fixar dns é possivel?

Iniciado por Chucknoris, 22 de Agosto de 2008, 17:15

tópico anterior - próximo tópico

Chucknoris

Eu uso um modem roteador que fica 24 horas por dia ligado, e ao configurar o dns ele funciona porem quando a internet cai ele desconfigura o dns, vou postar meu /etc/resolv.conf

Citar### BEGIN INFO
#
# Modified_by:  NetworkManager
# Process:      /usr/bin/NetworkManager
# Process_id:   5509
#
### END INFO

search lan

nameserver 192.168.1.254
nameserver 201.10.128.2
nameserver 201.10.1.2

Eu configuro o dns para outro e ele sempre volta para esses tres ai que coloquei de vermelho, tem como fazer ele travar isso?
quero trocar o dns pois ele influencia na velocidade de acesso voces sabem...
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

alarcon

pode ser que na sua configuração da conexão você tenha selecionado a opção dele obter o DNS primário e secundário do provedor e não que você usasse manualmente aí toda vez que faz a conexão ele pega os do provedor sobrescrevendo as suas.

Chucknoris

E como mudo isso alarcon? A configuração que voce diz é do ubuntu ou do roteador?
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

csat

Citação de: Chucknoris online 22 de Agosto de 2008, 17:15
Eu uso um modem roteador que fica 24 horas por dia ligado, e ao configurar o dns ele funciona porem quando a internet cai ele desconfigura o dns, vou postar meu /etc/resolv.conf

Citar### BEGIN INFO
#
# Modified_by:  NetworkManager
# Process:      /usr/bin/NetworkManager
# Process_id:   5509
#
### END INFO

search lan

nameserver 192.168.1.254
nameserver 201.10.128.2
nameserver 201.10.1.2

Eu configuro o dns para outro e ele sempre volta para esses tres ai que coloquei de vermelho, tem como fazer ele travar isso?
quero trocar o dns pois ele influencia na velocidade de acesso voces sabem...

Favor informar que MODEM é  e como foi configurado como roteador.

Qual o IP de acesso dele para a página de configuração?

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Chucknoris

É um speedtouch 510v6, foi configurado com o cd da brasil telecom... se for no modem não vale a pena mexer será que vale, eu navego normalmente com esses dns citados mas já testei outros bem mais rápidos...
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

csat

Citação de: Chucknoris online 22 de Agosto de 2008, 19:54
É um speedtouch 510v6, foi configurado com o cd da brasil telecom... se for no modem não vale a pena mexer será que vale, eu navego normalmente com esses dns citados mas já testei outros bem mais rápidos...

A Brasil Telecom é ADSL?  Precisa de autenticação com login do provedor e senha?  Se sim você usou o pppoeconf do Ubuntu para configurar o acesso?

Csat (Ubuntu 8.04)

Chucknoris

É adsl, turbo 400. Precisa mas o login e senha estão configurados no modem. Pelo que eu entendi quando cai a conexão ou eu tiro o cabo de rede o ubuntu busca novamente estabelecer a rede com o modem e pega no modem estes dns, porem, não sei configurar completamente este modem, e ficar mexendo sem saber não vale a pena só vai me fazer ficar sem internet...
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

csat

Citação de: Chucknoris online 22 de Agosto de 2008, 23:13
É adsl, turbo 400. Precisa mas o login e senha estão configurados no modem. Pelo que eu entendi quando cai a conexão ou eu tiro o cabo de rede o ubuntu busca novamente estabelecer a rede com o modem e pega no modem estes dns, porem, não sei configurar completamente este modem, e ficar mexendo sem saber não vale a pena só vai me fazer ficar sem internet...

Com certeza não vale a pena ficar brincando com o MODEM se ele é difícil de configurar.  Se você tivesse outro de reserva aí, sim.  Tem um site chamado www.abusar.org que tem todas as dicas sobre esse e outros MODEMs, além de várias outras informações úteis.

O ideal é não ter MODEM ROTEADO.  O melhor é deixar o MODEM na forma original e comprar um roteador que, para o seu caso, basta configurar pela interface WEB no roteador os parâmetros de login/password do provedor.  É o que tenho aqui, antes com ADSL velox e atualmente com o virtua cabo.  O MODEM fica intacto e o meu roteador é que eu altero, configuro, mas nada demais.  Só o básico para funcionar.

