Tutorial#Adicionando Português-Inglês e Inglês-Português no Dicionário do GNOME

Iniciado por kErNeL_sCrIpT, 07 de Setembro de 2008, 16:15

tópico anterior - próximo tópico

kErNeL_sCrIpT

Após alguns anos com essa dúvida, que é a de muita gente pelo que pesquisei, resolvi correr atrás e consegui achar essa solução! Ví um tópico aqui no fórum pedindo ajuda sobre isso de 2006 e sem solução :o O que me motivou ainda mais a procurar uma solução. E não é que encontrei!! E não é que é extremamente simples!! Então gostaria de compartilhar a dica com todos :)

O autor do artigo é o Ádrian Lívio. Vou reproduzir aqui o principal com algumas adaptações minhas:

1. Podem procurar os pacotes utilizando o Synaptic.
Ou se preferirem, podem instala-los através do Terminal (Como Root):

sudo apt-get install dictd dict dict-freedict-eng-por dict-freedict-por-eng dict-jargon

2. Se não tiverem o Dicionário do GNOME (gnome-dictionary, que vem instalado por padrão no Ubuntu) instalem o pacote:

sudo apt-get install gnome-utils

3. Para configurarem, façam o seguinte: executem:

sudo gnome-dictionary

4. Ou vão em:

Editar->Preferências->Adicionar

5. Preencham com:

Descrição: Nome da Fonte
    Transporte: Servidor de dicionário
    Nome da Máquina: localhost.localdomain (ou localhost ou 127.0.0.1)
    Porta: 2628

Pronto :)
Só usar :)

Gostaria de recomendar também o Stardict, pra quem quer um aplicativo abrangente e com muitas funções, aqui mesmo no fórum tem excelentes tutoriais sobre ele.

Fonte
http://blog.nhdezoito.com/2007/09/usando-o-gnome-dictionary.html

Esta e outras dicas, tutoriais e notícias também estão disponíveis no meu Blog
http://kernelscript.wordpress.com/

Um abraço a todos e até mais.

pinduvoz

Aqui funcionou bem.

Pena que não tem um dicionário português-português.

Valeu, Kernel.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

kErNeL_sCrIpT

Citação de: pinduvoz online 08 de Setembro de 2008, 02:19
Aqui funcionou bem.

Pena que não tem um dicionário português-português.

Valeu, Kernel.

De nada :)
Pois é, faltou o PT-PT :(
Mas já é uma boa ajuda de qualquer forma :)

Citação de: luis.verderena online 08 de Setembro de 2008, 02:44
:)Valeu!!!

Tudo a funcionar!!!

Boa dica!!

De nada :)

Jrenovatio

JRenovatio

gricwb

Muito obrigado kernel_script!! Aqui funcionou perfeitamente. Faz tempo que eu estava querendo um dicionário!

Joseph

parabéns pela dica, tenha apenas uma sugestão e uma correção a fazer, não é melhor ao invés de abrir o terminal como root, o que muitos iniciantes não sabem fazer, simplesmente abrir o terminal e digitar o comando sudo apt-get install "pacote", ou sudo apt-get install dictd dict dict-freedict-eng-por dict-freedict-por-eng dict-jargon

a correção é através ao invés de "atravéz"

abraço.

kErNeL_sCrIpT

@gricwb
Muito obrigado gricwb :)

@Wolwerine
Obrigado Wolwerine pelo elogio, sugestão e correção, concordo e já alterei no Tutorial.

@Jrenovatio
Jrenovatio, tente o Tutorial novamente, agora deve funcionar.
Peço desculpas Jrenovatio, postei o tutorial na pressa dai não ficou muito explicativo ou objetivo, mas agora já consertei.

cyberlion

Amigo Kernel, você foi longe com essa dica... há tempos buscava isso.
Agora posso ler tranquilamente meus textos em inglês no linux com muito mais praticidade.
Obrigado!
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

als

Sempre quis usar este dicionário. Pela primeira vez consegui. Valeu! E para arrebentar de vez, coloquei ele no painel, agora é só escrever a palavra em inglês direto na barra e dar enter para aparecer o resultado. Ficou 10.

cygnusx-1

Excelente dica mesmo, eu também procurava isso há bastante tempo. Só queria pt-pt também, pra ficar perfeito.