Fórum repleto de tópicos inutéis

Iniciado por Joseph, 07 de Setembro de 2008, 12:03

tópico anterior - próximo tópico

velox256

Eu acho que a opção de colocar na hora que se abre um tópico de "Vc já usou a pesquisa para procurar a resposta à sua pergunta?" vai adiantar tanto qto uma mini-saia "protege" uma garota em dia de vento forte. No site do Yahoo! Respostas (e estamos falando do Yahoo, que já foi O Sistema de busca) há essa opção e o que mais se vê lá é "Como tirar o Linux e colocar o Windows", "Linux e Windows, o quê vc acha?" ou "É verdade que o Linux não pega vírus?", o jeito é ter que aturar a falta de tato dos usuários, faz parte do dia a dia de um fórum. É como essa lei seca, todo mundo sabe que álcool e direção não combinam, que é errado, que a lei é para o bem das pessoas, mas infelizmente é preciso uma lei e a posterior fiscalização com punições para as pessoas a respeitarem, ou seja, é errado matar mas a pessoa tem que ir presa pra aprender que não pode fazer isso, mesmo sabendo que é errado. Ô povinho, e ainda falam mal dos americanos...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Joseph

Citação de: twelvetribes online 22 de Setembro de 2008, 21:41
Parece, no entanto, que eles [os antigos] têm um problema com alguém chamado Morimoto.

bom, no q me toca, saindo um pouco do assunto, particularmente considero carlos morimoto o pai do linux no brasil, aprendi muito com o kurumim, e acredito q ele continua em boas maos com o leandro santos, pro usuario iniciante é a boa pedida.

Joseph

Citação de: velox256 online 23 de Setembro de 2008, 06:23
Eu acho que a opção de colocar na hora que se abre um tópico de "Vc já usou a pesquisa para procurar a resposta à sua pergunta?" vai adiantar tanto qto uma mini-saia "protege" uma garota em dia de vento forte. No site do Yahoo! Respostas (e estamos falando do Yahoo, que já foi O Sistema de busca) há essa opção e o que mais se vê lá é "Como tirar o Linux e colocar o Windows", "Linux e Windows, o quê vc acha?" ou "É verdade que o Linux não pega vírus?", o jeito é ter que aturar a falta de tato dos usuários, faz parte do dia a dia de um fórum. É como essa lei seca, todo mundo sabe que álcool e direção não combinam, que é errado, que a lei é para o bem das pessoas, mas infelizmente é preciso uma lei e a posterior fiscalização com punições para as pessoas a respeitarem, ou seja, é errado matar mas a pessoa tem que ir presa pra aprender que não pode fazer isso, mesmo sabendo que é errado. Ô povinho, e ainda falam mal dos americanos...

com certeza, falta educaçao, acho q é a chave do progresso.

Rojacone

Vou deixar minha opinião.
Não considero nenhum tópico inútil, pode até não ser do interesse de todos, mas sempre serve para algo.
Por questões culturais, as pessoas são afobadas, anciosas. Qualquer usuário iniciante tem sede de saber e desespero pelo medo do desconhecido.
Eu cheguei ao Linux pura e simplesmente por razões financeiras. Fui comprar um computador novo e um que vinha com o SO Linux/Ubuntu era 50% mais barato. Como já havia feito trabalhos na faculdade no OpenOffice resolvi encarar.
Tive muita resistência dos meus filhos, que eram, vejam bem, "e r a m" usuários Windows.
Abri diversos tópicos "inúteis" e desesperados, pois não entendia absolutamente nada. Por mais que pesquisasse, entendia menos ainda. Consola, terminal, até parecia que mordia. Tinha medo de acessar. Até que tive um problemão com atualizações e encontrei verdadeiros "MESTRES" aqui neste fórum, que me ensinaram pacientemente a resolver meu problema. Tive problemas com modem, impressoras, e novamente outros "MESTRES" tiveram a boa vontade de me ajudar. Só com os problemas que tive e com as referidas ajudas é que aprendi a pesquisar realmente. Depois dos problemas resolvidos, voltei a pesquisar sobre eles e só então vi (ou melhor entendi) que todas, absolutamente todas, as minhas dúvidas estavam ali respondidas e eu simplesmente não havia entendido nada da primeira vez que pesquisei.
Hoje dificilmente abro um tópico quando me deparo com algum problema. Geralmente encontro a solução nas pesquisas. Mas mesmo quando encontro e não entendo, não tenho a menor vergonha de abrir e perguntar. Se algúem achar "inútil", simplesmente não responda, mas sempre tem alguém com a boa vontade de ensinar.
Sempre falo para quem tem medo do Linux, que o melhor do Linux, pelo menos do Ubuntu, que é o único que conheço, é esse fórum.
Tenho em casa 3 computadores, que hoje só têm o Ubuntu instalado.
O que quero dizer com isso, é que mesmo as pessoas iniciantes, em algum momento vão parar de abrir tópicos repetitivos. É simplesmente inexperiência. E como o número de usuários aumenta a cada dia, sempre haverá tópicos "Inúteis" para alguns.
No mundo existem 3 tipos de pessoas: os idiotas, os inteligentes e os sábios.
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.
(provérbio chinês)

