Lentidão do computador

Iniciado por teles, 03 de Fevereiro de 2009, 21:56

tópico anterior - próximo tópico

teles

Olá pessoal.
Eu tinha um hd de 40GB tipo IDE e resolvi substituí-lo por um de maior capacidade, assim comprei um de 500 GB, porém do tipo SATA.
Para poder funcionar comprei também um adaptador/conversor IDE para SATA com os cabos necessários.
Tudo ia bem, funcionando corretamente, com a mesma velocidade de antes, porém, de repente o BIOS passou a não reconhecer o HD.
Como isso tornou-se constante, cheguei à conclusão de que o adaptador/conversor estava com defeito.
Então adquiri um outro, de marca diferente (Comtac) e tudo se resolveu, isto é, o BIOS passou a reconhecer o hd, etc., etc..
Porém apareceu um novo problema: o meu computador tornou-se lento demais.
Como tenho o Windows XP e o Kubuntu 8.04 instalados em dual boot, para o grub ser acessado a demora é atualmente de cerca de 40 segundos, o que anteriormente era instantâneo.
O Windows então, nem se fale, ficou uma verdadeira carroça: pesado e lento.
Apenas o Kubuntu não sofreu alteração perceptível: continua abrindo bem os aplicativos.
Pergunto: alguém sabe como fazer para que o grub abra mais rápido? E o Windows, como fazer para que seus aplicativos sejam abertos também rapidamente?

VB5

teles,

não tenho experiência direta com esses conversores, mas acho que é o tipo de coisa para dar problema - como você mesmo já viu. Presumo,  é claro, que sua placa não tenha conectores SATA; se possível, estude a chance de trocá-la por outra mais recente, que os tenha. Isso provavelmente acabaria com seus problemas.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Alakazan

Qual é o modelo da sua placa mãe?
E da CPU?
(pra pensar num up de MB)
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

ErickSantos

realmente, esses conversores dao mtos problemas

ja usei um uma vez... por pouco tempo, até juntar $$ pra fazer o upgrade

era uma dor de cabeça atras da outra

teles

A minha mobo é uma Asus A7V8X-X e somente tem slots IDE.
O processador é Amd Athlon XP 2400+.
Note que antes de colocar essa nova placa adaptadora o computador funcionava bem rápido.
A minha intenção é saber se há alguma forma de tornar a inicialização do grub mais rápida, pois quando entro no Kubuntu o computador funciona normalmente e com relação ao Windows, resolvi formatar a partição e reinstalá-lo o que o tornou mais rápido.
Então o meu problema é com relação ao grub que demora cerca de 40 segundos para apresentar a tela de escolha dos sistemas operacionais e anteriormente era bem rápida, que mal dava para ler o que estava sendo apresentado.

teles

Estranhamente o computador voltou a ficar rápido como anteriormente era. Ou seja, após as informações da placa de vídeo (nVidia) aparecerem no monitor o Grub já é acionado para a escolha do sistema operacional (Linux ou Windows).
Porém minha alegria durou pouco, pois a partir de ontem (04/05/09) a máquina ficou uma carroça para apresentar a tela do Grub.
Não sei o porquê desse vai-e-vem na abertura do Grub.
Eu recentemente fiz o upgrade do Kubuntu 8.10 para a versão 9.04, mas tudo correu numa boa e funciona corretamente.
Também atualizei o Windows Xp SP2 para o SP3, o que também não apresentou nenhum problema.
Alguém poderia me ajudar a solucionar esse problema?