TUTORIAL - Configurando o Huawei E226 com o modulo Airprime para o TIM WEB 3G

Iniciado por zgurgel, 19 de Setembro de 2008, 10:36

tópico anterior - próximo tópico

zgurgel

Importante: Use o seguinte tutorial por sua conta e risco. Fiz e resolveu todos os meus problemas de conexão!

O Tim Web 3G é o plano de acesso à internet em alta velocidade da operadora de telefonia TIM (Telecom Itália Móbile) através de um Modem com tecnologia WCDMA/HSDPA.

Introdução:

No caso em questão, vamos adotar o procedimento para instalação do Modem HUAWEI E226 no Ubuntu 8.04 usando o module AIRPRIME, no lugar do tradicional USBSERIAL, porque entendemos ser o módulo adequado para conexões de alta velocidade, proporcionando maior velocidade e estabilidade de conexão.

Inicialmente, entretanto, faz-se necessário que a solicitação de código PIN do seu CHIP esteja desabilitada.  Também é necessário, já que os repositórios oficiais do Ubuntu são todos on-line, uma conexão prévia à internet para podermos instalar e configurar os pacotes necessários.

Procedimento:

Passo 0: Se você já havia tentado se conectar através do modulo usbserial, desabilite qualquer script ou chamada de carregamento ao respectivo modulo, certifique-se também de não estar o estar carregando no /etc/modules. Lembre-se, nossa conexão será pelo módulo AIRPRIME!

Passo 1. Conecte-se provisoriamente em qualquer conexão de internet.

Passo 2. Instale os pacotes necessários para a instalação (faça às adaptações necessárias em caso de novas versões):

sudo apt-get install build-essential linux-headers-2.6.24-19 linux-source-2.6.24

Passo 3. Agora vamos para a instalação do kppp, caso você prefira, pode pular esse Passo e usar o Wvdial para estabelecer a conexão, entretanto, optei pelo kppp por ser uma alternativa gráfica fácil de configurar e bastante intuitiva.

sudo install apt-get kppp

Passo 4: Plug o modem huawei e226 na porta USB e aguarde alguns segundos para que ele faça o registro na Rede de Telefonia Móvel local.

Passo 5: Verifique a presença do modem e a identificação do produto/hardware:

lsusb

Citarbeethoven@beethoven-laptop:~$ lsusb
Bus 005 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 004 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 003 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 002 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 001 Device 005: ID 045e:0083 Microsoft Corp. Basic Optical Mouse
Bus 001 Device 004: ID 12d1:1003 Huawei Technologies Co., Ltd. E220 HSDPA Modem
Bus 001 Device 001: ID 0000:0000

Como podemos ver na linha em negrito, a nossa identificação foi:

vendor = 0x12d1
e
product = 0x1003

Passo 6: Vá para o caminho /usr/src e descompacte o kernel:

cd /usr/src

sudo tar xjvf linux-source-2.6.14.tar.bz2

Passo 7:  Entre no diretório contendo o driver AIRPRIME:

cd linux-source-2.6.24/drivers/usb/serial

Passo 8: Edite o arquivo airprime.c:

sudo gedit airprime.c

Você verá o conteúdo deste arquivo conforme abaixo, eu coloquei em negrito exatamente a linha que deve ser adicionada ao arquivo,
observe que é exatamente nesta linha que eu vou adicionar as informações obtidas através do Passo 4:

Citar/*
* AirPrime CDMA Wireless Serial USB driver
*
* Copyright (C) 2005-2006 Greg Kroah-Hartman <gregkh@suse.de>
*
*   This program is free software; you can redistribute it and/or
*   modify it under the terms of the GNU General Public License version
*   2 as published by the Free Software Foundation.
*/

