Iniciando com o Ubuntu, alguns problemas iniciais.

Iniciado por enes, 01 de Março de 2006, 09:30

tópico anterior - próximo tópico

enes

Olá pessoal, saudações à comunidade Ubuntu.

Sou usuário do excelente kurumin Linux há aproximadamente 6 meses, período no qual aprendi muita coisa sobre linux graças aos livros do Morimoto e ao suporte técnico do Fórum do kurumin, onde participei e participo ativamente não só com dúvidas, mas também respondendo questões de outros usuários. Durante este período testei distribuições como Kalango Linux, Poseidon Linux, Dizinha Linux, Big Linux, Dan Small Linux e Bizantine Linux. Mas sempre mantive o kurumin como meu OS principal. Buscando ampliar meus conhecimentos, resolvi agora partir para uma distribuição que seja mundialmente respeitada e, depois de ler um pouco a respeito, optei pelo Ubuntu Linux. Após efetuar a instalação (no VMware, pois ainda estou testando), ele abriu normalmente e com uma interface gráfica muito agradável. Olhei rapidamente os menus e gostei muito da organização e aparência dos mesmos. Abri um terminal e digitei "sudo pppoeconf" e depois de algumas perguntas, já estava navegando na Internet. Aí começaram os problemas, fui atualizar a lista de pacotes antes de fazer um update, procurei no fórum e, como era esperado havia um tópico com sources.list atualizadas. Tentei abrir o arquivo source.list como root para editá-lo e recebi uma mensagem de permissão negada (permissão negada para o root? Como?). Surpreso com o que aconteceu, fiz uma busca no fórum, mas nenhuma solução foi encontrada.  Prosseguindo com o Ubuntu, procurei no fórum por um pacote do navegador opera que eu pudesse instalar no Ubuntu, encontrei um Link, baixei o arquivo, dei o comando dkpg –i opera*.deb, ele instalou, mas não abriu de jeito nenhum. O mesmo aconteceu com outros programas que tentei instalar. Tentei instalar o opera usando um pacote Tar.gz que também encontrei no fórum, tive problemas com dependência. Mesmo sem atualizar as sources.list, tentei um "apt-get update" e depois um "apt-get upgrade", ambos, como agora já era esperado, não funcionaram. Tenho certeza de que são apenas problemas de adaptação, pois também tive problemas quando comecei com o kurumin, devido a minha total ignorância sobre Linux naquela época. Espero em breve estar dominando também o Ubuntu, que segundo a literatura é excelente.

Agradeço a qualquer idéia, orientação e sugestão que for enviada.
Saudações!

Adilson

galactus

Bem vindo ao Fórum.

Como dizem os colegas, vamos fazer como o açogueiro. Vamos por partes!

Tendo internet e ainda mais ADSL já é mais de meio caminho andado. :)

Bom, para a sua satisfação e segurança o Ubuntu vem com o root desabilitado por padrão. Você deve usar o sudo su. A não ser claro que você tenha habilitado o root. Seguiu direitinho a dica do sources.list?

sudo su
gedit /etc/apt/sources.list

Como você está com uma instalação fresquinha do Ubuntu 5.10 (acho), ele terá um BUG onde o Gedit vai demorar uma eternidade para abrir (uns 2 minutos). Se não quiser esperar, pode usar o nano, mas instale ele antes.

Quanto ao Opera, eu baixei o do site do Opera mesmo, mas tem que ser o pacote static.deb. :)

Sei que tem o pacote para o Ubuntu, inclusive agora tem a do Breezy né? Andei olhando no Site do Opera. Mas sem atualizar nada no Ubuntu, só funcionou com o Static.deb. Pelo menos pra mim na época.

Acho que você já notou outro BUG, a conexão ADSL não inicia no boot, sim eu sei, você respondeu sim a pergunta de inicar no boot. Como notei que você vem usando a pesquisa do Fórum.....   Há, tem outro também. :) Não monta o disquete. Mas tem solução.

Bom, por equanto era isso. Aguardo notícias. To acompanhando o desenvolvimento do Kurumin 6, agora na versão Alpha 7. Não tive sorte na instalação no HD do Kurumin 5.1 final. Na atualização do SO apenas 73 pacotes quebrados. Ficou uma zona, muita rápida por sinal, mas uma zona. Queria até desinstalar os Ícones Mágicos pra concertar a bagunça.  To na torcida para que ele funcione no 6. Mas uso o Kuruma para me salvar das dermas que faço no meu Ubuntu.

Té+
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

enes

Olá,

Obrigado pelas dicas, na verdade eu não estava conseguindo editar as source.list porque estava demorando abrir o arquivo no gedit, como vc disse, então eu pensava que não ia abrir e cancelava.

Quando atualizei as source.list rodei o update e dei um apt-get -f install, isso fez com que o opera que eu tinha instalado antes funcionasse.

O problema da internet eu resolvi fácil, no kurumin 5.0 tinha um problema semelhante quando se configurava a internet e a rede (também facilmente resolvido). O problema do disquete ainda não notei, mas assim que tiver tempo vou verificar.

Agora estou trabalhando no suporte a arquivos WMV, AVI e WMA. Já baixei e descompactei os codecs, mas quando tento copiar dentro da pasta lib recebo a mensagem de permissão negada. Eu sei que tenho que estar com o root ativado para fazer isso, e acredite, por incrível que pareça, eu estou sim logado como root, e mesmo assim recebo a mensagem de permissão negada. Puxa vida! se o root não pode alterar o conteúdo da pasta então quem pode? Deus? rsrs...

Brincadeira a parte, se tiver alguma idéia agradeço.

Até mais!

KubLin

descreva o seu comando e o erro, poste-o se possível

abraços

galactus

Ué, não entendi. Você está querendo copiar e colar os codecs?

No Ubuntu você terá que usar o apt mesmo. E os gstreamers terão que ser registrados depois de instalados, senão não funciona.

Tenta isso aqui: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=661

Quando chegar no libdivix4linux, vá até a página 3 do tópico pra saber como instalar ele.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

enes

Citação de: galactusUé, não entendi. Você está querendo copiar e colar os codecs?

É isso mesmo, Baixei eles do site do mplayerhq, seguindo uma dica da revista arquivo linux, mas não consegui copiar para a pasta certa.

>>No Ubuntu você terá que usar o apt mesmo. E os gstreamers terão que ser registrados depois de instalados, senão não >>funciona.

Segui as suas dicas, mas não entendi esse negocio de registrar...como faço isso?

>>Tenta isso aqui: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=661

>>Quando chegar no libdivix4linux, vá até a página 3 do tópico pra saber como instalar ele.

Obrigado!