Gerenciamento de disco

Iniciado por lenovo, 17 de Setembro de 2008, 13:11

tópico anterior - próximo tópico

lenovo

Tenho os seguintes sistemas instalados no meu computador:

Windows XP, Windows Vista, Ubuntu e Kubuntu

Supondo que eu queira apagar a minha primeira instalação do UNBUNTU, original, sem o ap-get Kubuntu-desktop, qual o procedimento?

Eu ainda não aprendi a lidar com o gerenciamento de arquivos no Linux - No windows, eu sabia que, estando o windows XP no drive D, eu poderia, a partir do Vista, formatar a Unidade D sem perder o conteúdo da Unidade C.

Mas no Linux não sei identificar as partições...

jomafras

Use no Terminal o comando :

sudo fdisk -l

Vc identifica pelo tamanho e, pelo sistema de arquivo de cada uma.

Dá pra ver tbém pelo gparted : Sistema > Administração > Editor de Partições.
Se não tem ele instalado :
sudo apt-get install gparted

O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

lenovo

Curiosidade:

Alguém sabe me dizer a razão dos sistemas baseados em Linux/Unix não usarem o mesmo método do Windows para mostrar os arquivos? Não seria mais tranquila a transição para Linux se não pudéssemos navegar do mesmo jeito que no Windows (C:\, D:\,  c:\users\daniel\arquivo.jpg, etc)?

felipeborges

Citação de: lenovo online 18 de Setembro de 2008, 16:14
Curiosidade:

Alguém sabe me dizer a razão dos sistemas baseados em Linux/Unix não usarem o mesmo método do Windows para mostrar os arquivos? Não seria mais tranquila a transição para Linux se não pudéssemos navegar do mesmo jeito que no Windows (C:\, D:\,  c:\users\daniel\arquivo.jpg, etc)?

Leia sobre o Unix (pai dos grandes sistemas operacionais), e verá que "nós" estamos corretos!

;)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

agente100gelo

Curiosidade:

Como saber se D: é uma partição ou um disco? :) Não parece ser a abordagem mais apropriada.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Tota

Curiosidade:

Bem lenovo, se voce não está satisfeito em como o GNU/Linux informa a voce as partições, Mude-as como voce quiser para que apareçam como C:\ ou D:\.

De uma pesquisada na rede, é montar a partição e dar a ela o nome desejado. ( ex.: mount -t /dev/sdb1 /media/C: vfat,user,auto 0 0 )

Voce ira montar o dispositivo sdb1 na pasta /media com o nome C: , e se quiser tornar a coisa permanente crie um hard link de sdb1 para a pasta /media

Ok, Ok, tou falando grego. Pesquise que voce faz.

alias, existe uma distro em que isto é feito de propósito. Uma vez eu fui ao Carrefour e vi numa maquina um Linux com estas características. Mas como quem já foi a supermercado com esposa sabe, não da nem para saber a marca da máquina, muito menos da distro. ( ...[ELA] vamos, estamos atrasados, tem coisa para comprar, ainda temos que fazer o jantar, minha mãe vai ligar as sete, etc. etc. etc. e voce tem que carregar os pacotes no final....... ;D    )

[],s

jomafras

Bem, eu pensei que ele queria formatar alguma coisa (foi o que entendi) por isso a minha resposta inicial.
Mas, o disco no Ubuntu é gerenciado praticamente da mesma maneira que no Windows.
Em Locais existem todas as referências inclusive Computador.
Se quiser mudar e colocar letras também dá...só que... bem deixa pra lá.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog