É verdade essas coisas sobre ubuntu?

Iniciado por Alakazan, 19 de Setembro de 2008, 22:01

tópico anterior - próximo tópico

Alakazan

Olá, eu gostaria de agradecer por tudo a todos vocês até agora e perguntar :
É mesmo verdade que o Ubuntu não pega vírus/não é invadido?

Obrigado
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

felipeborges

Não necessariamente.

A estrutura dos sistemas LinuX (padrão POSIX), com sua devida distribuição de permissões, impede que um arquivo malicioso possa comprometer o sistema, visto que os arquivos responsáveis pelo funcionamento do sistema não tem permissões "simples" de execução, necessitando o login como usuário root (administrador do sistema), para aí sim poder executar este arquivo. (Basicamente é: o vírus só pode comprometer o sistema se você lhe der permissões para isto).

Outro fator a favor são as atualizações, sempre que uma falha é reportada, os desenvolvedores buscam soluciona-la e repassar os patch's de correção o quanto antes, demorando em média 48 horas (dependendo da falha é obvio).

Mais um fator é o reduzido numero de usuários adeptos do sistema, se um dia o LinuX vier a se tornar popular como o Micro$oft Window$, talvez tenhamos alguns problemas ou preocupações a mais, visto que um maior numero de usuários usando um sistema é diretamente ligado a um maior numero de usuários tentando "danificar" o sistema.

Entre outras especificações....

..............................

Por isso é muito recomendado manter seu sistema sempre atualizado, estudar permissões de arquivos e diretórios antes de sair "distribuindo" permissões a tudo e a todos  ;)

Não é necessário o uso de um anti-vírus, a não ser que lide com muitos usuários Window$ e necessite scanear estes arquivos antes de repassa-los (você não terá prejuízos com o vírus, mais sim o usuário window$ que receberá o arquivo).

Se o uso do sistema for voltado a um servidor, invista ainda mais em segurança, ignorando o parágrafo acima, que escrevi voltado ao usuário comum de desktop.

;)

EDIT: Complementando, edite o título do tópico para que se enquadre nas regras de utilização do fórum!
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

velox256

Concordo com o que o chefia acima falou, complementando que o Windows é muito vulnerável devido a interatividade dele com a internet, tem coisas que podem ser instaladas na máquina sem nem sequer o usuário saber ou perceber, e isso é um parto cheio pros vírus e worms que tem por aí. No Linux isso não ocorre, pelo menos não de modo tão escrachado como acontece no Windows.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Chucknoris

Depois da aula do felipeborges:

Usuários iniciantes estão muito acostumados com o Windows, o Linux é outra plataforma, assim como não funciona os programas feitos para Windows os vírus feitos para Windows também não funcionarão... e os vírus feitos para Linux esbarram no sistema de permissão não tendo sucesso por enquanto... assim estamos sossegados!!!
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

eliubuntubr

faz como eu,  até hoje não uso nenhum tipo de linux, aqui só uso o live cd.

agora muito provavelmente os usuarios vão perguntar, para mim.

então para que, você tá, aqui no forum?

e simples, eu to aqui no forum porque eu quero aprender, para depois usar!

pretendo antes de usar o ubuntu, ficar 1 ano perguntando, usando, ai depois se fala em instalar.

olha eu ja aprendi muito com o ubuntu, e o forum, mas tenho muitas duvidas ainda.

quando estiver seguro usa!

felipeborges

Citação de: eliubuntubr online 20 de Setembro de 2008, 00:41

pretendo antes de usar o ubuntu, ficar 1 ano perguntando, usando, ai depois se fala em instalar.

olha eu ja aprendi muito com o ubuntu, e o forum, mas tenho muitas duvidas ainda.

Respeito seus métodos, mais verá que quando o sistema estiver instalado, as verdadeiras soluções partirão de você, e não do fórum, somente quando estiver muito difícil resolver tal algoritmo, é que você virá até nós, é automático, você instala o sistema, ele te ajuda, você ajuda ele, e somente para as situações mais embaraçosas você necessitará de colaboração "externa".
Vai por mim, eu instalei o Ubuntu em HD inteiro sem nunca ter usado GNU/LinuX (somente FreeBSD), após a simples e eficaz instalação, necessitei de um player bom, fui ao pai Google, e digite: Linux+Player+Multimidia, um leque gigantesco se abriu, logo fui lendo as descrições, tá, gostei do MPlayer, eis que não sabia instalar, o mesmo vinha em um pacote .deb (eu nem fazia idéia do que se tratava), fui ao Google e digitei: Linux+Instalação+deb, logo vi no topo da pesquisa que o pacote .deb no Ubuntu era "auto-instalador", e que eu poderia instala-lo pelo terminal também: dpkg pacote.deb, logo todos os aplicativos estavam lá. Pronto para uso.