Csat (Ubuntu 8.04)

alessandro_ufms

Isso acontece porque o Network Manager sobreescreve o arquivo toda vez que se conecta em uma rede. Existem basicamente 3 jeitos de contornar a situação:

1) Configurando no computador:
No caso do Ubuntu:
Abra o terminal e digite:
$ gksudo network-admin
Coloque os ips que você desejar no começo do primeiro campo chamado DNS Servers.

Para a configuração não se perder a configuração a cada conexão ou a cada intervalo de tempo, siga os passos:
$ sudo cp /etc/resolv.conf /etc/resolv.conf.auto
$ gksudo gedit /etc/dhcp3/dhclient.conf
# Adicione a seguinte linha no arquivo substituindo o ip1 e o ip2 pelos ips desejados.
prepend domain-name-servers ip1,ip2;
# Salve e feche o gedit.
$ sudo ifdown eth0 && sudo ifup eth0 #Sendo eth0 sua conexão ativa, se for wireless é wlanX, onde X é um número.

2) Configurando no modem.
O modem deve ter o serviço de dhcp e estar como roteador. Para mudar o DNS padrão, depende de cada modem. No site abusar (abusar.org) você pode achar um material vasto.

3) Configurando o servidor dchp da rede.
Pelo que eu vi, esse caso não se aplica, sendo que nesse caso dependendo do sistema operacional e do servidor dhcp, a configuração é diferente.

csat

Citação de: alessandro_ufms online 25 de Agosto de 2008, 09:51
Isso acontece porque o Network Manager sobreescreve o arquivo toda vez que se conecta em uma rede. Existem basicamente 3 jeitos de contornar a situação:

1) Configurando no computador:
No caso do Ubuntu:
Abra o terminal e digite:
$ gksudo network-admin
Coloque os ips que você desejar no começo do primeiro campo chamado DNS Servers.

Para a configuração não se perder a configuração a cada conexão ou a cada intervalo de tempo, siga os passos:
$ sudo cp /etc/resolv.conf /etc/resolv.conf.auto
$ gksudo gedit /etc/dhcp3/dhclient.conf
# Adicione a seguinte linha no arquivo substituindo o ip1 e o ip2 pelos ips desejados.
prepend domain-name-servers ip1,ip2;
# Salve e feche o gedit.
$ sudo ifdown eth0 && sudo ifup eth0 #Sendo eth0 sua conexão ativa, se for wireless é wlanX, onde X é um número.

2) Configurando no modem.
O modem deve ter o serviço de dhcp e estar como roteador. Para mudar o DNS padrão, depende de cada modem. No site abusar (abusar.org) você pode achar um material vasto.

3) Configurando o servidor dchp da rede.
Pelo que eu vi, esse caso não se aplica, sendo que nesse caso dependendo do sistema operacional e do servidor dhcp, a configuração é diferente.

Boa a explicação.  Agora é esperar o retorno do usuário e, quando for possível, colocar uma mensagem em Dicas e Truques com esses detalhes.  É uma sugestão.

Csat (Ubuntu 8.04)

Chucknoris

Aparentemente passou no meu primeiro teste, já tinha visto essa dica aqui no fórum mas não havia dado certo acho que não estava nesta mesma sequência, .... Valeu isso é muito útil pois sei de alguns dns que deixam a navegação bem mais rápido que os da minha operadora, façam uma busca no Google sobre dns rápido e testem vocês mesmos!!!
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Bruno Santucci

Citação de: Chucknoris online 25 de Agosto de 2008, 18:54
Aparentemente passou no meu primeiro teste, já tinha visto essa dica aqui no fórum mas não havia dado certo acho que não estava nesta mesma sequência, .... Valeu isso é muito útil pois sei de alguns dns que deixam a navegação bem mais rápido que os da minha operadora, façam uma busca no Google sobre dns rápido e testem vocês mesmos!!!

Tentei no terminal ' gksudo network-admin ' e não obtive resposta , tentei como root também.
Alguma sugestão ?
LINUX USER # 254153