Travada Crítica do sistema em 3 computadores!

Iniciado por Master_, 22 de Agosto de 2008, 10:02

tópico anterior - próximo tópico

Master_

Olá pessoal do fórum.

Já aviso de que existem sim tópicos sobre esse mesmo assunto, e nenhum me ajudou a resolvê-lo.

Estou com um problema crítico no ubuntu 8.04, que acontece em 3 computadores: o meu de casa, o do trabalho, e (o que mais me incomoda) no computador que formatei para um amigo, e que fiz a maior propaganda do Ubuntu.

O que acontece: o sistema simplesmente trava por completo, a tela congela, o teclado não responde e, no meu computador de casa, nem mesmo resetar é possivel, pois até mesmo o reset para de responder :O.

Vou dar uns detalhes sobre o hardware e os softwares que aparentam causar o travamento:

Casa: Processador Intel Pentium 4, com 1,5 Gb de RAM. Ubuntu 8.04 32 Bits;
Trabalho: Processador Intel Pentium 4, com 1 Gb de RAM. Ubuntu 8.04 32 Bits;
Amigo Desapontado: Processador Intel Pentium 4, com 512 MB de RAM. Ubuntu 8.04 32 Bits;

Audacious: As músicas em mp3 em certo momento parecem causar o travamento, causando um som semelhante a um CD riscado, e no mais a tradicional travada.
Firefox: Parece que páginas com muito flash (principalmente Youtube) causam travamento.
Partições NTFS: Quando se está trabalhando em pastas, ou executando arquivos (principalmente musicas e videos) diretamente de uma partição ntfs, as travadas aparentam ser mais frequentes.

Peço a ajuda da comunidade para resolver isso, visto que as travadas são frequentes, e um dos computadores é de um amigo/cliente que está gostando muito do ubuntu exceto por esse problema crítico.

Abraços.

csat

Citação de: Master_ online 22 de Agosto de 2008, 10:02
Olá pessoal do fórum.

Já aviso de que existem sim tópicos sobre esse mesmo assunto, e nenhum me ajudou a resolvê-lo.

Estou com um problema crítico no ubuntu 8.04, que acontece em 3 computadores: o meu de casa, o do trabalho, e (o que mais me incomoda) no computador que formatei para um amigo, e que fiz a maior propaganda do Ubuntu.

O que acontece: o sistema simplesmente trava por completo, a tela congela, o teclado não responde e, no meu computador de casa, nem mesmo resetar é possivel, pois até mesmo o reset para de responder :O.

Vou dar uns detalhes sobre o hardware e os softwares que aparentam causar o travamento:

Casa: Processador Intel Pentium 4, com 1,5 Gb de RAM. Ubuntu 8.04 32 Bits;
Trabalho: Processador Intel Pentium 4, com 1 Gb de RAM. Ubuntu 8.04 32 Bits;
Amigo Desapontado: Processador Intel Pentium 4, com 512 MB de RAM. Ubuntu 8.04 32 Bits;

Audacious: As músicas em mp3 em certo momento parecem causar o travamento, causando um som semelhante a um CD riscado, e no mais a tradicional travada.
Firefox: Parece que páginas com muito flash (principalmente Youtube) causam travamento.
Partições NTFS: Quando se está trabalhando em pastas, ou executando arquivos (principalmente musicas e videos) diretamente de uma partição ntfs, as travadas aparentam ser mais frequentes.

Peço a ajuda da comunidade para resolver isso, visto que as travadas são frequentes, e um dos computadores é de um amigo/cliente que está gostando muito do ubuntu exceto por esse problema crítico.

Abraços.

Amigo Master_

Não basta dizer que já viu outros tópicos e não resolveram.  É preciso citá-los para que pelo método de comparação com o seu problema e o que está escrito nesses tópicos alguem, com tempo, possa entender melhor.  Além disso é importante que você diga o que fez ao seguir algum tópico e os eventuais resultados.

Travadas de sistema ocorrem quando o programa que está em execução se perde de alguma forma e para isso é importante verificar a existência ou não de logs ou outra saída que o programa possa dar.  Uma boa sugestão seria não executar o programa através do desktop pois pode mascarar o resultado.  Seria aconselhável executar partindo de um comando de uma janela terminal console para ver se alguma mensagem aparece no terminal.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Master_

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=38819.0
O problema é um pouco diferente do meu, não resolveu.

http://groups.google.com.br/group/cinlug/browse_thread/thread/79fbe74bff9aeced?fwc=1
Atualizações também não resolveram o problema.