Ioca100

Bacana o teu testemunho Rojacone, na informática como na vida, estamos em níveis variados, por isso essa diferença toda.Cada um no seu degrau, mas todos nós evoluímos na dança dos tempos.Como diz a velha Bíblia : Há tempo para tudo, tempo para pedir informação simples e, depois, a complexa, hehehe.
Usuário Linux- 449417

Joseph

infelismente, a demanda de topicos inuteis continua.

rjbgbo

Citação de: Joseph online 22 de Novembro de 2008, 11:41

+1

além da incrível perda de qualidade técnica no fórum.
coitados dos recém chegados ao mundo do Linux, tendo as vezes um suporte de qualidade questionável e qdo o tem.
mas Joseph, temos que continuar dando o devido apoio, conforme o nosso nível de conhecimento técnico assim permita.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

asghan

Só lembrando !

"Toda criança tem duvida e todo adulto já foi criança ! "

Tbm gostei do depoimento do nosso colega : Rojacone
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Joseph

Citação de: rjbgbo online 24 de Novembro de 2008, 11:31
Citação de: Joseph online 22 de Novembro de 2008, 11:41

+1

além da incrível perda de qualidade técnica no fórum.
coitados dos recém chegados ao mundo do Linux, tendo as vezes um suporte de qualidade questionável e qdo o tem.
mas Joseph, temos que continuar dando o devido apoio, conforme o nosso nível de conhecimento técnico assim permita.

com certeja rjbgbo, sei q a quantidade de linuxers é crescente, tanto quanto no forum, mas na minha humilde opiniao, acho q deveria haver mais moderadores, pelo menos no tocante a pegar estes "topicos" e colocar num unico topico com uma mensagem automatica, "busque antes de postar" e indicar o local certo, eu mesmo apesar do pouco tempo q tenho pra estar no forum me disponho a isso, e acho q muitos, assim como vc, acho, se colocaria a disposicao para tal, o q sei é q o forum ta muito poluido, abraços.

CGaldino

Excelente a discussão!! Eu mesmo estava quase que postando um tópico com um pensamento similar. Eu percebo que realmente a qualidade das discussões do Forum tem decaído realmente desde que me inscrevi nele.  Inclusive fiz um manifesto em prol do habito de pesquisar no forum em:http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,41035.msg243757.html#msg243757 e ele está no meu blog. Fazendo uma analise mais fria:

1-Os iniciantes chegam e tem necessidade de sanar seus problemas, para isso simplesmente fazem perguntas sem saber ou não se são repetidas . Acredito que a possibilidade de erradicarmos perguntas repetidas é zero. Uma vez que o número de iniciantes é crescente perguntas repetidas devem aparecer com maior frequencia.

2-Estas postagens que trazem pouca informação como as citadas por vc's tendem a crescer pelo mesmo motivo anterior.

3-Usuários mais avançados ou que dominam o sistema por vezes cansam com tópicos repetidos ou que não proporcionam crescimento em nenhum sentido na opinião deles.

5-Como conseqüência a qualidade média do forum tende a cair...

Eu estava pensando em propor a criação de uma sessão Master onde só se discutiriam temas avançados... mas me peguei achando isso desnecessário.  Temos que aprender a viver com a diversidade e começar a instigar os novatos e os que postam temas de pouco interesse a buscar informação de modo a promover o crescimento deles e dessa comunidade aqui. Descordo de que o número de moderadores tenha que aumentar. Isso é como querer resolver o problema da violência com o aumento de efetivo da polícia (funciona no curto prazo mas é um desastre no longo prazo). Como para o Brasil precisamos aqui no forum é de investir na formação (educação) de seus próprios utilizadores, praticar em um sentido mais amplo o conceito da comunidade Ubuntu. Este problema se resolve na minha opinião com Ubuntu.

Fraternidade,
C.
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /