Partições com a instalação do Ubuntu 8.04

Iniciado por taunus, 08 de Outubro de 2008, 06:54

tópico anterior - próximo tópico

taunus

Bom dia

Este é o meu primeiro post que surge na sequência de ter entrado agora no mundo linux com o Ubuntu 8.04. Posso desde já dizer que estou a gostar, e que é um enorme desafio este de explorar o mundo *nix.

Surgem as primeiras dúvidas:

1 - Verifiquei que a minha estratégia de partições do disco XP / Ubuntu não foi bem pensada no inicio. Gostaria de alterar o tamanho das partições. É possível ou vou ter de instalar os dois SO de novo?
2 - Como posso alterar a sequência de dual boot? Como podem imaginar para já não posso utilizar somente o Ubuntu pois ainda sou noob, e o windows será por defeito o sistema primário.

Obrigado pela vossa ajuda

jomafras

Vc pode redimensionar as partições usando o gparted.
sudo apt-get install gparted
Para abrir :
sudo gparted ou, Sistema > Administração > Editor de partições.

Para mudar a sequência de boot :
sudo gedit /boot/grub/menu.lst
Troque a opção default (zero) pelo número do SO que vc quer em primeiro lugar lembrando que o Grub começa contando do zero.
Exemplo : o primeiro kernel é zero, o segundo é 1, o terceiro 2...

Ou vc pode usar o Startup Manager :
sudo apt-get install startupmanager
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

taunus

Pintinho

Obrigado pela tua rápida resposta. Só logo á noite vou poder testar e depois dou o feed-back.

Aproveito para mais 4 dúvidas:

1 - Depois de ter instalado o Ubuntu e este ter feito as respectivas partições, e ter reiniciado o sistema automaticamente foi executado o scandisk que me identificou alguns erros e penso que foram corrigidos. Isto é uma situação normal? Não vai trazer problemas futuros?

2 - Verifiquei que consigo ver a partição do windows quando arranco no ubuntu, mas não consigo ver a do ubuntu quando arranco no windows. Posso resolver esta questão?

3 - Se quiser testar outras distros linux como posso desinstalar o ubuntu?

4 - Quando quero repor o meu sistema operativo de novo coloco o cd do windows original do meu laptop. Este cd após confirmação minha começa logo a fazer a instalação do sistema operativo. Depois de fazer este restore vou continuar com as duas partições que o ubuntu tinha criado, ou vou ficar unicamente com uma e perder o ubuntu?

taunus

Citação de: pintinho online 08 de Outubro de 2008, 07:08
Vc pode redimensionar as partições usando o gparted.
sudo apt-get install gparted

Olá... tentei executar este comando mas devolveu uma mensagem a dizer que os pacotes de gparted não estão instalados ou se encontram obsoletos... estou com o ubuntu 8.04.

Que faço agora?

jomafras

Olá taunus,

1- Não existe problemas sendo rodado o scandisk.
2- Normalmente não se consegue  acessar as partições Linux pelo Windows...para isso veja essa dica :
  http://www.guiadohardware.net/dicas/particoes-linux-windows.html
3- se vc quiser testar outras distros vc poderia usar a própria partição do Ubuntu (nesse caso a partição tem que ser formatada e, vc fica sem o Ubuntu) ou, criar outra Ext3 ou então fazer a instalação pela máquina virtual -vmware por exemplo - muitos aqui no Fórum fazem assim.
4- para fazer instalação do SO vc deve escolher a partição durante a instalação, caso contrário perderá o que
  já estiver instalado
5- os pacotes do gparted vem com o Ubuntu 8.04 sim e, é provável que vc esteja com problemas nos repositórios...entre em Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic > Configurações > Repositórios...em Programas do Ubuntu, marque todos...em Programas de terceiros marque Canonical Ubuntu partner e, em Atualizações marque todas menos as sem suporte.
Depois clique em Recarregar e baixe as atualizações que vão aparecer.
Vc pode usar também o gparted que tem no Live CD.

O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog