Como configurar monitor wibescreen 19'' Proview modelo XP911AW

Iniciado por recado_pe, 05 de Setembro de 2008, 21:58

tópico anterior - próximo tópico

recado_pe

Amigos instalei Ubuntu 8.04 em meu micro a duas semanas, e tenho uma tela  wibescreen 19'' Proview modelo XP911AW e uma placa de video XFX geforce 8500GT mas ja fazem duas semanas que tento achar a melhor configuraão de instalação e ate agora não consegui, pelo contrario perdi a configuração original do meu teclado BR... Desde ja agradeço a quem tiver boa intenção de me ajudar para que eu possa continuar com o ubuntu e me livrar de uma vez por todas do RUINDONS generico.

Juniorx32

Amigo, sou novato no linux e acabei de ter o mesmo problema quando instalei a ge 8500gt.
O que eu percebi, foi que no ubuntu vc precisa configurar também o monitor. Não há necessidade de driver para ele, só para a placa de video.
Para o driver da geforce, primeiro eu segui esse tutuorial:

Os trechos em itálico não são de minha autoria, mas reesumindo:

"Instalação de pacotes
1. Faça um backup do arquivo de configuração xorg.conf, fica em /etc/X11/xorg.conf, que controla coisas como a especificação do monitor, o chipset do adaptador de video, o layout de teclado, configurações relativas ao mouse e outros.

$ sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf_bkp

2. Caso aconteça realmente algum problema reverta os arquivos, apenas use esse comando:

$ sudo cp /etc/X11/xorg.conf_bkp /etc/X11/xorg.conf

3. Remova os possíveis pacotes instalados anteriormente para que não haja nenhum tipo de conflito, pois será necessário instalar um novo conjunto de pacotes.

$ sudo apt-get --purge remove nvidia-glx nvidia-settings nvidia-settings nvidia-kernel-common

Caso você não repare, antes de purge tem dois hifens seguidos e não um traço como costuma parecer.

4. Instale os pacotes necessários:

$ sudo apt-get install linux-restricted-modules-$(uname -r) build-essential xserver-xorg-dev

Download e instalação do driver
Vá ao site da Nvidia e faça o download correto e atualizado do driver da sua placa de vídeo. O driver a ser baixado possui a extensão .run, o meu por exemplo é o NVIDIA-Linux-x86-173.14.05-pkg1.run no momento em que escrevo este tutorial.

Edite um arquivo-chave, não é necessário fazer o backup desse arquivo, pois não será realmente editado, apenas vamos acrescentar algumas coisas no final do arquivo.

$ sudo gedit /etc/default/linux-restricted-modules-common

Preserve tudo que estiver no arquivo, acrescente apenas no final do texto:

DISABLED_MODULES="nv"

Partimos então para a área mais complicada. A instalação do driver da nvidia é, de certa forma, bastante intuitivo, mesmo com o idioma em inglês.
Deve-se apenas ler com bastante atenção e escolher a opção correta, mas para instalar esse driver é necessário parar o servidor X, ou seja a interface gráfica, no meu caso Gnome.
Para os que não conhecem, a interface gráfica começa a utilizar a sessão a partir do tty7, ou seja, você, a qualquer momento, pode retornar para a interface gráfica com o atalho Ctrl+Alt+F7. Abaixo de tty7 (6,5,4,3,2,1) são sessões em modo texto onde não se carrega interface gráfica.

Se por ventura você quiser trabalhar com duas ou mais interfaces ao mesmo tempo, bastante apenas iniciar uma nova sessão onde ela se localizará no tty8 e as próximas em diante. Acesse o modo texto com o atalho Ctrl+Alt+F1, onde será aberto o tty1. Ali você efetuará o login.

Uma dica importante para os comandos: guarde-os em um arquivo txt, por exemplo: comandos.txt. Onde de qualquer lugar você poderá revê-los com o comando:

$ cat /home/usuário/comando.txt

Guarde os seguintes comandos e o que eles fazem no arquivo comando.txt para não haver nenhum problema de memória:
"

1. Parar o servidor X do Gnome
.
$ sudo /etc/init.d/gdm stop

2. Atribuir permissão de execução do driver para o usuário:
$ sudo chmod +x NVIDIA-Linux-x86-180.51-pkg1.run

3. Executar o driver de instalação:

$ sudo sh ./NVIDIA-Linux-x86-180.51-pkg1.run

4. Reiniciar o sistema:
$ sudo shutdown -r now

Para fazer a confirmação da instalação e o sucesso dela basta digitar o comando:
$ glxinfo | grep direct

A confirmação é feita pela resposta:
direct rendering: yes

(Fonte: André Barcelos Silva)

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Placa-de-video-Nvidia-no-Ubuntu-Hardy/

Depois do driver da placa instalado, você vai configurar o monitor. Primeiro verifique se no menu principal do gnome vc encontra o item "Aplicações>outras>telas e placas de vídeo".
Se não encontrar, edite o menu para acrescentar esse item.

Agora vá até essa opção. Escolha o modelo do monitor. Vc não vai encotrar o XP911, mas o 913/916 funciona. IMPORTANTE: marque a caixa "monitor widescreen". Dê o OK.
Escolha a resolução e deixe a taxa de atualização em 50Hz.

Na aba placa de vídeo, veja se o driver é nvidia e pronto. Você deve fazer logoff de todos os usuários e reiniciar a seção.
Dê um toque no botão auto do seu monitor e fica tudo resolvido.

Boa Sorte!!!

Fábio Monteiro

Olá, pessoal. Só uma dica:
Porque vocês não tentam fazer um teste com o Ubuntu 9.04? Vocês preferem o 8.04 porque? Isso é só uma curiosidade.
Até mais e espero ter ajudado vocês, queridos!
Até mais!  ;D

Juniorx32

Concordo com vc amigo. Hoje eu estou com o jaunty aqui. Acontece que na época dessa dúvida eu estava com o hardy ainda. De fato esse problema da resolução e do monitor não existe mais no 9.04.

Luiz Carlos Querido

Citação de: Juniorx32 online 20 de Julho de 2009, 11:59
Concordo com vc amigo. Hoje eu estou com o jaunty aqui. Acontece que na época dessa dúvida eu estava com o hardy ainda. De fato esse problema da resolução e do monitor não existe mais no 9.04.
Sim, existe. Muitos computadores novos vendidos só a CPU (sem monitor) vem com monitor padrão e o 9.04 não reconheceu widescreen.

Neste caso vou tentar e sugiro que tentem http://wiki.ubuntu-br.org/CorrigindoResolucaoMonitor

Juniorx32

Citação de: Luiz Carlos Querido online 29 de Julho de 2009, 14:02
Sim, existe. Muitos computadores novos vendidos só a CPU (sem monitor) vem com monitor padrão e o 9.04 não reconheceu widescreen.

Bom, eu nao posso falar por outros monitores ou outros PCs e concordo que neles possa ser diferente, já que nesse tópico eu descrevo o problema num Proview XP911AW e a placa de vídeo NVidia Ge 8500GT.
Ah, valeu pelo link também, com certeza vai ajudar caso eu troque de monitor e apareça o mesmo problema.