Tutorial XGL ( Dapper, Gnome e Nvidia )

Iniciado por Fagner Patricio, 26 de Fevereiro de 2006, 00:30

tópico anterior - próximo tópico

Fagner Patricio

Atualizado em 13/09/2006 por moderador
Atenção! Devido a algumas mudanças no Compiz, este tutorial não está funcional
Acesse o Wiki com instruções atualizadas: http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php/Xgl

Olá pessoal!!!

Este tutorial é para aqueles que usam Gnome, Nvidia e claro õ DAPPER, não funciona no Breezy!!!

Fiz ele baseado em um tutorial que vi no fórum em inglês do Ubuntu que você pode ver aqui:

http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=131267&highlight=xgl

Bom, lá ele faz uma nota dizendo quem usa  placas anteriores a FX 5200 tem que compilar a versão mais nova do glitz a partir do CVS, mas que logo eles vão colocá-la nos repositórios oficiais.

Então vamos começar!!!

ATENÇÂO: faça por sua conta e risco, não há garantias que vai funcionar :), mas aqui deu tudo certo, e o XGL está bombando, só digo que vale o risco :), meu computador é um Atlhon 2500+, FX 5200, 1GB de ram.

Passo 1: vamos instalar o drivers novos para as placas da Nvidia:

sudo apt-get install nvidia-kernel-common nvidia-glx

Passo 2: Vamos agora editar o arquivo xorg.conf

sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

Encontre a seção "Module" e comente as linhas com o "Glcore" e "dri" e tenha certeza que a linha com o "glx" está lá, não mude mais nada. Basicamente isso:

#       Load    "GLcore"
#       Load    "dri"
          Load "glx"

Agora encontre a seção "Device" e deixe exatamente como a minha, apenas prestanto atenção para não mudar a linha "Identifier" porque ela identifica qual é a sua placa:

Section "Device"
        Identifier      (AQUI DEIXE COMO ESTÁ AI)
        Driver          "nvidia"
        BusID           "PCI:1:0:0"
        Option          "RenderAccel"           "true"
        Option          "AllowGLXWithComposite" "true"
EndSection

No fim do arquivo adicione está seção EXATAMENTE COMO ESTÁ, NÂO COLOQUE MAIS NADA:

Section "Extensions"
               Option  "Composite" "Enable"
EndSection

Salve e feixe o arquivo.

Passo 3: Agora vamos instalar o XGL:

sudo apt-get install compiz xserver-xgl libgl1-mesa xserver-xorg libglitz-glx1 compiz-gnome

Agora vamor fazer ele iniciar junto com o Gnome, vamos mudar o "gdm.conf-custom"

sudo gedit /etc/gdm/gdm.conf-custom

Aqui você vai mudar todo o seu arquivo e deixar EXATAMENTE como este aqui:

# GDM Configuration Customization file.
#
# This file is the appropriate place for specifying your customizations to the
# GDM configuration.   If you run gdmsetup, it will automatically edit this
# file for you and will cause the daemon and any running GDM GUI programs to
# automatically update with the new configuration.  Not all configuration
# options are supported by gdmsetup, so to modify some values it may be
# necessary to modify this file directly by hand.
#
# To hand-edit this file, simply add or modify the key=value combination in
# the appropriate section in the template below.  Refer to the comments in the
# gdm.conf file for information about each option.  Also refer to the reference
# documentation.
#
# If you hand edit a GDM configuration file, you should run the following
# command to get the GDM daemon to notice the change.  Any running GDM GUI
# programs will also be notified to update with the new configuration.
#
# gdmflexiserver --command="UPDATE_CONFIG <configuration key>"
#
# For example, the "Enable" key in the "[debug]" section would be specified by
# "debug/Enable".
#
# You can also run gdm-restart or gdm-safe-restart to cause GDM to restart and
# re-read the new configuration settings.  You can also restart GDM by sending
# a HUP or USR1 signal to the daemon.  HUP behaves like gdm-restart and causes
# any user session started by GDM to exit immediately while USR1 behaves like
# gdm-safe-restart and will wait until all users log out before restarting GDM.
#
# For full reference documentation see the gnome help browser under
# GNOME|System category.  You can also find the docs in HTML form on
# http://www.gnome.org/projects/gdm/
#
# NOTE: Lines that begin with "#" are considered comments.
#
# Have fun!