Amigo csat, o sistema trava quando o estou realmente usando, simplesmente abrir os programas pelo terminal não me garante que estarei analisando a janela do terminal no exato momento em que a travada acontecer.
As travadas acontecem nos momentos de maior atividade, quando se está usando ou mais programas ao mesmo tempo, como navegar na internet e ouvir músicas.

Me explique como salvar logs em arquivos de texto, para que eu possa analizar depois que o sistema for desligado e religado (em casa, por exemplo, a única coisa que posso fazer é cortar a energia do computador para que ele desligue, os botões não respondem).

Algo de que lembrei: utilizei uma extensão para bloquear o flash no firefox, e as tavadas diminuiram, porém, falar pro meu cliente que ele não poderá assistir vídeos no Youtube  :-\, não vai dar certo. Além do fato que as travadas ao se ouvir musicas em mp3 continuam, converter tudo pra ogg (25.000 músicas), pode demorar um pouquinho :P.

Peço ajuda, pois já não sei o que fazer.

Abraços

agente100gelo

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Master_

Citação de: agente100gelo online 22 de Agosto de 2008, 13:09
Você instalou através da mesma mídia?

Não. Instalei ambos os 3 com CD's enviados pela canonical mesmo, "originais", mas com cd's diferentes, pq  tenho um em casa, um no trabalho, e o do meu colega formatei e dei um cd pra ele tbm.

Pedi 20 cd's e todos funcionaram perfeitamente.

agente100gelo

Tenta instalar a extensão Flash Block. Ela não impede de ser ver os vídeos mas precisa de um clique antes.
As músicas que travam estão na partição NTFS?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Master_

Citação de: agente100gelo online 22 de Agosto de 2008, 13:36
Tenta instalar a extensão Flash Block. Ela não impede de ser ver os vídeos mas precisa de um clique antes.
As músicas que travam estão na partição NTFS?

Sim, estou usando o flash block. Pra mim não há problema, mas, vai explicar isso pra um cliente...

Algumas musicas travam sim em partições ntfs, e não só músicas, arquivos diversos também. Outras músicas travam mesmo no home do ubuntu.  Daí já duvido que o problema sera diretamente nos mp3...

Quanto ao espaço em disco e a quantidade de arquivos também não é. Em casa tenho 410 Gb quase lotados, pensei que fosse a indexação para pesquisa do ubuntu, mas creio que não é, pois o cliente tem 40 Gb e o problema é o mesmo.

lightboy

Sugiro que, primeiro verifique a memória à procura de erros, e se encontrar, pode ser útil substituí-la.

Acesse também Centro de Controle > Log do Sistema.

Tente analizar o que as máquinas possuem em comum quanto a aplicativos, versão do sistema ou configurações de programas. Talvez a solução do problema venha daí.
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Master_

Citação de: lightboy online 22 de Agosto de 2008, 13:53
Sugiro que, primeiro verifique a memória à procura de erros, e se encontrar, pode ser útil substituí-la.

Acesse também Centro de Controle > Log do Sistema.

Tente analizar o que as máquinas possuem em comum quanto a aplicativos, versão do sistema ou configurações de programas. Talvez a solução do problema venha daí.

Aparentemente, não há nada de errado com as memórias nos 3 computadores, trocar 4 memórias (2 de 1 Gb e 2 de 512 Mb) também não me seria financeiramente acessível no momento.

Quanto à configuração dos programas, é praticamente a mesma nos 3 computadores: Firefox 3, codecs, java, flash da adobe, audacious, mplayer, emesene, amule, e partições ntfs com ntfs-3g.
O que muda para o computador do cliente é a ausência de placa de vídeo, não sendo necessária a instalação do driver restrito.

Irei analisar os logs em busca de respostas. Espero que as novas informações ajudem a resolver.

lightboy

Citação de: Master_ online 22 de Agosto de 2008, 14:18
Aparentemente, não há nada de errado com as memórias nos 3 computadores, trocar 4 memórias (2 de 1 Gb e 2 de 512 Mb) também não me seria financeiramente acessível no momento.

Quanto à configuração dos programas, é praticamente a mesma nos 3 computadores: Firefox 3, codecs, java, flash da adobe, audacious, mplayer, emesene, amule, e partições ntfs com ntfs-3g.
O que muda para o computador do cliente é a ausência de placa de vídeo, não sendo necessária a instalação do driver restrito.

Irei analisar os logs em busca de respostas. Espero que as novas informações ajudem a resolver.

