Instalado 8.04 + ddclient

Iniciado por jdn76, 10 de Setembro de 2008, 12:23

tópico anterior - próximo tópico

jdn76

Olá pessoal. Instalei aqui para testes o Ubuntu Server 8.04. Ele pinga sem problemas e atribui a ele o IP 192.168.1.190

Como não tenho IP fixo tenho que instalar o DynDNS. Instalei da seguinte forma:

apt-get install ddclient

Instalou direito, sem problemas e está correndo quando faço /etc/init.d/ddclient status

Agora quando tento acessar ao PuTTY em outro PC digitando meudominio.dodyndns.com ele não conecta no putty. Somente se eu digitar no putty 192.168.1.190 ele acessa.
Como faço para acessar via DNS?

Apenas instalei o server padrão com SSH e DDClient. Preciso de instalar ou configurar algo mais?

Grato!

csat

Citação de: jdn76 online 10 de Setembro de 2008, 12:23
Olá pessoal. Instalei aqui para testes o Ubuntu Server 8.04. Ele pinga sem problemas e atribui a ele o IP 192.168.1.190

Como não tenho IP fixo tenho que instalar o DynDNS. Instalei da seguinte forma:

apt-get install ddclient

Instalou direito, sem problemas e está correndo quando faço /etc/init.d/ddclient status

Agora quando tento acessar ao PuTTY em outro PC digitando meudominio.dodyndns.com ele não conecta no putty. Somente se eu digitar no putty 192.168.1.190 ele acessa.
Como faço para acessar via DNS?

Apenas instalei o server padrão com SSH e DDClient. Preciso de instalar ou configurar algo mais?

Grato!

Tenho a impressão que o PUTTY, o HTTP e o FTP se utilizam de portas padrão e essas portas padrão não são permitidas pelos provedores, pois eles restringem.  Você precisa colocar uma outra porta e habilitá-la no seu roteador e no firewall para conseguir passar pelo bloqueio do provedor também.

Para saber se o seu IP externo foi atualizado no DYNDNS dê um ping nele e confirme que o DNS foi resolvido.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

jdn76

Oi. Ele pinga. Só não acessa ssh externo. Como altero ou libero a porta ssh no servidor ubuntu?

Grato!

csat

Citação de: jdn76 online 11 de Setembro de 2008, 15:30
Oi. Ele pinga. Só não acessa ssh externo. Como altero ou libero a porta ssh no servidor ubuntu?

Grato!

A meu ver não é no servidor ubuntu.  É no roteador.  O servidor Ubuntu deve ter um IP fixo interno.  No roteador você precisa dizer em algum lugar (no meu é em Applications and Games) que as conexões:

Veja o manual do ROTEADOR.  Se não tiver roteador acho que dá para fazer também mas precisaria pesquisar.  Se alguem do forum tiver a dica é so contribuir.

NOME DA CONEXÃO  - PROTOCOLO (TCP)  - PORTA - IP DO SERVIDOR
NOME DA CONEXÃO  - PROTOCOLO (UDP)  - PORTA - IP DO SERVIDOR

No programa chamador precisa colocar o seu DYNDNS seguido da porta diferente da padrão.  Só isso.

Não se esqueça que conexões antigas feitas em SSH gravam um arquivo no seu diretorio HOME e podem dar erro se forem usadas novas conexões.  Veja se tem algo em ~/.ssh  já construído, pois lá fica a chave do protocolo da sessão.

Outra coisa.  SSH é necessário que tenha o SSH SERVER no servidor e o SSH cliente na estação.  No meu servidor coloquei o openssh.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

jdn76

Tenho roteador... mas acho que fiz a configuração correta. Fui em fowarding e coloquei a porta a liberar no caso a de ssh e nada. Meu roteador é:

http://www.tp-link.com/products/product_fea.asp?id=31

Mudei a porta para 19022 pois não vá ser do provedor e nada...
Depois lembrei de testar com um amigo meu o teste do ping e eis que não pinga? Ou seja ele reconhece o IP... mas depois dá "tempo esgotado".

Descobri isso agora, pois aqui na minha rede ele pinga normal... mas na rede externa dá erro de ping!

Por isso acho que não acessa nunca via ssh. Que poderá ser? Que pode ser feito em relação a isso?

Grato!