aplicativo que avisa estado da rede e da internet

Iniciado por fgoy, 24 de Setembro de 2008, 23:56

tópico anterior - próximo tópico

fgoy

Oi pessoal, estou usando o ubuntu 8, meu primeiro linux, e estou adorando. Me conecto à internet pela rede interna direta com o computador servidor, que usa conexao com o modem do speedy. O mau da minha rede é que, quando os dois computadores sobrecarregam o modem do speedy, ele desconecta a internet. Me disseram para por um roteador. Tudo bem, estou vendo isto, mas o que preciso de ajuda é que, procurei muito e não encontrei um aplicativo que informasse o estado da rede e principalmente da internet no meu ubuntu. Eu preciso que, quando a internet cai, apareça um aviso informando a queda, porque muitas, talvez quase todas, as vezes que eu estou usando mais de 3 programas ao mesmo tempo e um deles é o navegador, na hora que uso o navegador e a internet cai, trava TUDO... sem condicoes.. tenho que desligar no botao da cpu. Com o aviso eu posso não solicitar que nenhum software se comunique com a internet, pra evitar travamentos.

O que uso é o software padrao desta versao do ubuntu, onde configuro a rede, e tem q ser à mao, pq o automático não consegue ip, mas tudo bem; e ele fica ali, quietinho no cantinho dele, sem falar NADA... soh sei que tah funcionando quando tento acessar alguma pagina.

Alguem sabe de algum aplicativo? Se não existe, alguém pode me dar umas dicas para que eu monte um... acho que com o phyton, né? Estou aprendendo a usá-lo.