Já vi memórias aparentemente boas mas com problemas de verdade, até memórias novinhas que acabaram de chegar da loja. Vai por mim, não é à toa que os Live-CDs costumam trazer teste de memória. Outra coisa é que não necessariamente as 4 memórias estão com problema. Às vezes 1 única defeituosa prejudica o sistema todo, e já vi isso acontecer, tanto em Windows como Linux, experiência própria. Se 1 estiver com problema é melhor retirá-la e esperar uma possibilidade monetária de adquirir outra.

Ainda existe a possibilidade de 1 aplicação especificamente estar com problema.

De qualquer forma, vale a pena mesmo olhar o log, especialmente após ter acabado de ocorrer um travamento.

Ernesto

O firefox 3.x tem um sério problema de estabilidade com o plugin do flash, mas ao usar o Opera isso não ocorre, pelo menos aqui comigo. E o audacious é mais pesado que o xmms e o nativo player do gnome rhythmbox.

Master_

lightboy, irei fazer os testes sim.
Ernesto, acha que aquele outro plugin de flash para firefox (gnash se não me engano), pode resolver?

Se há um programa em especial que causa travadas, realmente, é o firefox devido ao Adobe Flash. Porém ainda não entendi bem como funcionam os logs do sistema, cheguei lá e boiei... Se houver algum tutorial que ensine a utilizá-lo me passem por favor.

Uma notícia triste: meu colega pediu pra formatar e colocar Windows e Ubuntu :( to perdendo credibilidade apesar de muita propaganda.

Ernesto

Citação de: Master_ online 22 de Agosto de 2008, 22:20
lightboy, irei fazer os testes sim.
Ernesto, acha que aquele outro plugin de flash para firefox (gnash se não me engano), pode resolver?

Se há um programa em especial que causa travadas, realmente, é o firefox devido ao Adobe Flash. Porém ainda não entendi bem como funcionam os logs do sistema, cheguei lá e boiei... Se houver algum tutorial que ensine a utilizá-lo me passem por favor.

Uma notícia triste: meu colega pediu pra formatar e colocar Windows e Ubuntu :( to perdendo credibilidade apesar de muita propaganda.

O gnash promete, porém não está 100% funcional e não funciona pra todos os sites em alguns fica com a cor alterada e tem problemas de transparência, o gnash se torna apenas uma alternativa. No firefox eu já tentei de tudo mas não tem solução Firefox + flashplugin = bug . O flash no linux ainda é um problema devido a falta de empenho dos programadores da adobe, mas temos que dar um desconto pois o 10 é um beta ainda e o 9 um produto inacabado definido como final com funcionalidade de talvez uns 80%.
A única solução pra mim foi abandonar o firefox e usar o Opera, onde esses bugs são menores, já que atualmente não há nada a fazer quanto a isso a não ser esperar pela versão 10 final.

Tota

Olá pessoal,

Na boa, eu tenho tres maquinas com 8.04.1 e elas travam. Travam no firefox com mais de tres ou quatro ( imprevisivel ) abas abertas, menos não.

Eu sempre fui um xiita em relação a swap, todos são unãnimes em afirmar que swap em 1 G de ram é balela, besteira e tal e eu sempre concordei com isto.

No 8.04.1 a coisa parece que mudou um pouco minha maneira de pensar. Alguns pacotes devem estar com "vazamento" de memória, ou sejam bugs ainda não corrigidos.

Vejamos

=> Mac book 2gb ram é o que trava menos ( sem swap )
=> Sony Vaio 1 Gb ram trava de vez em quando ( 100Mb Swap )
=> EEEpc 512 Gb ram abriu firefox e transmission trava na hora ( sem swap ), porém cologo um pendrive de 1Gb e aciono ele como swap e não trava mais.

Como o EEE é para brincar, eu tasquei o 7.10 "limpo" sem atualizar, roda beleza e não trava.

Tá legal, maquinas muito diferentes e raciocínio meio tosco, concordo, mas na prática é isto que está ocorrendo aqui.

E o mais estranho é que nos /var/log da vida, está tudo ok, info do sistema informa todos dormindo ( eu duvido ).

Master_ , voce poderia fazer o seguinte:

Em casa tire o firefox e coloque outro, bem como copie algumas musicas para um pen em FAT32.
No escritorio troque o audacious

Dá pouco trabalho, consome pouco tempo e tira a dúvida.

Daí voce compara as diferenças.

Eu vou fazer por aqui ( não uso o audacious ) mas vou trocar o firefox.
E vou tocar um HD portátil de 40Gb só como swap para ver ( não os 40 todos bem dito )

Ah, finalmente, mac book => Gnome / Sony=> KDE  / EEEPc => Gnome, logo não deve ser a parte gráfica.

[],s

lightboy