Compartilhar internet Ubuntu -> WinXP

Iniciado por blumetha, 17 de Setembro de 2008, 22:13

tópico anterior - próximo tópico

blumetha

Possuo conexão ADSL da GVT. Para o Ubuntu estar conectado à internet, precisei entrar no terminal e digitar pppoeconf. Segui as instruções clicando sim, sim, sim e o computador estava conectado. Para isso o IP estava no modo automático (DHCP).

Agora pretendo compartilhar minha conexão com computadores com WinXP (clientes). Tenho um Router (D-Link 500B) e um 10/100 Fast Ethernet Switch (D-Link). O cabo telefônico é ligado ao modem pela porta ADSL, um cabo de rede é ligado em uma extremidade à porta Ethernet  do modem e sua outra extremidade ao Switch (porta 01). Outro cabo de rede é ligado em uma extremidade em uma das portas do Switch e sua outra extremidade é ligada em outro Switch. Deste outro Switch é feita a conexão com o cliente. Há problema em ligar Switches em 'cascata'?

Já tentei várias coisas:
No Ubuntu o IP está no modo DHCP, se eu tento um IP estático a conexão não volta. Deixei no automático (DHCP).
No WinXP deixei o IP e o DNS automáticos; deixei o IP automático e coloquei DNS (192.168.0.1); deixei o IP automático e coloquei 2 DNS (200.204.0.1 e 200.204.0.138); coloquei endereço de IP (192.168.0.2), Máscara (255.255.255.0) e Gateway (192.168.0.1) e DNS (200.204.0.1 e 200.204.0.138; ou 192.168.0.1); e nada....

Quando eu digito ifconfig no terminal, ele me dá estes endereços:
    inet end 192.168.0.1
    Bcast 192.168.0.255
    Masc 255.255.255.0   

E quando eu digito plog no terminal, ele me dá estes endereços:
    local ip adress 201.22.173.39
    remote ip adress 200.175.149.1
    primary DSN adress 200.175.182.139
    secondary DNS adress 200.175.89.139

Aí não sei que números passar pro cliente.

Um detalhe: quando é aberta a janela de conexões de rede do WinXP, aparecem aqueles dois computadores, correto? Quando ambos estão piscando, a conexão existe, correto? Pois é, isso acontece, os dois computadores piscam, os números que indicam a chegada e a saída de sinal estão constantemente mudando (aumentando), mas internet que é bom... nada!!

E outro detalhe, desliguei o Ubuntu, quando liguei de novo, estava sem internet!! Tive que configurar de novo pelo pppoeconf, mas agora ele conectou com o modo IP estático. E os números que estão lá são
    Endereço IP 192.168.0.1
    Máscaca de sub-rede 255.255.255.0   
    Endereço do Gateway 192.168.0.1

O que posso fazer pra conseguir conectar o computador com WinXP??
E também outra dúvida agora, o que fazer para o computador permanecer conectado quando desliga, para não ter que configurar o pppoeconf toda vez que liga? Isso deve afetar a conexão dos clientes quando eu desligo o ubuntu, não é?

Por favor, me ajudem \o/
Tha :)

marcelo_venancio

Para que o Linux possa ser um servidor web (compartilhar conexão) eh necessário que vc ligue o modem diretamente no computador onde estah instalado o ubuntu (eth0), e através de uma outra placa de rede (eth1) uma conexão direta com o seu switch, ou seja, a ligação que vc estah fazendo estah errada !!

Depois disso vc configura os endereços da rede no arquivo /etc/network/interfaces, na eth0 vc pode deixar como dhcp, mas na eth1 vc precisa colocar os ips fixos.

vc utiliza internet com ip estático ou dinâmico?? isso também eh necessário saber para proceder com a configuração, caso vc utilize ip dinâmico de conexão crie um arquivo de nome qualquer com o seguinte script:

# Carrega os módulos
modprobe iptables
modprobe iptable_nat

# Compartilha a conexão
modprobe iptable_nat
iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

# Abre para a rede local
#iptables -A INPUT -p tcp --syn -s 192.168.0.0/255.255.255.0 -j ACCEPT

# Fecha o resto
#iptables -A INPUT -p tcp --syn -j DROP

esse arquivo irá compartilhar a sua internet com os clientes windows, coloque ele para inicializar junto com os arquivos do ubuntu, ou seja, coloque-o em /usr/local/bin/

espero ter ajudado ...

