como visualizar as janelas 3d do compiz do ubuntu 8.04

Iniciado por edgomes30, 05 de Outubro de 2008, 12:22

tópico anterior - próximo tópico

edgomes30

Caros colegas, fiz como como sugerido e deu certo o compiz esta ao lado do relogio, porem, não consigo visualizar as janelas em 3d.... meu micro tem nvidia 256mb e precessador de 1,8 mhz com 1 giga de ram e ubuntu 8.04, alguem pode me ajudar? abçs!

vinicius_aleao

Se você estiver falando de visualizar as janelas 3D quando gira o cubo, vá no settings manager (você acessa clicando com o botão direito sobre o ícone do compiz na bandeja), clique em "Efeitos" no painel esquerdo e marque a caixa de seleção em "Janelas 3D" do lado direito.

Se você estiver falando naquele efeito que o Windows Vista tem, no qual as janelas ficam na diagonal uma atrás da outra, então, no settings manager, você deve clicar em "Gerenciamento de janelas" no painel esquerdo e marcar a caixa de seleção na opção "Alternador Shift" do lado direito. Agora, clique sobre o botão do "Alternador Shift" para configurar de modo a ficar igual ao do Vista. Na caixa de diálogo que vai aparecer, selecione "Inverter" na opção "Modo do alternador". Mas teste o modo "Capa" também, talvez você goste mais do que o "Inverter".

Observação: se você clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do compiz na bandeja e não aparecer a opção "Settings Manager", é porque você tem que ir no Synaptic, procurar por "compizconfig-settings-manager" e instalar esse pacote. Com isso, a opção "Settings Manager" deve aparecer no ícone do compiz.

Boa sorte!

edgomes30

Vinicios! obrigado pela dica, oque estou querendo é justamente o cubo que deveria girar em 3d, ja tinha feito como disse e nada... sobre essa outra opção que sugeriu ainda naw tentei, mas vou tentar tbem!, será que tem aver com o ultamaix q instalei? o automix é aquele q ficou no lugar do automatix...andei instalando o antivirus sugerido pelo ultamatix, o java, etc, sera que pode estar em conflito? abçs!

vinicius_aleao

Espera aí, você está falando que você não consegue girar o cubo mesmo, ou não consegue colocar as janelas em 3D quando gira o cubo? Se você não consegue nem girar o cubo, então o seu problema é outro. Abra novamente o settings-manager, clique em "general options" (é o primeiro botão no painel direito), clique na aba "Desktop size" e coloque essa seqüência de números, de cima para baixo: 4 - 1 - 1 (respectivamente, "Horizontal Virtual Size", "Vertical Virtual Size" e "Number of Desktops"). Além disso, verifique no settings-manager se os plugins "Rotate Cube" e "Desktop Cube" estão ativados -- basta clicar em "Área de Trabalho" no painel esquerdo e marcar "Desktop Cube" e "Rotate Cube" do lado direito. Imagino que isso deve resolver o seu problema.

Boa sorte mais uma vez!

edgomes30

Olá! consegui colocar somente as telas (minimizadas ou não) q ficam no painel (rodapé), elas ficam em 3D no desktop e viram quando giro o scroll do mouse, mas não forma aquele cubo em 3d.... até consegui capturar a imagem da tela mas não da p/ por aki....

Gladder

Se você fez o que o vinicius_aleao disse, é só segurar Ctrl+Alt+BotãoEsquerdoDoMouse e mexer o mouse.

T+  :)

ch_lopes

Também tenho mesmo problema, só consigo girar o cubo pra esquerda e direita e não para baixo e cima, alguem da uma dica, já revirei as configurações do c0mpiz e já atualizei também!valeu

felipeborges

Se você ativou as Coberturas do Cubo, basta apertar Ctrol + Alt E clicar sem largar com o esquerdo do mouse e arrastar a área de trabalho para baixo. O mesmo pra se ver a face de cima. Basta clicar e arrastar, sem esquecer de pressionar os botões.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

ch_lopes

Só valeu!era tão facil....pra quem sabe!hehehehehehe
obrigado pela ajuda!

blinhas

Cara estava pesquisando justamente esse tópico em encontrei exatamente o que queria, valeu mesmo a dicas não somente para o amigo mas para nós "marinheiros de primeira viagem" do ubuntu, valeu.

vinicius_aleao

Citação de: blinhas online 15 de Dezembro de 2008, 21:39
Cara estava pesquisando justamente esse tópico em encontrei exatamente o que queria, valeu mesmo a dicas não somente para o amigo mas para nós "marinheiros de primeira viagem" do ubuntu, valeu.

Disponha, blinhas!   :)

edgomes30

Caro colega Vinicios e todos que ajudaram,
tive que instalar de novamente o ubuntu só que agora o 8.10 pq foi necessario reinstalar o win xp e precisei formatar uma partição...bom... meu problema como cubo foi resolvido e agradeço, porem, agora não consigo ativar a cobertura do cubo (talvez uma nova desktop em cima e embaixo do cubo) pode me ajudar mais uma vez? obrigado!!

vinicius_aleao

Citação de: edgomes30 online 21 de Dezembro de 2008, 10:39
Caro colega Vinicios e todos que ajudaram,
tive que instalar de novamente o ubuntu só que agora o 8.10 pq foi necessario reinstalar o win xp e precisei formatar uma partição...bom... meu problema como cubo foi resolvido e agradeço, porem, agora não consigo ativar a cobertura do cubo (talvez uma nova desktop em cima e embaixo do cubo) pode me ajudar mais uma vez? obrigado!!

Ter seis áreas de trabalho eu sei que dá, mas não sei se dá pra colocar nas coberturas do cubo... se alguém souber...

Quanto a ficar apenas imagens nas coberturas, basta ativar o plugin "Cube caps". Nele também há a opção de mudar as imagens padrão superior e inferior. Se você não tiver esse plugin, então é provável que você tenha a versão mais recente do Settings Manager do Compiz. Se for esse o caso, posta aqui que eu ensino como ativar as coberturas.

edgomes30

é... realmente, pelo "settings manager" não tem essa opção... de cubo, só o desktop cube e rotate cube , mas vendo algo no gerenciador de pacotes, vi que tem varios itens do compiz q não esta instalados? será q pode ser por isso?

vinicius_aleao

Sinceramente, eu não acredito que dê pra colocar áreas de trabalho nas coberturas. Você pode até ter mais de quatro áreas utilizando o muro, mas não o cubo, a não ser que alguém saiba como. Também não há nada no Synaptic relativo a isso não, os outros pacotes relativos ao compiz têm outras funções.