[daemon]

[security]

[xdmcp]

[gui]

[greeter]

[chooser]

[debug]

[servers]# Override display 1 to use Xgl (DISPLAY 1 IMPORTANT FOR ATI FGLRX).
0=Xgl

[server-Xgl]
name=Xgl server
command=/usr/bin/Xgl :0 -fullscreen -ac -accel glx:pbuffer -accel xv:fbo
flexible=true

Agora vamos criar um script para fazer o bicho bombar:

sudo gedit /usr/bin/ofuturo

No arquivo em branco que vai abrir escreve esse comando:

#!/bin/bash
gnome-window-decorator &  compiz --replace gconf decoration wobbly fade minimize cube rotate zoom scale move resize place switcher &

Salve o arquivo e use este comando:

sudo chmod 755 /usr/bin/ofuturo

Tudo pronto, salve tudo e reinicie o computador.

Depois de iniciar o gnome, abra um terminal e....

ofuturo

Alguns comandos para você brincar com ele

CTRL + ALT + Left/right 

CTRL + ALT + SHIFT + Left/Right

CTRL + ALT + Left Click on Desktop

F12

Alt- Tab

É isso ai pessoal, espero que funcione pessoal!!!!
Viva o mundo Livre!!!

galactus

Parabéns pelo tutorial.

Mas não instalei os Drivers na Nvidia, a instalação dele mudou no Dapper, além de estar dando autos paus.

Depois que você instalou o Xgl, mesmo com as atualizações, vem tendo algum problema com o X? Não to querendo perder tudo só por causa do Xgl.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Fagner Patricio

Meu sistema está travando muito ainda, mas é difícil dizer se é por causa do XGL visto que é uma versão ALPHA :), mas depois das atualizações que eu fiz ontem ele ta travando bem mais, vez ou outro o gnome reinicia, ai pode ser pelo XGL mesmo.
Viva o mundo Livre!!!

galactus

Foi o que pensei, o meu não tá dando pau nenhum no X. Até aquelas tremidas da tela praticamente acabaram. Tenho quase certeza que é por não ter instalado os drivers de video ou o Xgl. Vou ficar sem isso por enquanto.

Mas mesmo assim, parabéns pelo tutorial.

cypherbios

Olá pessoal,

Bom eu Instalei seguindo o How-To do Wiki do Ubuntu:
https://wiki.ubuntu.com/XglHowto

Bom, como explicar a sensação do XGL? Acredito que não tenha como explicar, é simplesmente extraordinário, diferente de tudo que você já viu!

Não pense que estou brincando não. As janelas ficam parecendo "gelatinas", é difícil explicar, elas ficam meio flexíveis quando você as move. E se você segurar o alt enquanto move um canto dela, ela estica... é muito loko!

O efeito do desktop 3D não é muito diferente do "antigo" 3ddesktop, mas com certeza está melhorado e mais eficiente e a atualização é feita em tempo real, nada de tirar "screenshots" e montar um cubo como no 3ddesktop.

A organização autmática das janelas quando você aperta o F12 é lindo! Elas reduzem e ficam como miniaturas, organizadas no desktop, só esperando que você clique em cima de uma delas para restaurar o tamanho original.

São tantos efeitos que você precisa de algum tempo para acostumar-se com eles: minimizar/maximizar e fechar janelas, arrastar, alternar, e muitos outros detalhes que fazem a diferença.

No meu computador, qual testei, possui as características:
AMD Athlon XP 2600+
256MB Ram + 1GB Swap
GeForce MX 440 128MB
Dapper Drake Flight4 + Atualizações 27/02

Eu recomendo, sem dúvida este será o futuro da interface gráfica do Linux, algo revolucionário!

# A Trindade Sagrada: Dapper + XGL + Compiz
Rafael "CypherBIOS" Proença
http://www.cypherbios.org/blog
Desenvolvedor - APTonCD
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece Aqui

casainho

Citação de: "biocypherismo"Olá pessoal,

Bom eu Instalei seguindo o How-To do Wiki do Ubuntu:
https://wiki.ubuntu.com/XglHowto

Bom, como explicar a sensação do XGL? Acredito que não tenha como explicar, é simplesmente extraordinário, diferente de tudo que você já viu!

Não pense que estou brincando não. As janelas ficam parecendo "gelatinas", é difícil explicar, elas ficam meio flexíveis quando você as move. E se você segurar o alt enquanto move um canto dela, ela estica... é muito loko!

O efeito do desktop 3D não é muito diferente do "antigo" 3ddesktop, mas com certeza está melhorado e mais eficiente e a atualização é feita em tempo real, nada de tirar "screenshots" e montar um cubo como no 3ddesktop.

A organização autmática das janelas quando você aperta o F12 é lindo! Elas reduzem e ficam como miniaturas, organizadas no desktop, só esperando que você clique em cima de uma delas para restaurar o tamanho original.