Deixe o problema vir a você, e o responda com um algoritmo inteligente. Resultado de muita pesquisa. ;)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

yzarc

elibutunbr, quanto tempo vc levou pra aprender a andar de bicicleta? :) bricadeirinha. vai com fé q linux não é mais o bicho de sete cabeças q era antes. ;)
; Linux is almost there!

Ernesto

Citação de: felipeborges online 20 de Setembro de 2008, 10:51
Citação de: eliubuntubr online 20 de Setembro de 2008, 00:41

Respeito seus métodos, mais verá que quando o sistema estiver instalado, as verdadeiras soluções partirão de você, e não do fórum, somente quando estiver muito difícil resolver tal algoritmo, é que você virá até nós, é automático, você instala o sistema, ele te ajuda, você ajuda ele, e somente para as situações mais embaraçosas você necessitará de colaboração "externa".
Vai por mim, eu instalei o Ubuntu em HD inteiro sem nunca ter usado GNU/LinuX (somente FreeBSD), após a simples e eficaz instalação, necessitei de um player bom, fui ao pai Google, e digite: Linux+Player+Multimidia, um leque gigantesco se abriu, logo fui lendo as descrições, tá, gostei do MPlayer, eis que não sabia instalar, o mesmo vinha em um pacote .deb (eu nem fazia idéia do que se tratava), fui ao Google e digitei: Linux+Instalação+deb, logo vi no topo da pesquisa que o pacote .deb no Ubuntu era "auto-instalador", e que eu poderia instala-lo pelo terminal também: dpkg pacote.deb, logo todos os aplicativos estavam lá. Pronto para uso.

Deixe o problema vir a você, e o responda com um algoritmo inteligente. Resultado de muita pesquisa. ;)

Exatamente é isso mesmo, eu sou um usuário do Ubuntu e aprendi usando no dia a dia e lendo o fórum, tenho poucas postagens, mas tento ajudar o que sei aqui no fórum.

adcoutinho

Na boa,

Sou novato em Linux e ainda mais novato em Ubuntu, mas de uma coisa tenho certeza, que se a pessoa usa o sistema direto no live-cd é evidente que ela acaba se privando de muitas funções que o sistema oferece ao usuário, e digo isso por experiencia minha de outros sistemas e de outras plataformas. Eu estou usando o Ubuntu 8.04 e estou achando muito completo e extraordinário, e agora sei como os usuários de Windows e outros sistemas são idiotas em dizer que o Linux é uma derma, há alguns que não oferecem uma interface tão amigável com usuários iniciantes como EU, mas no geral, se vc for colocar o Ubuntu, openSuse, Kubuntu, Fedora, Mandriva e o Curumim, que são os que eu usei e fiz testes, em questão de ser amigável não deixar nada a desejar a outros sistemas, até porque se vc quer um programa é só ir no Synaptic e procurar e instalar, mas em questão de segurança, e aí vcs vão achar que estou falando isso por ser novato mas não é, é porque tenho experiencia mesmo em windows, a Microsoft e o Windows são LIXO perto da segurança que o Linux te da, fora que ele interage muito bem com redes Microsoft.

Não sei se falei asneira, só sei que essa é minha opinião, de um ex-viciado em Windows que agora abandonou e está usando Linux, é uma lavagem cerebral que o windows faz nas cabeças dos usuários mas eu me livrei dessa doença.

Espero ter podido ajudar e até mais.

eliubuntubr

quanto a segurança sim e bom agora quanto a aprendizado e dificil

até hoje não sei como conectar na internet no ubuntu

sou experiente em windows xp e 98

no site da info ta dizendo que as eleiçoes no brasil vão começar a usar linux mas somente em algumas cidades

agora eu não sei se você e do brasil ou de portugal