como instalar pacotes .tar.gs e .bin

Iniciado por yokoyama, 04 de Outubro de 2008, 16:23

tópico anterior - próximo tópico

yokoyama

OBS: EU USO O UBUNTU 8.04
eu já procurei muito mais nenhum da certo o unico pacote que eu consegui foi o .deb que é o mais simples e os do synaptic . queria instalar alguns programas .bin mais ta dificil e quando eu vou tentar instalar o pacote . tar eu escrevo no terminal cd Desktop e aparece o seguinte erro bash: cd: Desktop: Arquivo ou diretório inexistente e nem vai ja o .bin nem se fala

se alguem me puder ajudar Obrigado

Tota

Olá yokoyama,

Bem, os arquivos com a terminação tar.gz são pacotes compactados em binario, logo para serem instalados é necessário compilar os mesmos.

Já os arquivos .bin são binários instaláveis. Salve-o na sua pasta de usuario ( /home/seu nome) e utilize o comando "." ( ponto )para executar o mesmo. O exemplo em linha de comando seriasudo /home/"seu nome"/./estearquivoeuqueroinstalar.bin

Lembre-se que estes arquivos não instalam icones nem atalhos para execussão, somente rodam por linha de comando.

Procure aqui no forum mesmo como compilar arquivos no Ubuntu

Um ótimo guia de referência é o guia foca Linux que voce encontra gratuitamente na Internet.

[],s

yokoyama

obrigado pela dica

vou tentar e te aviso caso eu não conseguir

clcampos

Só para ajudar vou deixar um link sobre instalação de programas no Ubuntu.

Instalação de Programas no Ubuntu

Além disto lembre-se de conferir que os arquivos .bin tem direito de execução, e para garantir você pode usar o comando:

Citarchmod   777   arquivo_baixado.bin

E em alguns tutoriais você pode achar o comando cd Desktop, mas no seu caso talvez tenha que mudar para cd   Área\ de\ Trabalho

As dicas são apenas complementares, e na hora de executar o arquivo .bin siga as dicas do Tota.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

yokoyama

sera que vc não da para falar de um jeito mais facil é que esta um pouco complicado e não esta dando certo

e gostaria de saber o modo que se instala esses pacotes vale para todos as versões do ubuntu

clcampos

Citação de: yokoyama online 27 de Outubro de 2008, 13:54
sera que vc não da para falar de um jeito mais facil é que esta um pouco complicado e não esta dando certo

e gostaria de saber o modo que se instala esses pacotes vale para todos as versões do ubuntu

Leu o tópico que indiquei?

Ele é ótimo e serve para qualquer versão.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

felipeborges

Se quer facilidade, busque pacotes .deb (www.getdeb.net) e ainda o vasto conteúdo dos repositórios.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

rolhaes

Ja tentei fazer isso não da certo, eu desisto, magoei  :'( esses arquivos não instalam, ou os que baixei estão todos travados, tem um cadeado no icone, desculpe mas estou desabafando.
Ubuntu 9.10, o melhor! Eu recomendo. Seja livre, seja Linux.(??)
Eu prefiro ser, essa metarmofose ambulante, do que ter aquela velha opiniao formada sobre tudo... (Raul Seixas)

lyon_lima

cara, uma vez eu pedi explicação também sobre como instalar pacotes tar.gz, e ai o ClCampos me indicou esse mesmo link . Eu falei que não tinha entendido também, e pedi tipo um tutorial pra galera do fórum. Mas acho que a galera pensou que era porque eu não tinha lido e coisa e tal, num sei. Desde esse dia e não perguntei mais sobre esses pacotes... :P (continuo sem saber)e correndo atrás.

Tota

Citação de: rolhaes online 25 de Novembro de 2008, 19:12
Ja tentei fazer isso não da certo, eu desisto, magoei  :'( esses arquivos não instalam, ou os que baixei estão todos travados, tem um cadeado no icone, desculpe mas estou desabafando.

O cadeado indica simplesmente  que o dono do arquivo é o root, logo todos os comandos tem que ser executados em modo superusuário.

[],s