São tantos efeitos que você precisa de algum tempo para acostumar-se com eles: minimizar/maximizar e fechar janelas, arrastar, alternar, e muitos outros detalhes que fazem a diferença.

No meu computador, qual testei, possui as características:
AMD Athlon XP 2600+
256MB Ram + 1GB Swap
GeForce MX 440 128MB
Dapper Drake Flight4 + Atualizações 27/02

Eu recomendo, sem dúvida este será o futuro da interface gráfica do Linux, algo revolucionário!

# A Trindade Sagrada: Dapper + XGL + Compiz

Espero que não seja o futuro só para alguns :-(

Eu também já tenho o XGL num fixo com uma NVIDIA e num portátil com uma Intel :-( com o driver I810 .

O futuro?? se tentarem mover uma janela de posição, verifiquem a actividade do processador!! Comparem o necessário com e sem o XGL..!! Para mim, está claro que, é uma troca de energias por algo mais bonito mas desnecessário.. implica um sistema com uma placa gráfica cara, processador caro e muito memória ram..

Claro que é bonito, mas em alguns espaços do planeta, limitará o acesso das pessoas aos computadores, à informação :-( como o exemplo do sistema onde estou a enviar a mensagem agora, num PC oferecido por um programa do governo de internet grátis, uma sala com 5 PC's Celeron e com 128MB de RAM..

Eu não aconselho o XGL, embora acredite que o futuro passe por aí. Eu já deixei muitos dos meus colegas do Windows, babados :-)
Minha página pessoal:
http://www.casainho.net

AlexBR

Meu computador tem 1G de RAM, mas, mesmo assim, ainda hoje é possível instalar o Linux em um Pentium 200 com 64M de memória. Acho que com o XGL será assim também. Quem não tiver uma placa de vídeo boa, poderá desabilitar tudo e voltar para o desktop 2D. Por outro lado, se o futuro linux não caminhar para o XGL, ele irá ficar atrás dos outros SO.

Por enquanto, eu não habilitei o XGL ainda. Ainda acho que consome muitos recursos do PC. Além disso, é uma versão de desenvolvimento. Contudo, daqui a uns 2 anos, tenho certeza que vou estar usando o Ubuntu com XGL habilitado e com recursos visuais tão bons ou melhores que os do Windons 2008.

Joseph

nao sei pq porcarias nao funciona na minha geforce4 mx440?

SergioCava

Funcionou!!!
E olhe que minha configuração é modesta, um AMD K7 1500 e placa MX400.
Realmente é demais, e não senti nenhuma perda de desempenho do sistema

galactus

Citação de: "Joseph"nao sei pq porcarias nao funciona na minha geforce4 mx440?

Qual Kernel você está usando?

No tópico do Dapper um usuário relatou que o Xgl só está funcionando no Kernel 386.

Joseph

Citação de: "galactus"Qual Kernel você está usando?

No tópico do Dapper um usuário relatou que o Xgl só está funcionando no Kernel 386.

ah entao deve ser isso, eu uso o pra k7.

casainho

Citação de: "SergioCava"Funcionou!!!
E olhe que minha configuração é modesta, um AMD K7 1500 e placa MX400.
Realmente é demais, e não senti nenhuma perda de desempenho do sistema

Não sentiste pq se calhar não tens muitas aplicações abertas.. mas, é bastante fácil de verificar.. coloca o applet "monitor de sistema" e verifica a actividade do processador e ram, quando moves uma janela.. e depois, compara o mesmo movimento de janelas, sem o XGL, aí verás a diferença!!

O XGL requer muitos mais recursos, uma sistema muito mais caro e mais energia!! Mas sim.., é bonito.
Minha página pessoal:
http://www.casainho.net

felipefoz

to utilizando aqui, aquela transparência não funcionou, tive que instalar o "transset"
tah funcionando normalmente com o meu kernel 686, ao contrario do que ouvi dizer ai, que soh funciona com o 386...
realmente usa processamento pra caramba...mas roda tranquilo

usphisics

Ele não funciona no 5.10 ???? Como assim ??????
Em qual versão vc estão usando ???

cafecraft

Uma dica, vários tutoriais pedem para mudar o link do X que fica em /etc/X11/X > /usr/bin/Xorg para > /usr/bin/Xgl

Não modifiquei esse link simbolico e está funcionando corretamente inclusive mais rápido que da ultima vez que testei no Breezer apontando para o Xgl. No Dapper ficou bala aqui!...

Usphisics, funciona... segue esse tutor: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=133772&highlight=xgl+breezy
[color=red]Assinatura removida conforme a regra 8. O prazo era até 13/02.[/color]