuda muito, mas Fire GL é um modelo de placa de vídeo concorrente da NVidia Quadro, se ele está pedindo isso, pode ser que esteja pedindo um modelo específico de placa de vídeo.

Eu até desisti de lutar, faz tempo que não uso meu computador desktop, mas tenho uma Radeon 9800 Pro e sofri horrores pra fazer ela funcionar com o OpenGL acelerado, desisti pois pouco utilizo aquele computador.

A única distribuição que consegui fazer funcionar perfeitamente foi OpenSUSE, pensei que as coisas tinham melhorado após a fusão da ATI com AMD, mas pelo visto continua uma droga. :(
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

sylvester

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/