Atalhos Desktop Todos usuarios

Iniciado por Ronaldo davi, 26 de Setembro de 2008, 22:19

tópico anterior - próximo tópico

Ronaldo davi

Olá Senhores,

Estou realizando um trabalho afim de disponibilizar uma personalização do Ubuntu voltada a rodar diretamente de um pendrive, estou querendo colocar atalhos na área de trabalho para que todos que usem o pendrive tenham os atalhos por padrão, o sistema roda como uma LiveCD mas em vez de ser usado um CD/DVD e usado um pendrive.

Para colocar o Ubuntu no pendrive uso as ferramentas de personalização do LiveCD que existem por ai como o remasterys cujo as dicas peguei aqui no forum mesmo.

Como já disse acima desejo colocar atalhos na área de trabalho como Padrão do mesmo modo como tem Meu computador gostaria de colocar outros como Fifefox, Broffice editor de texto e planilha e demais que forem necessários.



(tentei usar a procura do forum mas nao encontrei nada semelhante.)

raidicar

o sistema vai rodar em um pen drive, e como fica a autenticação dos usuarios? se ele não vão autenticar em um servidor, como predizer quem utilizara o sistema?
Sem poder criar usuario, pois por definição qualquer um poderia usar o sistema, vc teria apenas um unico usuario padrão, tornando sua duvida sem sentido.
Se houver um servidor de autenticação e se vc ja trabalhar com uma lista de usuario definida, vc pode fazer um script e deixa-lo no servidor para criar os atalhos desejado.

sem enrolação, existe varias formas de fazer o que deseja, depende de como os usuarios serão criados, por exemplo:

dentro da pasta inicial de cada usuario existe um arquivo oculto chamado .profile
ex: gedit /home/ronaldodavi/.profile ou vi /home/ronaldodavi/.profile

esse arquivo é executado sempre que o usuario faz logon no sistema, se vc criar uma pasta, por ex: /etc/atalhos e dentro dessa pasta colocar os atalhos desejados, basta vc colocar em .profile o comando: cp /etc/atalhos/* /home/usuario/desktop/

mesmo que o usuario delete os atalhos, ao reiniciar e fazer um novo login, la estarão os atalhos novamente.

Isso funcionaria se seu trabalho se basear em uma lista de usuarios determinada e previamente criada.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

A-THOMAZ

Realmente não ficou claro como será sua política de usuários, mas conforme o colega mencionou, existem várias formas, uma delas é copiar a alteração que voce fez na personalização e que julge ser necessária para ter em cada usuário.

Existe um diretório (outros chamam de pasta) chamada SKEL, uma abreviação de SKELETON (esqueleto mesmo!) que serve como um padrão para a formação dos usuários. Sempre que um usuário for criado, esta pasta será copiada para o HOMEDIR (/home) do seu usuário novo.
Quando fazemos uma personalização do Ubuntu, criamos um usuário (ou usamos o primeiro criado) só para fazer as alterações. Desse usuário que foram feitas as alterações, podemos copiar as configurações desejadas para lá. Podemos copiar TODAS as configurações. Para copiar *todas* as alterações, copiamos *todo* o contudo do HOMEDIR desse usuário para a pasta /etc/skel



Exemplos de quando queremos apenas algumas alterações:

  • Voce quer que o BrOffice seja registrado no nome da empresa uma única vez, sem que o usuário criado tenha que "cadastrar" e registrar novamente. Voce quer que o aplicativo contenha apenas as informações da empresa, voce deve copiar a pasta
/home/USER/.broffice para a pasta /etc/skel



  • Digamos que voce administra uma rede que acessa a internet através de proxy e deseja remover a opção EDITAR>>PREFERÊNCIAS do Mozilla Firefox para *todos* os usuários (Para eles não poderem configurar o proxy ou outras configurações mais avançadas). Sempre que um usuário é criado e acessa o Mozilla pela primeira vez, é criada uma pasta de configuração com nome randômico em
    Citar/home/USER/.mozilla
    Para manter essa alteração e não aparecer mais o menu EDITAR>>PREFERÊNCIAS para nenhum usuário novo, copie a pasta .mozilla do HOMEDIR desse usuário para a pasta /etc/skel
    ATENÇÃO: Como a pasta com nome randômico é criada no primeiro acesso do usuário, é importante que a pasta .mozilla seja copiada DEPOIS de ter sido acessada! Neste caso, a pasta já passaria a existir e o sistema entenderá que o usuário já acessara a pasta anteriormente, logo, não criará uma nova com as configuraçõs padrão.


Entendeu?
A alteração feita no usuário que será *padrão* ou *espelho* deverá ser copiada para a pasta skel.

Tente fazer uma alteração nesse usuário e descobrir em qual pasta do HOMEDIR ela fica. Descobrindo a pasta, coloque-a dentro de skel.
Provavelmente essa alteração de Desktop fique dentro de .gconf2 ou .gconfig

Cuidado se for copiar **TODOS** os arquivos de /home/USER para skel:
A lixeira, os arquvos recentes, o histórico... tudo, tudo mesmo será mantido.
Então, se precisar copiar todas as informações não se esqueça de esvaziar lixeiras e histórico e outros detalhes que podem aparecer para todos.

Um grande inconveniente de copiar tudo para skel:
O item LOCAIS do menu princial (ou da barra) apontará as pastas desse usuário padrão. Links do tipo "ambiente de trabalho" e "Meus documentos" apontarão normalmente para usuário novo pois são links, mas as pastas criadas dentro do HOMEDIR aparecerão como USERPADRÃO mesmo para os usuários novos. Ou seja, não apontará para /home/NOVOUSER/Pasta, apotarão para /home/USERPADRÃO.
Como ainda não descobri onde fica a configuração do item LOCAIS, eu deleto as pastas criadas pelo Ubuntu (Documentos, Imagens, etc) antes de copiar para skel e mantenho somente os links.
Exemplo:
Se voce cria um usuário chamado "padrão" para fazer a personalização e copiar toda a pasta /home/padrão, o item LOCAIS aparecerá /home/padrão/Pasta mesmo que quem esteja logado seja o "usuario1" ou "usuario2".

Tomara que ajude!
Abraço!
Seu celular é o mesmo desde 2001? Seu carro é o mesmo desde 2001?
Poucas coisas que você possui é de 2001! Porque o SO é de 2001?
Logo no computador, o maior símbolo de avanço e tecnologia...