blumetha

Pois é, Marcelo... ontem me toquei de que não tenho duas placas de rede. Logo a conexão aqui está na mesma situação que a do outro computador com WinXP, certo? Do modem sai o cabo para o switch e do switch para meu computador e para os outros com WinXP, então o problema não é compartilhar a internet do Ubuntu para o WinXP, mas sim configurar a rede do WinXP, não é? Vou ter que procurar por isso em fóruns do Windows, escrevi essa mensagem quarta feira e até hoje não consegui conectar a internet do WinXP.

Tou ficando nervosa  ??? 
Tha :)

rmadur

Citação de: marcelo_venancio online 19 de Setembro de 2008, 15:20
vc utiliza internet com ip estático ou dinâmico??

Opa, Marcelo!
Valeu pela dica. Mas, e seu eu tenho ADSL com IP Fixo?
Amplexos.
Câmbio?

nihil

bom !! eu tambem uso adsl da gvt , meu modem é um speedtouch 510
e eu tive que rotear ele pra funcionar, eu liguei pro suporte técnico da gvt e me passaram as configurações por telefone e ficou bala.
Aqui ele está ligado em rede tambem, minha maquina rodando gnu/linux e a maquina do meu pai rodando xp.
Depois que resolver o problema do modem , é facil de configurar a rede, ou você deixa tudo com o dhcp ou configura manualmente atribuindo :
endereço ip
mascara de subrede
gateway
qualquer coisa da um toque ...

Nihil esteve aqui !!

davisouzarj

Estou aqui na luta para conseguir compartilhar minha conexão no Jaunty, e até agora nada. Meu caso é muito parecido com o do amigo acima, e a resposta do Marcelo Venancio muito próxima do que venho tentando usar, até agora sem sucesso.

Só para esclarecer bem meu caso: tenho um modem 3G USB ligado em um desktop com o Ubuntu 9.04, sendo que este por sua vez está ligado em um roteador wireless. O IP do desktop com ubuntu está fixado como 192.168.0.1, e o o roteador está fixado como 192.168.1.1

Desliguei o serviço de DHCP do roteador pois, na época do Ubuntu 8.10, descobri por tentativa e erro que o mesmo não funcionava para compartilhar a internet a partir do Ubuntu. Entretanto, desde que instalei o Jaunty, não consegui compartilhar mais.

O amigo Marcelo Venancio, ou outro amigo, poderia descrever exatamente como deveria ficar o script de compartilhamento no meu caso, bem como a configuração da conexão do ubuntu com o roteador?

Obrigado,

Citação de: marcelo_venancio online 19 de Setembro de 2008, 15:20
Para que o Linux possa ser um servidor web (compartilhar conexão) eh necessário que vc ligue o modem diretamente no computador onde estah instalado o ubuntu (eth0), e através de uma outra placa de rede (eth1) uma conexão direta com o seu switch, ou seja, a ligação que vc estah fazendo estah errada !!

Depois disso vc configura os endereços da rede no arquivo /etc/network/interfaces, na eth0 vc pode deixar como dhcp, mas na eth1 vc precisa colocar os ips fixos.

vc utiliza internet com ip estático ou dinâmico?? isso também eh necessário saber para proceder com a configuração, caso vc utilize ip dinâmico de conexão crie um arquivo de nome qualquer com o seguinte script:

# Carrega os módulos
modprobe iptables
modprobe iptable_nat

# Compartilha a conexão
modprobe iptable_nat
iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

# Abre para a rede local
#iptables -A INPUT -p tcp --syn -s 192.168.0.0/255.255.255.0 -j ACCEPT

# Fecha o resto
#iptables -A INPUT -p tcp --syn -j DROP

esse arquivo irá compartilhar a sua internet com os clientes windows, coloque ele para inicializar junto com os arquivos do ubuntu, ou seja, coloque-o em /usr/local/bin/

espero ter ajudado ...
Gigabyte G31M-S2L | C2D E7200 @ 3.4GHz by HyperTX2 | ECS 9600GT @ 40oC by Accelero | 2x1Gb Kingston DDR2-800 *Orthos Primed*
Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat >>> GREEN AMBIANCE <<<