Instalar apache e mysql na pasta home

Iniciado por etapombas, 22 de Outubro de 2008, 01:21

tópico anterior - próximo tópico

etapombas

Tem como eu instalar o apache e o mysql na pasta home do usuario
Ou apenas colocar as configuracoes lá?

Assim eu se caso eu formatar o pc o apache e mysql sempre vao estar configuradinhuuuuuusss

alexcunha

A instalação dos programas em sí num directório diferente, implica compilar o Apache e o Mysql indicando os respectivos directórios.

Mas o que eu penso que tu queres mesmo, é um pouco diferente. Vamos distinguir 2 coisas:

Mudar local das configurações

Se pretendes colocar as configurações na home, podes criar symbolic links nos directórios das configurações a apontar para a tua home.
Exemplo:
/etc/mysql/> /home/user/etc/mysql/
/etc/apache2/ > /home/users/etc/apache2/

Mas prepara-te para teres dificuldades com as permissões
Sempre que reinstalares o SO terás refazer os symbolik links

Mudar local dos dados

A localização do Document Root do Apache pode ser ajustada para qualquer outro local incluindo a home - ve em /etc/apache2/apache2.conf e procura por DocumentRoot.
A localização do datadir do mysql também pode ser ajustada - ve em /etc/mysql/my.cnf
Eu sugeria-te que em vez de colocares isso na home, definisses uma partição para dados e trabalhos e lá colocas o Document Root (Apache) e o Datadir (mysql). Eu tenho uma configuração deste tipo.

Mais uma vez prepara-te para teres dificuldades com as permissões. Não tenho uma receita pronta para resolver isto.

No teu lugar não me preocuparia com os symbolik links das configurações (vai dar trabalho com as permissões) e fazes um backup frequente da /etc (usa o sbackup ou um cron job).