Substituindo o OpenOffice pelo Gnome-Office no Hardy Heron

Iniciado por pinduvoz, 18 de Agosto de 2008, 03:17

tópico anterior - próximo tópico

pinduvoz

Se você, como eu, não usa frequentemente o OpenOffice do Ubuntu, querendo apenas um editor de textos e uma planilha eletrônica simples que permitam abrir seus arquivos doc e xls, especialmente quando enviados por terceiros e, além disso, precisa de espaço no HD, saiba que é possível substituir os "pesos pesados" Writer e Calc por dois "pesos leves", Abiword e Gnumeric, com alguma facilidade.

Primeiro, é preciso uma instalação do Ubuntu 8.04 (obviamente) e, segundo, é preciso usar o Synaptic.

Pois bem, vamos aos passos necessários:

1) abra o Synaptic pelo menu (está em "Sistema -> Administração -> Gerenciador de Pacotes Synaptic") e procure por "openoffice" (digite na caixa-de-texto após clicar no botão "procurar");

2) marque para remoção (botão direito no pacote e escolha no menu) todos os pacotes que começam com openoffice, exceto os seguintes:

- openoffice.org-help-pt
- openoffice.org-help-pt-br
- openoffice.org-hyphenation
- openoffice.org-l10n-common
- openoffice.org-l10n-pt
- openoffice.org-l10n-pt-br

[os pacotes acima estão ligados (dependem) aos pacotes de idioma do Sistema, e sua remoção implica na remoção daqueles. Quanto aos demais, ao remove-los você verá o quanto de espaço irá ganhar]

2) ainda pelo Synaptic procure pelo pacote gnome-office e marque-o para instalação, clicando depois em "aplicar" para, ao mesmo tempo, remover e instalar tudo;

3) finalmente, confira seu suporte a idioma:

- acesse, pelo menu,  "Sistema -> Administração -> Suporte a idiomas";

- desmarque o idioma inglês, ou caso queira mante-lo no Sistema, confira se há uma "marca de checado" (um "V" estilizado), pois se houver apenas um traço ("-"), a instalação é parcial;

- marque o idioma "português" e mais uma vez confira se há uma "marca de checado";

- veja se o idioma padrão indicado é "Português (Brasil)".

- clique em "aplicar" e aguarde o processo de instalação.

Pronto, seus programas para abrir documentos e planilhas já estão no menu (em "Escritório") e vieram acompanhados de um aplicativo para gerenciar projetos ("Planner") e do Inkscape por míseros 120 MB, sendo que você se livrou de mais de três vezes isso ao desinstalar o OpenOffice.

Apenas um senão: arquivos pps (apresentações do powerpoint) não poderão mais ser criados ou abertos, sendo que para a última hipótese a solução é usar o wine para instalar o "ppviewer", um programa da própria MS distribuído gratuitamente. Funciona perfeitamente, permitindo ver aquelas "piadas" que sempre recebemos por e-mail.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

felipeborges

Somos dois, somente editor de texto!

Grato pelo tópico, excelente msm!

Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

james_br

Eles são bem mais leves que os do Openoffice, o único problema são os recursos um pouco limitados, mas para quem usa pouco é uma boa pedida.
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

DiamondMax

O BrOffice tem crescido muito e está muito bom também e vale a pena usá-lo, mas quem tem um HD com pouco espaço é melhor usar um programa mais leve, porém o consumidor está muito exigente ultimamente e não aceita mais comprar um PC com um HD com pouco espaço.
Ubuntu 9.04 + Kernel 2.6.32.6

http://diamondmax.wordpress.com

pinduvoz

Eu não tenho nada contra o OOO e também não disse que o melhor é tira-lo do PC.

O que eu disse é que, em alguns casos, não vale a pena manter o OOO instalado e, nesses casos, é possível usar o Gnome Office, que apresenta substitutos leves e com recursos suficientes para a abertura de documentos e planilhas simples.

Para quem se considera dentro das hipóteses aqui propostas, fica a dica de substituição.
:: Linux Registered User nº 439378 ::