#include <linux/kernel.h>
#include <linux/init.h>
#include <linux/tty.h>
#include <linux/tty_flip.h>
#include <linux/module.h>
#include <linux/usb.h>
#include <linux/usb/serial.h>

static struct usb_device_id id_table [] = {
   { USB_DEVICE(0x0c88, 0x17da) }, /* Kyocera Wireless KPC650/Passport */
   { USB_DEVICE(0x413c, 0x8115) }, /* Dell Wireless HSDPA 5500 */
   { USB_DEVICE(0x0930, 0x1303) }, /* Toshiba (Novatel Wireless) HSDPA for M400 */
   { USB_DEVICE(0x106c, 0x3701) }, /* Audiovox PC5740 */
   { USB_DEVICE(0x106c, 0x3702) }, /* Sprint Pantech PX-500 DGE */
   { USB_DEVICE(0x1410, 0x4100) }, /* Novatel Wireless U727 */
   { USB_DEVICE(0x05c6, 0x6000) }, /* Momo design */
   { USB_DEVICE(0xf3d0, 0x0112) }, /* AirPrime 5220 */
        { USB_DEVICE(0x12d1, 0x1003) }, /* Huawei E226 */
   { },
};

Passo 9: Após ter salvo o arquivo acima. Vamos compilar!

sudo make -C /lib/modules/`uname -r`/build M=`pwd`

Passo 10: Vamos copiar o modulo compilado do airprime para seu devido lugar e executar o depmod:

sudo cp airprime.ko /lib/modules/2.6.24-19-generic/kernel/drivers/usb/serial/airprime.ko

sudo depmod -a

OBSERVAÇÃO: Não lembro se é necessário, em todo caso, reinicie o Ubuntu. Vamos agora configurar a discagem!

Passo 11: Agora vamos configurar o KPPP, como se trata de um procedimento muito simples, vou fazer apenas algumas citações.
Execute o aplicativo KPPP, na janela inicial clica no botão "CONFIGURAR", vai abrir uma nova janela, escolha a aba MODEMS, nesta aba, clique em "NOVA...", coloque um nome qualquer para seu modem, no meu caso, coloquei HUAWEI 226, em seguida,  coloque a porta que está o modem (no meu caso foi a porta /dev/ttyUSB0), agora clique em "OK".
Na aba de "CONTAS", clique em NOVA, coloque um nome qualquer para sua conta(por exemplo: TIM), na parte do número do telefone, clique em ADICIONAR e ponha o número: *99***1#, após clique em OK.

Obs: Você deve configurar também a aba "DNS", colocando o DNS da sua região, no meu caso, o DNS da tim aqui é: 189.40.224.5 ou 10.223.246.102, isso evitará que você fique conectando, mas sem conseguir navegar. (Você pode colocar outros DNS publicos ou free, na dúvida, pegue o DNS da tim da sua região que é melhor. Você pode também obter o DNS da sua região observando o DNS que ele conecta no $Windows$, através do comando: ipconfig /all

Bem, por fim, esse tutorial foi feito às pressas, qualquer erro, favor comuniquem que eu faço as devidas atualizações.

dtomadon

Olá zgurgel testei seu tutorial ,e deu certo ,só uma sugestão ele deveria estar em :

Suporte Técnico/Internet , Rede e Segurança é uma sugestão pois fica mais fácil

achar o tutorial que é relacionado a Internet, um abraço
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

zgurgel

Oi Amigo,

fico feliz que tudo tenha funcionado a contento.
De fato, você tem razão, acho que na parte de internet seria mais intuitivo encontrá-lo, só coloquei aqui porque já tinha visto tópicos semelhantes por aqui. Bem, não tenho bem certeza, mas acho que não pode haver tópicos duplicados.. daí teria que remover aqui.. e perder os registros de leitura.. vou sondar com algum administrador se pode eles poderiam realocar o tópico. Obrigado pelo retorno. Z

smotta

Olá, zgurgel, gostei do tutorial, mas ... não encontrei o módulo AirPrime no meu UBUNTU ... como faço agora ? Posso procurar por este módulo e instalar ?